Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Minaçu/GO é preso em ação que apura fraudes em licitações



O prefeito de Minaçu Goiás, Maurides Rodrigues Nascimento, servidores do município e responsáveis por empresas que participaram de processos licitatórios no município foram presos hoje (5/4) pela manhã por envolvimento em irregularidades em licitações e por desvio de verbas públicas.

 O cumprimento dos mandados de prisão ocorreu dentro da Operação Bonifrate, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) após aproximadamente um ano de investigações.

A ação foi coordenada pela Procuradoria de Justiça Especializada em Crimes Praticados por Prefeitos, com o apoio do Centro de Inteligência (CI) e do Grupo de Combate à Corrupção (Gecoc) do MP-GO, além de promotores designados para acompanhamento dos trabalhos. Estiveram diretamente envolvidos 14 promotores de Justiça e 32 policiais militares, que deram apoio à ação.

Durante a manhã, foram cumpridos todos os 10 mandados de prisão temporária, os 4 de condução coercitiva e os 11 de busca e apreensão. Entre os materiais apreendidos estão HDs de computadores, cheques, documentos relacionados a contratos e licitações e uma arma de fogo. As buscas e apreensões a residências e sedes de pessoas jurídicas foram cumpridas em diversos locais da cidade, entre os quais a prefeitura de Minaçu.

Todos os envolvidos foram ouvidos no Fórum local e aqueles com prisão temporária decretada serão encaminhados para o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

A apuração do Ministério Público de Goiás teve início no âmbito cível na Promotoria de Justiça de Minaçu, a partir de denúncias anônimas da população, especialmente através do Portal de Combate à Corrupção do MP-GO (clique aqui ). A partir dessa apuração inicial, foram constatados fortes indícios de crimes que envolviam o prefeito, o que levou à investigação dos fatos, no âmbito criminal, para a Procuradoria de Justiça Especializada em Crimes Praticados por Prefeitos.

Assim, foi detectado, especialmente em 2015, um suposto direcionamento de licitação para empresas vinculadas ao prefeito. Segundo a investigação, algumas pessoas ligadas ao gestor municipal teriam constituído empresas para contratar com o município e, embora o objeto do contrato não fosse cumprido, o pagamento era efetuado. Entre os fatos analisados estão irregularidades na realização da festa de carnaval promovida pelo município em 2015 e contratações para operação tapa-buraco. O material apreendido será analisado para aprofundamento da investigação.

O termo italiano “bonifrate”, que significa fantoche, faz referência à pessoa que é comandada sem ter noção de sua ação, no caso, aquelas que serviam como “laranjas” na constituição de empresas para contratar com a administração pública municipal.

Fonte: MPGO

Procurada, a defesa do prefeito informou que ele ainda vai prestar depoimento e que, por enquanto, não vai comentar o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.