Pular para o conteúdo principal

Sebrae Goiás lança programa para o desenvolvimento do Nordeste Goiano


O Sebrae Goiás começa nesta sexta-feira (1º/10) o programa Líder (Liderança Para Desenvolvimento Regional) em Posse, no Nordeste goiano. A iniciativa tem o intuito de contribuir com a articulação entre o poder público, entidades privadas e o terceiro setor em prol do desenvolvimento econômico e social. Além disso, o lançamento contará com a presença da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado.

A jornada dos trabalhos será dividida em 19 meses, com término previsto para março de 2023, e tem por premissa criar uma agenda unificada de desenvolvimento sustentável no Nordeste Goiano, composta por 21 municípios e se destaca especialmente pelo turismo e agronegócio. A participação dos selecionados é gratuita. 

A equipe do Sebrae Goiás, sob a coordenação do Analista Andrey Azeredo, realizou visitas às cidades da região para a primeira fase do projeto, que identifica e sensibiliza das lideranças locais. Outro ponto importante é a parceria do programa Líder com as prefeituras. “Esse é um ponto importante do projeto, pois são as administrações municipais que executam e que podem tornar o ambiente de negócios mais favorável nas cidades”.

As fases do programa estão divididas em três etapas: fundação, construção e aplicação. A primeira etapa foi concluída e agora segue a fase de organização dos grupos com oito encontros e quatro fóruns de monitoramento. A primeira oficina, após o lançamento está marcada para os dias 14 e 15 de outubro, também em Posse (GO).

“Nós já concluímos os primeiros meses de levantamento das lideranças e visitas e estamos trabalhando na construção de um mosaico para identificar o perfil dos possíveis participantes. Nosso objetivo é ter a maior diversidade de gênero, idade e segmentos possível entre os escolhidos”, explica o gestor.

O programa é de atuação nacional e em Goiás já foi realizado na Região Norte do Estado, representada por Porangatu (GO), e apresentou resultados positivos quanto à promoção da competitividade dos pequenos negócios e fomento do empreendedorismo.

“O objetivo do Sebrae é contribuir na mudança da realidade dos municípios e desenvolver as cidades de acordo com as potencialidades de cada uma. Na região Nordeste por exemplo, temos o Vale do Paranã, com uma vocação maior para o agronegócio e a Região de Alto Paraíso com uma vocação mais turística e as duas estarão unidas pelo programa”, comenta Andrey.

O gestor ressalta que o Nordeste Goiano foi escolhido neste momento de retomada econômica por ter Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, considerando os índices nacionais, e grande potencialidade para o empreendedorismo.  “É uma região com características próprias, seja no turismo, na agricultura, no agronegócio ou na indústria e que tem uma excelente posição geográfica”. “Com tudo isso”, continua Andrey, “temos a certeza de que o programa Líder vai contribuir para o desenvolvimento da população”, completa.

Após o lançamento, no dia 1° de outubro, serão mais 14 meses de trabalho com os 55 líderes selecionados. O que o programa busca é conhecer as prioridades do território e construir uma agenda prática e positiva a partir da análise de prioridades desses atores locais. Tudo isso sob a orientação de um time de consultores do Sebrae preparados para atuar especificamente nessa ação.

Os encontros do projeto ocorrem de acordo com a agenda definida em conjunto pelo Sebrae e os líderes selecionados, os quais terão como contrapartida a participação ativa nos encontros, ampliação das suas redes e de conhecimentos por meio dos fóruns temáticos que vão acontecer durante a programação.

Como parte dos resultados, a expectativa é de que o grupo se organize com a opção de institucionalização mais adequada às características e realidades locais. “As metas serão definidas pelas lideranças e com o apoio do Sebrae, afinal são eles quem melhor conhecem suas regiões”, explica Andrey.

Ele destaca ainda que, “conta com a adesão e participação de diversas entidades locais no projeto, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), os sindicatos rurais, associações, empresários, comerciantes e produtores rurais”, finaliza.

Serviço

Evento: lançamento do Programa LIDER no Nordeste Goiano

Data: 1/10/21

Horário: 9h

Local: auditório municipal José Antonino da Silva – Posse (GO)

Período do programa: julho/2021 a março/ 2023

Informações: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/projetolider

Informações para Imprensa: no Sebrae com Adriana Lima (62) 99456-2491 | na Interativa Comunicação: com Lillian Bento (19) 99846-2161.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.