Pular para o conteúdo principal

Campanha "Isso é Goiás" apresenta o município de Alvorada do Norte-GO


A região onde Alvorada do Norte está situada é privilegiada em vários aspectos, mas especialmente pelas belezas naturais. A começar pela geografia do entorno do município: o que se vê é um visual de tirar o fôlego com as belas serras existentes. Mas isso é apenas uma pequena parte do patrimônio natural da região.

A cidade fica na margem esquerda do rio Corrente, manancial que forma uma praia na área urbana do município. A Praia do Povo é um espaço absolutamente acessível e democrático, até no nome. O local oferece um amplo espaço para recreação e para curtir a natureza de perto.

O rio é largo e raso, com pedras planas, que possibilitam um banho relaxante para adultos e seguro para crianças. E, para quem não abre mão de ter boa comida e bebida por perto, quiosques oferecem uma boa variedade de opções.

Já os que preferem uma atividade mais radical, as trilhas na Serra Geral são uma excelente pedida. A elevação ainda abriga um pequeno, mas muito simpático Cristo, de onde é possível se ter uma visão espetacular da região. Se a ideia é ainda mais aventura, vale uma esticadinha até a cachoeira Itiquirinha. A subida é considerada de média dificuldade, mas é bom se atentar a alguns detalhes. São mais de 700 m, não existem pousadas ou acampamentos no local, por isso a caminhada deve ser feita com tempo suficiente para contemplar o pôr do sol e descer logo em seguida pois não há iluminação. Para quem não conhece a trilha, é desaconselhável fazer o percurso sozinho.

Além disso, a cidade ganhou importância por estar no cruzamento que interliga a Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Vermelho, Área de Proteção Ambiental da Serra Geral e, mais ao norte, o Parque Estadual de Terra Ronca, maior parque espeleológico da América Latina,

São mais de 107 cavernas catalogadas, incluindo a maior da América Latina, com 7 km de extensão. Além das cavernas, várias cachoeiras, corredeiras e trilhas se espalham por Alvorada do Norte até Mambaí, já bem próxima da divisa com a Bahia. 

E a cidade também tem uma extensa programação de atividades culturais e religiosas. A principal festa é da Padroeira, Nossa Senhora da Guia, que acontece sempre no terceiro domingo de setembro. Em Alvoradinha, também há a comemoração da festa de São José, no dia 1º de maio.

No dia da Santa Luzia, 13 de dezembro, os moradores colocam velas acessas nas janelas. E no mês de junho, os três santos católicos, Santo Antônio, São João e São Pedro, são celebrados com fogueiras e muito foguetório. Isso em falar nas festas de folias e de catiras.

A cidade de Alvorada é passagem obrigatória para quem está indo para oito estados do norte e nordeste brasileiros. Quando você estiver em trânsito para esses locais, reserve alguns dias para uma paradinha por ali. Vai valer a pena.

Agência Assembleia de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.