Pular para o conteúdo principal

Vaquejada de Divinópolis de Goiás, um pouco da história.

Pioneiros da festa

Grupo comemorando na festa de premiação da vaquejeda

Parque de Vaquejada Domingos Jose dos Santos

Camisa da Vaquejada de 1989
Com certeza é a festa mais esperada por todos nós, cidadãos divinopolinos.

Esta festa linda começou por volta de 1983, quando dois amigos trouxeram esta novidade para Divinópolis, Generino e Jaime (baiano de Santa Maria) começaram a organizar as primeiras festas de Vaquejada.

O antigo parque era composto pelo parque de vaquejada e uma pista lateral onde era realizada uma “corrida de cavalos”, uma grande atração à parte. À época ficaram marcados na história os nomes dos cavalos Cruel, Catête, Serelepe, Apolo 11 entre outros. Era uma festa singela, mas de grande apreciação pelo público, que na sua maioria era moradores do município e vaqueiros que vinham de regiões mais próximas.

Fato notório da época era o início da festa, a vaquejada se iniciava logo de manhazinha com uma missa ecumênica realizada com a presença de todos os vaqueiros e um lindo entoar de berrante empreendido por Generino.

A festa era feita nos mesmos moldes de hoje, ou seja, em um final de semana. O baile ficava por conta da Barraca São João Batista, local tradicional em outros tempos.

Em 1989 foi inaugurado o novo parque de vaquejada Domingos José dos Santos, nome dado pelo Administrador da cidade em homenagem a seu pai.

O novo formato destaca-se com a Barraca do Vaqueiro, animada por música ao vivo, cerveja e o tradicional churrasco no espeto.

Desde então a festa vem crescendo em grandes proporções, destacando-se mais ainda a partir de 2009, quando iniciou-se o divisor de águas da festa de vaquejada em Divinópolis. Uma grande arquibancada foi montada para que o público apreciasse a disputa da vaquejada e os bailes de sábado e domingo passaram a ser realizados em um palco montado no próprio parque de vaquejada com shows abertos ao público.

 Fato este que deveria ser feito também com o baile de sexta-feira, levando o também do clube para o palco no parque de vaquejada, tornando assim uma só festa.

Se em 2009 foi o topo da vaquejada, o grande desafio dos organizadores desde então é manter o mesmo nível, uma vez que o público sempre deseja uma festa melhor a cada ano.

A festa de vaquejada deve ser reavaliada por seus organizadores e deve ter uma atenção muito especial, pois o evento já é de grande porte.

Vaquejada no antigo parque



Comentários

  1. Lembro muito bem dos primórdios. Meu pai passava horas ligando pra cada vaqueiro convidando-os pra vaquejada. Muitos vaqueiros iam almoçar lá em casa...

    ResponderExcluir
  2. Um dos cavalo q não esqueço e marcou muito na vaquejada foi o ASA BRANCA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.