Pular para o conteúdo principal

Apenas 22 cidades do estado não registraram casos de dengue em 2016. Entre elas Divinópolis, Guarani, Nova Roma e São João D’aliança



Passado um mês e meio da virada do ano e em meio a uma epidemia de dengue, ainda existem cidades em Goiás que estão blindadas às ações do Aedes aegypti.

Isso no verão, quando as altas temperaturas e o período chuvoso se tornam uma combinação propícia para acelerar o ciclo de vida do mosquito.

Dos 246 municípios goianos, 22 não registraram nenhum caso de dengue, zika vírus ou febre chikungunya, o equivalente a 8% do total.

 O levantamento foi realizado com base nos boletins epidemiológicos divulgados semanalmente pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO).

Já em 2015 não teve para onde correr. O mosquito foi mais forte e todas as cidades registraram casos de dengue.

Estes 22 municípios são, em sua grande maioria, de pequeno porte, com população estimada entre 2 mil e 5 mil pessoas.

Uma dessas privilegiadas é São Patrício, no Centro do Estado, que tem 2.062 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O secretário municipal de Saúde, Saulo Augusto Alvez, relata que, em uma tarde, no dia 29 de janeiro, uma força-tarefa com 150 pessoas, em parceria com o Corpo de Bombeiros, conseguiu vistoriar quase todos os domicílios da cidade. “Isso em três horas. Algumas casas estavam fechadas e nós completamos nos dias seguintes. Vistoriamos 100% dos imóveis e foram encontrados e eliminados dois focos do mosquito.”

Para continuar com o índice zero, o secretário afirma que as visitas têm continuado. “Estamos fazendo a nossa parte. Temos investido também em coleta seletiva já há dois anos para evitar possíveis criadouros”, diz Alvez.

A blindagem de São João d’Aliança, no Norte goiano, no entanto, pode ter perecido no decorrer desta semana. A secretária municipal de Saúde, Andréia Abbes, informa que cinco casos suspeitos de dengue foram registrados. “Estamos investigando e fazendo os bloqueios sanitários nos pontos necessários”, acrescenta. Até o último boletim, nenhuma notificação tinha sido registrada no município de 12.070 habitantes, o maior entre aqueles que não têm, oficialmente, nenhum caso.

Andréia relata que o município tem adquirido kits de testes rápidos para identificar casos de dengue. “Compramos 50 e semana que vem compraremos mais. Temos também um laboratório que realiza os exames de sangue para identificar os casos. Fazemos um acompanhamento e os kits são uma complementação.”

Concentração

Os dados da sexta semana epidemiológica mostram que as cinco maiores cidades goianas concentram mais da metade de todos os casos de dengue em 2016. Juntas, elas somam 12.771 notificações. Até o momento, em todo o Estado, foram registrados 24.499 casos. Onze óbitos suspeitos de dengue também já foram notificados em 2016.

De 246 municípios em Goiás, apenas 22 não registraram nenhum caso de dengue, zika ou chikungunya nos 50 primeiros dias deste ano.

Cidades livres da dengue (até agora)

Cidade e habitantes:    

São João D’Aliança: 12.070

Mambaí: 7.945

Divinópolis de Goiás: 5.020

Matrinchã: 4.500

Montividiu: 4.387

Guarani de Goiás: 4.204

Mutunópolis: 3.971

Varjão: 3.827

Campinaçu: 3.743

Heitoraí: 3.731

Nova Roma: 3.470

Buritinópolis: 3.394

Ipiranga de Goiás: 2.940

Panamá: 2.722

Pilar de Goiás: 2.614

Avelinópolis: 2.499

Jesúpolis: 2.444

Guaraíta: 2.268

Guarinos: 2.134

Davinópolis: 2.126

Aloândia: 2.079

São Patrícia: 2.062

Cidades Campeãs de casos de dengue até agora

1º Goiânia: 7.478 casos (habitantes: 1.430.679)

2º Anápolis: 2.553 casos (habitantes: 366.491)

3º Ap. de Goiânia: 1.631 casos (habitantes: 521.910)

4º Luziânia: 1.565 casos (habitantes: 194.039)

5º Rio Verde: 1.544 casos (habitantes: 207.296)

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.