Pular para o conteúdo principal

Juíza de Flores de Goiás expede portaria sobre circulação de crianças e adolescentes

Yanne Pereira e Silva Braga Netto 

A juíza Yanne Pereira e Silva Braga Netto (foto), diretora do Foro da comarca de Flores de Goiás, expediu a Portaria n°07/2016, estabelecendo normas e procedimentos às crianças e adolescentes dos municípios de Flores e Vila Boa, distrito judiciário da comarca.

O documento considerou que, nos termos no artigo 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente, compete à Justiça da Infância e Juventude disciplinar, por meio de portaria, ou autorizar, mediante alvará, a entrada, a permanência e a participação de criança ou adolescente, desacompanhados dos pais ou responsável, em estádio, ginásio, campo desportivo, bailes, promoções dançantes, boate ou congênere, casa que explore comercialmente diversões eletrônicas, estúdios cinematográficos, de teatro, rádio e televisão, espetáculo público e seus ensaios, certames de beleza.

 A exceção é para aqueles casos em que há permissão por alvará judicial. Nos demais, a polícia será acionada.

A portaria considera como responsáveis legais o tutor, curador e o guardião. Os adolescentes que já são pais, são considerados acompanhados. Tios e sobrinhos podem ser acompanhantes, desde que comprovem documentalmente o parentesco. Além disso, as crianças e adolescentes, seus pais, responsáveis legais ou acompanhantes que deverão sempre portar documento de identidade, enquanto os tutores, curadores e guardões deverão também exibir o original ou cópia autenticada dos respectivos termos de tutela, curatela ou guarda.

Na realização de eventos esportivos, são proibidos o ingresso e a permanência de menores de 12 anos de idade, no período diurno, e de menores de 16 anos, no período noturno, quando desacompanhados dos pais ou responsáveis legais. Os responsáveis pelos estádio, ginásios e campos desportivos, bem como os proprietários de estabelecimentos e ambulantes que comercializem bebidas alcoólicas, deverão providenciar a afixação de cartazes nas respectivas bilheterias, informando ao público quanto à proibição da venda e fornecimento de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

Com o ato, ficaram proibidos também o ingresso e a permanência de menores de 18 anos em estabelecimentos que explorem comercialmente bilhar, sinuca, casas de jogos, ainda que acompanhados dos pais ou responsáveis legais. O ingresso de menores em casas que explorem comercialmente diversões eletrônicas só será admitido mediante alvará judicial, por prazo determinado, e obedecidos critérios estabelecidos pela portaria.

O documento, contém dez laudas e dispõe também sobre as sanções ao seu descumprimento, o que implicará penalidades previstas no ECA, ou seja, multa de 3 a 20 salários mínimos, aplicada em dobro em caso de reincidência. Além disso, incorrerá em responsabilidade civil, criminal e administrativa, a ser apurada em procedimento próprio, a autoria ou servidor incumbido do cumprimento e fiscalização da presente portaria, quando deixar de observar os comandos nela inseridos, seja por dolo ou culpa.

Yanne observou ainda que foi levada em consideração “a necessidade de haver disciplina sobre tais assuntos no âmbito desta comarca e distrito judiciário, de tal modo a servir de suporte às autoridades públicas, às Polícias Civil e Militar, às entidades e pessoas ligadas à defesa dos interesses da criança e do adolescente, aos promotores de evento, entre outros”.

Fonte: TJGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.