Pular para o conteúdo principal

Moradores de São Domingos/GO estão revoltados com os “organizadores” dos festejos de agosto do município.


Boa parte dos moradores de São Domingos/GO estão revoltados com a administração municipal da cidade. Segundo informações de internautas moradores de São Domingos, tudo se encaminhava para que os festejos de agosto do município fosse uma festa de mudanças nesse ano.

Havia uma ideia quase em execução do secretário de Turismo para que um palco fosse montado para as bandas se apresentarem de graça para a população. O secretário defendia uma festa diferente e inovadora para a cidade.

Porém, alguns políticos da cidade e organizadores da festa não concordaram que a festa fosse de graça, e na ultima hora toda essa programação foi cancelada, o que gerou revolta da população. Os moradores que quiserem curtir as bandas terão que pagar para entrar nas festas.

Segundo uma internauta, Várias pessoas como forma de protesto não vão entrar em barracas que estiverem cobrando entrada. Outro internauta comentou “ O problema aqui é a politicalha gratuita, representantes desqualificados e a falta de respeito com a população”.

 “Tenho muita vontade de, por exemplo, que os festejos de agosto fosse uma festa grande como merece ser, com Shows de graça pro povo festejar sem precisar pagar, então, esse ano estava tudo se encaminhando pra que isso acontecesse, já tinha palco e som contratados, bandas contratadas, era o começo de uma nova fase da nossa festa, mas infelizmente pessoas com interesse próprio, conseguiram impedir que isso acontecesse, agora eu me pergunto: desse jeito nossa cidade vai pra frente?” Relatou um internauta em sua pagina no facebook.

O festejo do município de São Domingos é um evento tradicional, que já faz parte da cultura da cidade, os festejos será de 1º a 4 de Agosto, logo em seguida no dia 5 de Agosto começa os festejos da Lapa (Terra Ronca) que terá duração de dois dias.


O espaço do blog esta aberto para que os organizadores e a administração esclareça toda essa polêmica.

Comentários

  1. Olá amigos do Blog Antonio Carlos, o atual Secretário de Turismo conversou com várias pessoas amigas e que preocupam em manter a tradição da festa, tomou a decisão de acrescentar mais um elemento no enredo da festa. No entanto, contudo, todavia, um empresário de Banda de Forró se aliou com os políticos e derrubou a boa intenção do Secretário. O fato é que, com o avanço da modernidade, essas festas sofrem com a "invasão" de elementos contrários à tradição. Pra voce ter uma ideia, já não existe a Festa da Padroeira de Posse "Senhora Santana" nos moldes tradicionais, bem como a Festa do Padroeiro de Iaciara que foi "engolida" por outro evento na mesma data. Portanto, temos que adaptar novos elementos para atrair as novas gerações sem que a essência da festa seja prejudicada.
    Há anos eu estudo esses fenômenos culturais da nossa região, o que ocorreu em São Domingos foi a mudança geográfica da cidade. Os moradores abandonaram as suas casas próximas da Igreja Matriz em função da formação do Lago da Hidrelétrica da CELG, e estabelecendo moradias em setores distantes. Com isso, durante os festejos, o interesse comercial dos ambulantes ficou prejudicado, como também as celebrações litúrgicas ficaram com pequenas participações. O resultado é que, a Festa se transformou em duas: uma dos vendedores ambulantes que estabeleceram suas atividades em setores mais rentáveis e a outra, a Festa da levantada do mastros, das celebrações litúrgicas que acertadamente mantém a tradição do evento na Igreja Matriz. Ninguém está errado. O que deve ser feito é ADAPTAR à nova realidade. Todos os anos, os agentes envolvidos com o evento(Turismo, Cultura, Igreja, as ONGs) reúnem e traçam algumas mudanças. Já erraram algumas vezes e acertaram a maioria das vezes, por isso a festa está seguindo em frente. Nesse ano de 2014, o Padre acertou com várias mudanças introduzidas na parte religiosa e está sendo um sucesso, aumentou a participação dos devotos de São Domingos de Gusmão nas celebrações. Esses mesmos problemas são vistos em Divinópolis, a geografia da cidade mudou. Esse mesmo fato não ocorreu em Arraias e a festa ocupa as proximidades da Igreja Matriz e suas ruas estreitas, uma beleza sem igual.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.