Pular para o conteúdo principal

Divinópolis de Goiás: A história da parteira Mãe Roberta



Roberta da Silva oliveira, Nasceu no dia 10 do mês de fevereiro do ano 1902 no município de São Domingos de Goiás.

Filha de Diolina Alves de assunção e Eugênio da Silva Oliveira.

Roberta viveu toda sua vida no município de galheiros, hoje denominado Divinópolis de Goiás teve apenas uma filha biológica por nome de Izabel da Silva Oliveira e 04 filhos adotivos.

Mulher pobre, mas muito honesta, ficou conhecida por toda região como mãe Roberta.

Na época era considerada a melhor parteira da comunidade.

Mãe Roberta não era alfabetizada, porém mulher de grande conhecimento.

Durante toda a história foi registrado apenas um óbito materno nos procedimentos realizado por ela.

Os partos eram sempre realizados nas casas das gestantes.

Além de parteira quando a gestante não tinha família para prestar os cuidados necessários após parto, ela mesma cuidava da paciente até o período de 40 dias após o parto, cozinhava, prestava os cuidados ao recém-nascido e todos os membros da família, quando as mães não tinham condições para criarem os filhos, ela os adotava.

Uma mulher católica, carismática e amada por todos, com seu humor divertido sempre costumava a usar palavras de baixo calão, sua casa era simples, mas conhecida por todos. Localizada na avenida oeste, em frente ao supermercado ouro verde.

Nos dias das mães era sempre presenteada por muitos, portadora da doença de chagas e no dia 05 de maio do ano de 1988, próximo ao meio dia com 86 anos, Galheiros perdia uma guerreira, a mesma foi sepultada neste município.

Mãe Roberta deixou após esse dia saudades e boas lembranças a todos os conterrâneos e acima de tudo deixou um exemplo de vida, apesar de todas as dificuldades não deixava de ajudar o próximo.

Mulher solteira que dedicou sua vida a comunidade e após a sua morte não foi conhecida na região uma parteira como a mesma.

Por Artenio Guimarães Ataídes, Secretário municipal de saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.