Pular para o conteúdo principal

Agricultor relata prejuízo de cerca de R$ 1,5 milhão após incêndio destruir lavoura na Chapada dos Veadeiros


Um agricultor contou que perdeu cerca de R$ 1,5 milhão da produção de milho ao ter lavoura atingida por incêndio que se espalha na região da Chapada dos Veadeiros. A fazenda fica em São João D’Aliança, no nordeste de Goiás, ao lado de Alto Paraíso de Goiás.

O produtor rural Cleoni Gomes se mostrou devastado ao ver 300 hectares da plantação transformados em cinzas.

“Um prejuízo imenso, foi tudo para o chão. Foi uma perda de 12 mil sacas de milho”, contou.

Ainda segundo ele, os funcionários tentaram salvar parte da plantação, mas não conseguiram. Os trabalhadores relataram que o vento muito forte e redemoinhos de cinzas fizeram o fogo se espalhar rapidamente.

Combate e investigação

O incêndio na Chapada dos Veadeiros já dura uma semana e destruiu área de cerca de 18 mil hectares de vegetação, segundo o Corpo de Bombeiros. Equipes da corporação, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários seguem trabalhando para apagar o fogo.

A Polícia Civil investiga se o incêndio na região, que começou no último dia 12 de setembro, é criminoso. Capitão dos bombeiros Luiz Antônio Dias Araújo, que é coordenador da força-tarefa de combate às chamas no local, acredita que o fogo tenha sido causado por um incendiário.

“Começamos o dia [domingo (19)] com um novo incêndio às margens da rodovia que vai para São Jorge. Esse incêndio consistia em dois focos distintos e claramente indicavam que havia ali uma ação de um incendiário, haja vista que não havia outros focos próximos para que ele fosse considerado um foco secundário e muito menos condições climáticas para que fosse um fogo natural”, disse.

O Parque Estadual Águas do Paraíso, que reabriria neste domingo, continuou fechado por precaução, como explicou a diretora do local, Tatiana Agostinho:

“Ainda há bastante focos de incêndio, então permaneceremos com o Parque Estadual fechado como medida de segurança para turistas e visitantes".

Segundo o ICMBio, não há focos de incêndio no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que segue recebendo turistas.

Incêndio

O fogo começou no Vale da Lua no último dia 12 de setembro. Cerca de 100 turistas que estavam no local ficaram isolados na área devido ao fogo. Eles tiveram que esperar cerca de 1h30 para serem resgatados.

No mesmo dia, um brigadista voluntário ficou ferido ao cair no fogo enquanto ajudava no combate ao incêndio. Ele escorregou de uma ribanceira e caiu dentro do fogo, foi atendido em um hospital e liberado em seguida para seguir tratamento em casa.

Na quarta-feira (15), o incêndio provocou o fechamento do Parque Estadual Águas do Paraíso, pois uma linha de fogo com 7 km de comprimento começou a se aproximar da unidade.

Na sexta-feira (17), Agentes da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, monitoram por satélite o incêndio.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.