Pular para o conteúdo principal

Incêndios florestais na Chapada dos Veadeiros e Parque Terra Ronca: Semad suspende oficinas do Projeto Gênesis no Nordeste Goiano


Nove oficinas colaborativas que seriam realizadas a partir desta quinta-feira (23), nos municípios do Nordeste de Goiás, para discutir o Programa Gênesis foram suspensas. A iniciativa é apresentada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semad) como uma plataforma para otimizar investimento público para consolidar a região como um polo de oportunidades, embora o detalhamento de como isto poderá vir a ser feito não foi esclarecido.

Em publicação feita nas redes sociais, a Semad informa que a decisão foi tomada devido ao atual cenário que a região de abrangência do programa vem enfrentando nos últimos dias, em decorrência dos incêndios florestais na Chapada dos Veadeiros e Parque Estadual de Terra Ronca.

A publicação relata que o cenário de queimadas demanda total esforço do governo do Estado, no sentido de buscar controlar os focos de incêndios que devastam a fauna e a flora. A Semad conclui a publicação dizendo que tão logo a situação de emergência ambiental seja controlada, retornará a pauta das oficinas colaborativas.

Desde o anúncio do Programa Gênesis, o mesmo vem sofrendo questionamentos e resistência por parte da comunidade da região.

Presidente da Associação Amigos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Julio Itacaramby afirma que a falta de abertura por parte do Estado para a participação da comunidade é um problema desde que o programa foi anunciado. “A participação social é fundamental. Os processos estão completamente atropelados. A população não tem informação sobre o projeto.”

O líder local aponta que a preocupação mais urgente nos municípios é outra. “A região precisa de cuidados com a preservação ambiental e não (o Estado) fazer obras faraônicas. A solução para o turismo é ter condições de evitar a degradação ambiental. A participação da população e das unidades de conservação é essencial neste projeto”, afirma.

Para a vereadora representante do Mandato Coletivo Permacultural na Câmara dos Vereadores de Alto Paraíso de Goiás, Henny Freitas, falta transparência em relação ao Programa Gênesis, de iniciativa da Semad. “Acreditamos que antes de se posicionar é preciso ouvir a população e levantar mais informações sobre o projeto (...) Ficamos desapontados quando recebemos a informação de que a reunião havia sido cancelada sem prévias justificativas. A notícia foi dada por um membro do Sindicato Rural de Alto Paraíso, com a promessa de que uma nova (e ainda sem data) reunião seria agendada”, afirma.

O prefeito do município de São Domingos, Cleiton Gonçalves Martins, diz ser a favor do projeto Gênesis. “O projeto visa ao equilíbrio do desenvolvimento ambiental, além da abrangência do ecoturismo e turismo em São Domingos e demais municípios. Precisamos melhorar a vida das pessoas por meio da geração de emprego e turismo. A riqueza das cidades do Nordeste goiano precisa ser conhecida e entrar na rota turística”, afirma.

Presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Cláudio de Oliveira foi quem elaborou voluntariamente o conceito do Projeto Gênesis. “Não existe projeto. Foi apresentado somente uma apresentação do que pode ser feito para o turismo nos municípios envolvidos”, afirma.

Projeto Gênesis

O Projeto Gênesis prevê investimentos em 20 cidades da região, sendo nove na primeira etapa e 11 na segunda, em dez eixos que contemplam a infraestrutura e o turismo incluindo a construção de grandes estruturas nos parques estaduais Águas do Paraíso, em Alto Paraíso, e Ronca, em São Domingos.

Em nota, o Instituto Espinhaço afirma que o Projeto Gênesis se estrutura em dez eixos que incluem temáticas como: fortalecimento da economia, turismo, segurança hídrica, infraestrutura dos parques, geração de trabalho e renda e conhecimento, tecnologia e inovação.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.