Pular para o conteúdo principal

Em situação de calamidade, Cavalcante-GO precisa de medicamentos


Em Cavalcante, município a 70 km de Alto Paraíso de Goiás, a população continua sofrendo em razão das fortes chuvas que têm caído na região Nordeste do estado. Nas últimas horas, rios que atravessam o município subiram muito prejudicando ainda mais o deslocamento dos moradores. O grande número de pessoas doentes desfalcou o estoque de remédios da Secretaria Municipal de Saúde.

“Estamos precisando muito de medicamentos”, disse ao POPULAR na manhã desta sexta-feira (31) a secretária de Saúde de Cavalcante, Gessélia Batista Dias Fernandes. Ela explicou que com o isolamento das comunidades muita gente está ingerindo água sem tratamento o que tem agravado os problemas de saúde. Além disso, aumentou consideravelmente o número de pessoas gripadas. As unidades de saúde estão lotadas, segundo a secretária.

“Na quinta-feira (30) atendemos 52 pessoas com gripe, fora aquelas que têm apresentado vômito, diarréia e dores de ouvido e de garganta. O estoque de medicamentos que tínhamos para um mês acabou em 24 horas na segunda-feira (27)”, afirmou Gessélia Dias. A secretária contou que por causa da interdição da GO-118, em razão de uma erosão na pista, servidores da saúde precisam fazer a baldeação de pacientes que dependem de quimioterapia em Goiânia e de hemodiálise em Formosa. “Estamos mantendo quatro carros depois da cratera. Ontem (30) fizemos cinco viagens.”

O município de 10 mil habitantes, grande parte deles quilombolas, vivencia dias de muita apreensão. Neste último dia de 2021, subiu muito o leito dos rios Matias, Almas e São Félix, este último que acessa as comunidades de São Domingos, São José, Vão do Moleque, entre outras. “Dentro de Cavalcante casas de adobe não resistiram às águas do Rio Matias”, contou Gessélia.

Veja abaixo a lista de remédios e insumos que o município de Cavalcante precisa:  

Vitamina C inj

Dexpacilina 400.000 inj

Dipirona inj

Dexametasona inj

Complexo B inj

Metoclopramida inj

Ondasetrona inj

Buscopan composto inj

Tramal inj

Cefalotina inj

Hidrocortisona 100 mg

Bezentacil 600.000 e 1.200.000

Equipo

Soro fisiológico 100 ml, 250 ml e 500 ml

Soro glicofisiologico 250 ml e 500 ml

Agulha 40x 1,2

Agulha 25x0,7

Agulha 25x0,8

Jelco 24

Jelco 22

Água destilada

Scalpe 23

Pontos de Entrega:

- Cavalcante: CRAS - Rua Cristão, centro (62) 3494-1074

- Alto Paraíso: CAT- Centro de Atendimento ao Turista Fone (62) 3446-1159

- Goiânia: Casa de Apoio Assistência.com - Avenida João Luiz de Almeida - 555/471 - Setor Criméia Oeste. Telefone: (62) 98103-0107

Em caso de dúvidas ou emergências, ligar para: 62 3494-1074

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.