O Ministério
do Turismo realizou, na última semana, uma série de vistorias em meios de
hospedagem da cidade de Alto Paraiso de Goiás (GO), porta de entrada da Chapada
dos Veadeiros. A iniciativa teve o objetivo de verificar a regularidade dos
estabelecimentos junto ao Cadastur, o Cadastro Nacional de Prestadores de
Serviços Turísticos, e orientá-los quanto à importância da formalização.
A
fiscalização, realizada conjuntamente com a Vigilância Sanitária e a Polícia
Militar locais, constatou que 50% dos estabelecimentos turísticos visitados
estavam regulares. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirma que a
ação de sensibilização realizada pelo MTur é crucial para o aumento de
registros no Cadastur.
“Atualmente,
temos mais de 135 mil prestadores de serviços turísticos de todo o país
regularizados no Cadastur. A cada visita do MTur a esses estabelecimentos,
vemos este número crescer ainda mais. É um trabalho de formiguinha, mas somos
incansáveis em nossos esforços de transformar o turismo brasileiro em um
turismo cada vez melhor”, enfatiza.
Já o
secretário nacional substituto de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo
do MTur, Fábio Pinheiro, ressalta que as fiscalizações têm caráter educativo.
“As vistorias fazem parte de uma ação de sensibilização dos prestadores de
serviços turísticos realizada desde 2017 pelo Ministério do Turismo. É uma
iniciativa pioneira no setor como medida educativa, oferecendo orientações
sobre a regularização dos empreendimentos e divulgando as vantagens do
cadastramento para as empresas turísticas˜, pontua.
A
coordenadora de Formalização e Fiscalização de Prestadores de Serviços
Turísticos do MTur, Daniela Saraiva, explicou que os meios de hospedagem estão
entre os serviços turísticos de cadastro obrigatório no Cadastur. Segundo ela,
a última visita realizada na cidade goiana, em 2018, teve reflexos positivos
para a conscientização dos donos dos empreendimentos.
“Percebemos
que muitos dos hotéis e pousadas regulares de hoje são aqueles que, três anos
atrás, não estavam e, após receberem toda a orientação por parte do Ministério
do Turismo na época, entenderam a importância do cadastro e atuam regularmente
desde então”, destacou.
REUNIÃO – A ação em Alto Paraíso envolveu
ainda uma reunião, na quarta-feira (08/12), com representantes da Prefeitura
Municipal; do Conselho Municipal de Turismo; do Fórum Regional da Chapada dos
Veadeiros; das secretarias municipais de Turismo de Colinas e de Cavalcante; da
Associação de Moradores de São Jorge; da Polícia Militar; da Vigilância
Sanitária; de agências de viagem e de meios de hospedagem, além de sindicatos
de condutores e guias de turismo. O objetivo foi divulgar ações e programas do
MTur e ouvir demandas do setor, bem como reforçar a importância do Cadastur
para o turismo da região.
BENEFÍCIOS – Além de ser uma importante fonte
de consulta para turistas, o Cadastur também garante diversas vantagens e
oportunidades aos cadastrados. Entre elas, acesso a financiamentos;
oportunidades de qualificação exclusivas; apoio em eventos, feiras e ações do
Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do
governo federal e visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur.
Um dos programas
exclusivos para prestadores regulares no Cadastur é o Selo “Turismo
Responsável, Limpo e Seguro”. Até agora, mais de 30 mil estabelecimentos e
guias de turismo de todo o país já aderiram ao selo.
Fonte: Ministério do Turismo
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