segunda-feira, 21 de julho de 2014

Clima seco alerta contra as queimadas.





Por Victor Hugo Melo Brito,

Com o período seco inicia-se os primeiros focos de incêndio no cerrado, e grande parte dessas queimadas são intensificadas pela ação do homem, seja por balões, seja por descuido, seja para renovar os pastos etc.

E o resultado disso é catastrófico, tem ocasionado à degradação do ambiente, esgotamento das terras, erosão, perda da biodiversidade do cerrado, entre outros fatores negativos.

Nosso município faz parte desse bioma, o cerrado, cabe a nos ter a consciência de preservar esse importante bioma.

Atear fogo é crime, Lei 9.605, de 12/02/1998 (Lei de Crimes Ambientais) Art. 41 - Provocar incêndio em mata e floresta: Pena: reclusão, de dois a quatro anos, e multa. Parágrafo único: Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.

Para não descuidar nessa época é importante estar atento a alguma dicas: Não lance pontas de cigarros pela janela do veiculo. Queimar lixo de qualquer gênero, sem precaução.

Garrafas de vidro jogadas nas áreas de florestas e beiras de estradas, que funcionam como lente de aumento para os raios solares, gerando calor.

Com o fogo, o risco é sempre imprevisível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...