Pular para o conteúdo principal

MP, Polícias Civil e Militar e Guarda Municipal firmam acordo para coibir perturbação do sossego em Formosa-GO


O Ministério Público de Goiás (MPGO) firmou termo de ajustamento de conduta (TAC) com as Polícias Civil e Militar e a Guarda Civil de Formosa, para combater reiteradas ocorrências de perturbação do sossego na cidade, principalmente por som automotivo. Para isso, as instituições criaram um fluxo de ações para adoção das medidas administrativas a serem adotadas por elas, dentro de suas atribuições.

Caberá à Polícia Militar o patrulhamento e apreensões

Pelo documento, uma vez constatada a produção de poluição sonora, a Polícia Militar deverá realizar o procedimento cabível no local da ocorrência, como a apreensão da aparelhagem de som ou registro do auto de prisão em flagrante, se for o caso. Também deverá apreender o automóvel. Se for inviável, deverá conduzir o responsável para a Delegacia de Polícia.

Durante o patrulhamento de rotina, poderá agir, em situação de flagrante, havendo elementos suficientes que a comprove. Por fim, caso o autor da poluição não se identifique, ou não permita o ingresso ao local da perturbação, os policiais poderão fazê-lo.

Polícia Civil registrará a infração penal, encaminhando-a ao Judiciário

O acordo prevê que, nas situações de perturbação, a Polícia Civil vai lavrar o Termo Circunstanciado de Ocorrência pela prática da infração, concluir o procedimento e encaminhar para o Juizado Especial Criminal.

Configurada a prática, apreender o som e, não sendo possível retirá-lo do veículo, apreendê-lo. A sua liberação se dará apenas mediante autorização judicial, após ouvido o MP. Caso o infrator se recuse a assinar o TCO, deverá ser registrado o auto de prisão em flagrante delito.

Em caso de situações de flagrante, sem identificação e sem a permissão para o ingresso no local dos fatos, os policiais civis podem entrar no local.

Ações também estão previstas para que Guarda Civil Municipal atue

Havendo poluição sonora, a Guarda Civil encaminhará os responsáveis à Delegacia de Polícia, com as devidas apreensões, podendo ingressar nos locais, em caso de negativa.

Ministério Público vai acompanhar o cumprimento do acordo

Caberá ao MP acompanhar a execução do termo, mediante instauração de procedimento administrativo. Em três meses, fará uma avaliação das ações realizadas.

O termo de ajustamento de conduta foi celebrado nesta sexta-feira (24/9). Assinam o documento os promotores de Justiça Ramiro Carpenedo Martins Netto e João Paulo Cândido Oliveira; o comandante da PM local, major Jader da Silva; o delegado regional, José Antônio Machado Sena, e o comandante da Guarda Municipal, Francisco José Fontes Vieira.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.