Pular para o conteúdo principal

Juíza de Flores de Goiás expede portaria sobre circulação de crianças e adolescentes

Yanne Pereira e Silva Braga Netto 

A juíza Yanne Pereira e Silva Braga Netto (foto), diretora do Foro da comarca de Flores de Goiás, expediu a Portaria n°07/2016, estabelecendo normas e procedimentos às crianças e adolescentes dos municípios de Flores e Vila Boa, distrito judiciário da comarca.

O documento considerou que, nos termos no artigo 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente, compete à Justiça da Infância e Juventude disciplinar, por meio de portaria, ou autorizar, mediante alvará, a entrada, a permanência e a participação de criança ou adolescente, desacompanhados dos pais ou responsável, em estádio, ginásio, campo desportivo, bailes, promoções dançantes, boate ou congênere, casa que explore comercialmente diversões eletrônicas, estúdios cinematográficos, de teatro, rádio e televisão, espetáculo público e seus ensaios, certames de beleza.

 A exceção é para aqueles casos em que há permissão por alvará judicial. Nos demais, a polícia será acionada.

A portaria considera como responsáveis legais o tutor, curador e o guardião. Os adolescentes que já são pais, são considerados acompanhados. Tios e sobrinhos podem ser acompanhantes, desde que comprovem documentalmente o parentesco. Além disso, as crianças e adolescentes, seus pais, responsáveis legais ou acompanhantes que deverão sempre portar documento de identidade, enquanto os tutores, curadores e guardões deverão também exibir o original ou cópia autenticada dos respectivos termos de tutela, curatela ou guarda.

Na realização de eventos esportivos, são proibidos o ingresso e a permanência de menores de 12 anos de idade, no período diurno, e de menores de 16 anos, no período noturno, quando desacompanhados dos pais ou responsáveis legais. Os responsáveis pelos estádio, ginásios e campos desportivos, bem como os proprietários de estabelecimentos e ambulantes que comercializem bebidas alcoólicas, deverão providenciar a afixação de cartazes nas respectivas bilheterias, informando ao público quanto à proibição da venda e fornecimento de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

Com o ato, ficaram proibidos também o ingresso e a permanência de menores de 18 anos em estabelecimentos que explorem comercialmente bilhar, sinuca, casas de jogos, ainda que acompanhados dos pais ou responsáveis legais. O ingresso de menores em casas que explorem comercialmente diversões eletrônicas só será admitido mediante alvará judicial, por prazo determinado, e obedecidos critérios estabelecidos pela portaria.

O documento, contém dez laudas e dispõe também sobre as sanções ao seu descumprimento, o que implicará penalidades previstas no ECA, ou seja, multa de 3 a 20 salários mínimos, aplicada em dobro em caso de reincidência. Além disso, incorrerá em responsabilidade civil, criminal e administrativa, a ser apurada em procedimento próprio, a autoria ou servidor incumbido do cumprimento e fiscalização da presente portaria, quando deixar de observar os comandos nela inseridos, seja por dolo ou culpa.

Yanne observou ainda que foi levada em consideração “a necessidade de haver disciplina sobre tais assuntos no âmbito desta comarca e distrito judiciário, de tal modo a servir de suporte às autoridades públicas, às Polícias Civil e Militar, às entidades e pessoas ligadas à defesa dos interesses da criança e do adolescente, aos promotores de evento, entre outros”.

Fonte: TJGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.