Pular para o conteúdo principal

Alvorada do Norte/GO: Combate ao Aedes tem ajuda da Patrulha do Desenvolvimento

Imagem Ilustrativa

O combate ao Aedes aegypti ganhou, em Alvorada do Norte, no começo de fevereiro, reforço da Patrulha do Desenvolvimento, iniciativa do Governo do Estado que disponibiliza maquinários aos municípios para obras e serviços emergenciais de interesse da comunidade, sem custo para as prefeituras.

Em Alvorada, três máquinas pesadas, sendo uma motoniveladora, uma PC e uma pá carregadeira, e cinco caminhões auxiliaram a Prefeitura, parceira da Patrulha, nos serviços de maior demanda, como o cascalhamento de vias e retirada de entulhos de lotes baldios.

Apesar de, nas últimas quatro semanas (4ª à 7ª) de 2016, Alvorada do Norte estar entre os 111 municípios goianos com "Baixo Risco" de incidência de dengue, com 94 casos por 100 mil habitantes, o maquinário da Patrulha ficou na cidade, no Nordeste Goiano, durante oito dias, sendo de 1 a 5 de fevereiro, antes do carnaval, e de 10 a 12 de fevereiro, depois da folia.

Alvorada foi dos 12 primeiros municípios contemplados, juntamente com Campos Belos, também no Nordeste; Minaçu, Itapuranga, Anápolis, Acreúna, Palmeiras, Piranhas, Aparecida de Goiânia, Silvânia, Itumbiara e Santo Antônio do Descoberto.

Nesse primeiro momento, a Patrulha do Desenvolvimento -- com grupos que executam trabalhos de limpeza em áreas urbanas, removendo entulhos e possíveis criadouros do mosquito em 48 cidades do Estado, indicadas pela Secretaria da Saúde -- atua ostensivamente no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

"Foi de suma importância [a vinda da Patrulha do Desenvolvimento a Alvorada]. Sabemos da realidade do País, hoje, a crise está aí. Então, só temos a agradecer ao Governo do Estado, por essa ação, que nos permitiu jogar cascalho nas vias, compactá-las, passar a máquina. Foram medidas paliativas, mas que minimizaram um pouco, deramtrafegabilidade às vias e ajudaram a combater o Aedes. Deu para atender a necessidade do momento, aquelas partes mais emergenciais foram atendidas, foram socorridas", afirmou o chefe de gabinete do prefeito David Moreira de Carvalho (PSDB), Alonso de Miranda Filho, o Júnior Alonso.

FORÇA-TAREFA

Júnior Alonso diz que a Patrulha do Desenvolvimento, cedida pelo Governo do Estado, e a força-tarefa, desenvolvida pela Prefeitura e parceiros, em duas ações, também no mês de fevereiro, são de fundamental importância para o combate do mosquito Aedes aegypti.

Durante a força-tarefa, desenvolvida em dois ciclos, foram feitas visitas aos domicílios, limpeza de lotes baldios e distribuição de panfletos, a fim de conscientizar as pessoas:

"A preocupação foi essa: averiguar, promover a limpeza e conscientizar, porque, se cada um fizesse a sua parte, fizesse o seu trabalho, não estaria avançado como está hoje. Se todos nós cuidarmos, a dengue, zika, chikungunya e, até, a microcefalia não estariam na proporção que está hoje", disse.

De acordo com o chefe de gabinete do prefeito, cerca de 120 pessoas atuaram no primeiro ciclo, na região central da cidade, em bairros como Marajoara, Nova Ipiranga, Ipiranga, Nova Vila, número igual de participantes do segundo ciclo, concentrado no bairro Alvoradinha, considerado o Centro da cidade.

Júnior Alonso aproveitou para parabenizar os diversos parceiros, que têm atuado na conscientização dos moradores, como os poucos voluntários envolvidos, as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros.

Fonte: Diário do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.