Pular para o conteúdo principal

Caiado diz que consultas populares vão definir como Projeto Gênesis será implantado e destaca que prioridades são “desenvolvimento do Nordeste goiano e preservação do meio ambiente”


Governador reforça que sociedade será ouvida para estabelecer ações que serão realizadas pelo programa que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores e combater as desigualdades regionais. “Nada será imposto a ninguém. Quem vai decidir sobre isso é a população que lá vive”, aponta ele. Investimentos iniciais somam R$ 3,9 milhões, oriundos de recursos de compensações ambientais. Meta é mudar realidade de 200 mil habitantes de 20 municípios da região Nordeste por meio do turismo, inovação e conhecimento

O governador Ronaldo Caiado afirmou, nesta sexta-feira (17/09), que serão realizadas consultas populares nos 20 municípios que receberão investimentos do Projeto Gênesis, iniciativa do Governo de Goiás que visa beneficiar 200 mil habitantes do Nordeste goiano com ações voltadas para turismo, inovação e conhecimento. “As prioridades são o desenvolvimento da região e a preservação do meio ambiente. Vamos discutir com a sociedade como o programa vai ser realizado”, disse.

O esclarecimento foi apresentado durante o início da entrega de 250 mil cestas básicas aos municípios, na sede Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Goiânia. O Projeto Gênesis, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), prevê investimentos iniciais de R$ 3,9 milhões, oriundos de recursos de compensações ambientais.

A iniciativa valoriza a cultura do cerrado. Na primeira etapa, serão envolvidos nove municípios. Outros 11 entram na segunda fase. O projeto tem como destaques duas unidades de conservação: Parque Estadual Águas do Paraíso, criado pelo Governo de Goiás em 2020, e Parque Estadual de Terra Ronca.

O governador também falou sobre as primeiras projeções arquitetônicas apresentadas durante evento de lançamento do Projeto Gênesis, realizado no último sábado (11/09), em Alto Paraíso de Goiás. “Aquilo é simplesmente uma imagem, não existe o projeto executivo da obra, são opções que são apresentadas. Isso não pode tirar o brilho da iniciativa que vai dar opção de renda para os moradores daquela região”, reforçou.

“É importante tranquilizar as pessoas. O estudo é para que haja uma infraestrutura turística. Isso não quer dizer que aquelas projeções serão instaladas sem ouvir a sociedade, nada será imposto a ninguém. Quem vai decidir sobre isso é a população que lá vive”, pontuou Caiado.

O projeto busca atrair investimentos de empresas nacionais e internacionais para ampliar o potencial turístico, o que vai impulsionar a economia da região, respeitando o meio ambiente e as características culturais do Estado, destaca o estudo da Semad.

Retorno ambiental

“É uma proposta desafiadora, que visa deixar um legado de oportunidades, trazer esperança e não só uma promessa, mas entregas efetivas, que são realizadas nesse governo em todas as pastas e em todos os setores”, disse a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, durante o lançamento. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para suplantar as desigualdades sociais, econômicas e ambientais que imperam sobre o território do Nordeste Goiano”, destacou.

Como explica Andréa Vulcanis, a região Nordeste abriga as maiores áreas preservadas do Cerrado, mas, ao mesmo tempo, é um território com dificuldades sociais e econômicas. O projeto Gênesis vem para trazer desenvolvimento sustentável direcionado ao futuro. Os planos foram contratados diretamente pela iniciativa privada, por meio de compensação ambiental.

Trata-se de instrumento que impõe aos empreendimentos causadores de significativo impacto ambiental o dever de destinar recursos financeiros para apoiar criação, implantação e manutenção de unidades de conservação de proteção integral no Estado de Goiás e, também, custear medidas destinadas a reparar danos decorrentes de impacto ambiental não mitigável sobre a fauna, conforme previsto no artigo 35 da Lei Estadual n° 14.247/2002.

Ação continuada

O Projeto Gênesis visa reforçar os diversos investimentos e esforços que vêm sendo realizados pelo Governo do Estado desde 2019, como o programa “Goiás em Movimento - Eixo Municípios”; a ampliação do serviço de energia elétrica e água tratada para as comunidades Kalunga; investimentos em Educação, com a distribuição de notebooks, livros didáticos, melhoria das edificações escolares e implantação de laboratórios de robótica; ampliação da rede de policlínicas; além do projeto da cerveja regional, feita a partir da fécula de mandioca e de programas de qualificação para a agricultura familiar, dentre outros.

O Gênesis será desenvolvido por meio de diversos eixos, de forma que o processo de transformação e desenvolvimento possa ser acompanhado de engajamento da população local, das lideranças, movimentos e pelos municípios do Nordeste goiano, de forma colaborativa e participativa, destaca o estudo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.