Pular para o conteúdo principal

Ministério do Turismo realiza vistoria em meios de hospedagem de Alto Paraíso de Goiás


O Ministério do Turismo realizou, na última semana, uma série de vistorias em meios de hospedagem da cidade de Alto Paraiso de Goiás (GO), porta de entrada da Chapada dos Veadeiros. A iniciativa teve o objetivo de verificar a regularidade dos estabelecimentos junto ao Cadastur, o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos, e orientá-los quanto à importância da formalização.

A fiscalização, realizada conjuntamente com a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar locais, constatou que 50% dos estabelecimentos turísticos visitados estavam regulares. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirma que a ação de sensibilização realizada pelo MTur é crucial para o aumento de registros no Cadastur.

“Atualmente, temos mais de 135 mil prestadores de serviços turísticos de todo o país regularizados no Cadastur. A cada visita do MTur a esses estabelecimentos, vemos este número crescer ainda mais. É um trabalho de formiguinha, mas somos incansáveis em nossos esforços de transformar o turismo brasileiro em um turismo cada vez melhor”, enfatiza.

Já o secretário nacional substituto de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Fábio Pinheiro, ressalta que as fiscalizações têm caráter educativo. “As vistorias fazem parte de uma ação de sensibilização dos prestadores de serviços turísticos realizada desde 2017 pelo Ministério do Turismo. É uma iniciativa pioneira no setor como medida educativa, oferecendo orientações sobre a regularização dos empreendimentos e divulgando as vantagens do cadastramento para as empresas turísticas˜, pontua.

A coordenadora de Formalização e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur, Daniela Saraiva, explicou que os meios de hospedagem estão entre os serviços turísticos de cadastro obrigatório no Cadastur. Segundo ela, a última visita realizada na cidade goiana, em 2018, teve reflexos positivos para a conscientização dos donos dos empreendimentos.

“Percebemos que muitos dos hotéis e pousadas regulares de hoje são aqueles que, três anos atrás, não estavam e, após receberem toda a orientação por parte do Ministério do Turismo na época, entenderam a importância do cadastro e atuam regularmente desde então”, destacou.

REUNIÃO – A ação em Alto Paraíso envolveu ainda uma reunião, na quarta-feira (08/12), com representantes da Prefeitura Municipal; do Conselho Municipal de Turismo; do Fórum Regional da Chapada dos Veadeiros; das secretarias municipais de Turismo de Colinas e de Cavalcante; da Associação de Moradores de São Jorge; da Polícia Militar; da Vigilância Sanitária; de agências de viagem e de meios de hospedagem, além de sindicatos de condutores e guias de turismo. O objetivo foi divulgar ações e programas do MTur e ouvir demandas do setor, bem como reforçar a importância do Cadastur para o turismo da região.

BENEFÍCIOS – Além de ser uma importante fonte de consulta para turistas, o Cadastur também garante diversas vantagens e oportunidades aos cadastrados. Entre elas, acesso a financiamentos; oportunidades de qualificação exclusivas; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal e visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur.

Um dos programas exclusivos para prestadores regulares no Cadastur é o Selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”. Até agora, mais de 30 mil estabelecimentos e guias de turismo de todo o país já aderiram ao selo.

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.