Pular para o conteúdo principal

Questionada constitucionalidade de lei que cria cargos comissionados na prefeitura de Campos Belos/GO



O procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira, propôs ação direta de inconstitucionalidade contra o artigo 31, §1° e dos anexos I e II da Lei n° 1.136/2013, editada pelo município de Campos Belos.

Segundo a ação, essa lei criou cargos de provimento em comissão no âmbito do Poder Executivo, sem especificar quais os critérios e atribuições de cada um deles, e instituiu gratificação sem o devido e efetivo dimensionamento do valor correspondente (Clique aqui).

A norma criou 7 cargos comissionados para o gabinete do prefeito, 15 para a Secretaria de Governo, Administração e Recursos Humanos, 10 para a Secretaria da Fazenda Pública e Assuntos Fundiários, 15 para a Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Obras, 17 para a Secretaria de Ação Social, Cidadania, Juventude e Trabalho.

Foram criados também 30 cargos comissionados para a Secretaria de Saúde Pública, 18 cargos e 3 gratificações para a Secretaria de Educação e Cultura, 14 cargos para a Secretaria de Planejamento, Habitação, Agricultura e Meio Ambiente, 9 para a Secretaria de Urbanização, Limpeza Pública, Iluminação, Esporte e Lazer e ainda 5 para a Procuradoria Jurídica do Município.

O entendimento da Procuradoria-Geral é de que, para evitar a burla à regra do concurso público e as leis de criação de cargos de provimento em comissão, é necessário que sejam discriminadas, sem exceção, as atribuições administrativas que lhes são cometidas.

Isso antes mesmo de se mostrarem restritas à disciplina da designação nominal, do quantitativo e do subsídio.

 A ação sustenta ainda que houve violação ao princípio da reserva legal em matéria remuneratória, por instituir gratificação sem o devido e efetivo dimensionamento dos valores correspondentes.

Quanto ao tema, a lei municipal, ao dispor sobre gratificação que pode ser fixada em um valor de até o limite de 10%, discrepa da exigência de reserva legal, pois, na prática, não agrega requisitos e condições para o recebimento da vantagem.

 Essa exigência é de normação exclusiva por meio de lei específica em sentido formal. O procurador-geral requer, portanto, o julgamento do pedido para que se declare a inconstitucionalidade do artigo e anexos questionados da Lei n° 1.136/2013.

Improbidade administrativa

As nomeações irregulares de servidores em Campos Belos com base na lei questionada são objeto de, pelo menos, quatro ações ajuizadas naquela comarca também pelo MP, apontando a prática de atos de improbidade administrativa pelo prefeito Aurolino José dos Santos Ninha.

Em duas dessas demandas, a Justiça acolheu o pedido para bloqueio de bens do gestor visando garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.