Pular para o conteúdo principal

Prefeitura Municipal e Rede Pouso Alto de Agroecologia promovem a 1ª Feira de Sementes e Mudas em Campos Belos-GO



Na manhã de sexta-feira (24) foi realizada, no Centro Olímpico Padre Magalhães, em Campos Belos, a primeira edição da Feira de Sementes e Mudas de Campos Belos, promovida pela Rede Pouso Alto de Agroecologia e pela prefeitura municipal de Campos Belos, no nordeste goiano.

O evento ao ar livre atraiu muitas pessoas entre elas, professores, representantes do legislativo e executivo municipal, jovens, agricultores familiares e extrativistas.

Durante a Feira realizada, das 9h às 11h, 10 expositores extrativistas e da agricultura familiar, expuseram produtos, sementes e mudas de espécies nativas do Cerrado. 

 O Prefeito Pablo Geovane, durante a abertura do evento destacou a importância de cada cidadão em contribuir para preservação do meio ambiente e citou a Feira de Sementes e Mudas como uma das muitas ações que pretende desenvolver  no município para a promoção  do desenvolvimento sustentável, o Coordenador da Rede Pouso Alto de Agroecologia  Sat explicou a história e importância  da Feira de Sementes e Mudas para todo território da Chapada dos Veadeiros destacando a importância da primeira Feira em Campos Belos,  a professora Terezinha Dias da Embrapa Recursos Genético, falou sobre a importância para município e para a região desse momento em Campos Belos e destacou o apoio e a organização da prefeitura municipal de Campos Belos nesse importante evento e falou também sobre o importante trabalho que a Embrapa vem realizando ao longo dos anos na conservação de Sementes. 

A professora Francielle Rego destacou que o momento é histórico e requer o envolvimento da comunidade para que se torne permanente e promova grandes transformações em prol ao desenvolvimento sustentável local e da região, Dona Fiota (Extrativista da Comunidade Quilombola Vão de Almas de Cavalcante) destacou os incêndios que estão ocorrendo no Cerrado há vários dias, e sua preocupação com sobrevivência dele.

Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros vem reunindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pequenos produtores e a comunidade local, além de representantes do poder público, ONGs, estudantes e pesquisadores ao longo de 11 anos, proporcionando um rico ambiente de intercâmbio de experiências e saberes. E esse ano firmou uma importante parceria com a prefeitura municipal de Campos Belos, para que houvesse a primeira edição em Campos Belos.

A troca de sementes é um momento privilegiado para a constituição de redes de reciprocidade e para a transmissão de conhecimentos. A Feira de Sementes e Mudas é um e valioso espaço de interação, integração e transformação socioeconômica para todos os municípios e comunidades envolvidas. As pessoas que puderam participar da Feira tiveram oportunidade de conhecer muitas variedades de sementes e mudas, além de levar algumas para casa.

Destacamos a participação do  Prefeito Municipal de Campos Belos Pablo Geovane,  a Secretária de Assistência Social do Município Tathyane Pricinote, Sat ( coordenador  Rede Pouso Alto de Agroecologia), da Terezinha Dias e Nadir ( Embrapa), Dona Fiota (Extrativista da Comunidade Quilombola Vão de Almas de Cavalcante), a professora Francielle Rego( guardiã de sementes), Leandro Silva ( Gestor Ambiental do Município de Campos Belos), Vereadores ( Rodrigo, Gilson e Ivone), Irineu e Deuzelia ( produtores de mudas em Campos Belos), Ari Menezes ( extrativista de Campos Belos), Fernando ( agricultor do Recanto de Jah em Alto Paraíso), Heleno Alexandrino ( Guardião de Sementes), Junior do Baru ( Campos Belos), Fabiano Arantes ( Diretor do IF Goiano Campus Campos Belos), Wanderson Luiz (Secretário Municipal de Educação), Adelino Machado (  UEG_Campos Belos), Daiane ( presidente da Associação Quilombola do Brejão), Wesla Mareco ( presidente do Rotary Clube Nova Geração de Campos Belos), Wandson Lima ( Gomes Lima Produtos Agropecuário ) , José Rodrigues e Rosolinda ( Casa da Terra) e o professor Darsilvio Melgaço.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.