segunda-feira, 28 de julho de 2014

Leitor pede mais atenção das autoridades na festa do padroeiro de Divinópolis de Goiás.



Por Dalvan G. Silva,

Olá Antônio Carlos, parabéns pelo seu trabalho de divulgação da nossa região com seus problemas e belezas.

 Com relação à Vaquejada de Divinópolis de Goiás é bonito ver o empenho do pessoal que organiza a cada ano esse evento. No entanto, gostaria de ver esse mesmo empenho na organização da Festa do Padroeiro (São João Batista), que é a nossa cultura, dos nossos antepassados. Nessa Festa era onde ocorriam os encontros de todas as camadas sociais e ali se estabelecia os ideais comunitários, os causos, os negócios, a religiosidade, a aproximação interpessoal.

 O ambiente festivo favorecia multiplicar os relacionamentos e nossa terra crescia em números de pessoas, em qualidade. O ambiente favorecia até mesmo a politica onde os ideais emancipatórios foram sendo traçados, incentivados nesse clima de festa e devoção espiritual.

O retrato da nossa cultura está simbolizado nesse evento. A Festa do Padroeiro simboliza o nascimento da nossa comunidade. Ninguém substitui a cultura de um povo, no entanto é preciso zelar, cuidar para que o seu enredo se adapte aos novos tempos, que seja incorporados novos elementos sem que a Festa seja modificada na sua essência.

Para isso, o Poder Público Municipal através da sua Secretaria de Cultura e Turismo deve empreender esforços em manter o diálogo com as pessoas que ainda acreditam nessa cultura. Preservar o Patrimônio cultural de cada localidade é dever do Poder Público Local, é o que preconiza a conferencia nacional de cultura.

Um comentário:

  1. Concordo Plenamente!!!

    Pena que vemos a cada ano uma triste paganização da festa do nosso grande padroeiro, onde cada vez mais é transformada e minimizada em apenas "FESTA JUNINA".

    ResponderExcluir

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...