Pular para o conteúdo principal

Prefeitura Municipal e Rede Pouso Alto de Agroecologia promovem a 1ª Feira de Sementes e Mudas em Campos Belos-GO



Na manhã de sexta-feira (24) foi realizada, no Centro Olímpico Padre Magalhães, em Campos Belos, a primeira edição da Feira de Sementes e Mudas de Campos Belos, promovida pela Rede Pouso Alto de Agroecologia e pela prefeitura municipal de Campos Belos, no nordeste goiano.

O evento ao ar livre atraiu muitas pessoas entre elas, professores, representantes do legislativo e executivo municipal, jovens, agricultores familiares e extrativistas.

Durante a Feira realizada, das 9h às 11h, 10 expositores extrativistas e da agricultura familiar, expuseram produtos, sementes e mudas de espécies nativas do Cerrado. 

 O Prefeito Pablo Geovane, durante a abertura do evento destacou a importância de cada cidadão em contribuir para preservação do meio ambiente e citou a Feira de Sementes e Mudas como uma das muitas ações que pretende desenvolver  no município para a promoção  do desenvolvimento sustentável, o Coordenador da Rede Pouso Alto de Agroecologia  Sat explicou a história e importância  da Feira de Sementes e Mudas para todo território da Chapada dos Veadeiros destacando a importância da primeira Feira em Campos Belos,  a professora Terezinha Dias da Embrapa Recursos Genético, falou sobre a importância para município e para a região desse momento em Campos Belos e destacou o apoio e a organização da prefeitura municipal de Campos Belos nesse importante evento e falou também sobre o importante trabalho que a Embrapa vem realizando ao longo dos anos na conservação de Sementes. 

A professora Francielle Rego destacou que o momento é histórico e requer o envolvimento da comunidade para que se torne permanente e promova grandes transformações em prol ao desenvolvimento sustentável local e da região, Dona Fiota (Extrativista da Comunidade Quilombola Vão de Almas de Cavalcante) destacou os incêndios que estão ocorrendo no Cerrado há vários dias, e sua preocupação com sobrevivência dele.

Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros vem reunindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pequenos produtores e a comunidade local, além de representantes do poder público, ONGs, estudantes e pesquisadores ao longo de 11 anos, proporcionando um rico ambiente de intercâmbio de experiências e saberes. E esse ano firmou uma importante parceria com a prefeitura municipal de Campos Belos, para que houvesse a primeira edição em Campos Belos.

A troca de sementes é um momento privilegiado para a constituição de redes de reciprocidade e para a transmissão de conhecimentos. A Feira de Sementes e Mudas é um e valioso espaço de interação, integração e transformação socioeconômica para todos os municípios e comunidades envolvidas. As pessoas que puderam participar da Feira tiveram oportunidade de conhecer muitas variedades de sementes e mudas, além de levar algumas para casa.

Destacamos a participação do  Prefeito Municipal de Campos Belos Pablo Geovane,  a Secretária de Assistência Social do Município Tathyane Pricinote, Sat ( coordenador  Rede Pouso Alto de Agroecologia), da Terezinha Dias e Nadir ( Embrapa), Dona Fiota (Extrativista da Comunidade Quilombola Vão de Almas de Cavalcante), a professora Francielle Rego( guardiã de sementes), Leandro Silva ( Gestor Ambiental do Município de Campos Belos), Vereadores ( Rodrigo, Gilson e Ivone), Irineu e Deuzelia ( produtores de mudas em Campos Belos), Ari Menezes ( extrativista de Campos Belos), Fernando ( agricultor do Recanto de Jah em Alto Paraíso), Heleno Alexandrino ( Guardião de Sementes), Junior do Baru ( Campos Belos), Fabiano Arantes ( Diretor do IF Goiano Campus Campos Belos), Wanderson Luiz (Secretário Municipal de Educação), Adelino Machado (  UEG_Campos Belos), Daiane ( presidente da Associação Quilombola do Brejão), Wesla Mareco ( presidente do Rotary Clube Nova Geração de Campos Belos), Wandson Lima ( Gomes Lima Produtos Agropecuário ) , José Rodrigues e Rosolinda ( Casa da Terra) e o professor Darsilvio Melgaço.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.