Pular para o conteúdo principal

Aventura em caverna é hobby para corajosos e tem várias opções no Buraco do Inferno, Caverna Poção e no Parque Estadual de Terra Ronca



Mistura de emoção, com aventura e gosto pelo perigo. Quem tem o hábito de mergulhar em caverna sabe bem os riscos que os profissionais do resgate dos 12 garotos tailandeses integrantes de um time de futebol e seu técnico passaram para trazer de volta o grupo depois de 17 dias presos. A operação de salvamento durou três dias e teve um desfecho feliz ontem com todos resgatados com vida.

Mergulhar de maneira geral é arriscado e em caverna a prática é ainda mais perigosa por uma série de fatores, como o risco de desabamento, perda da visibilidade e falta de oxigênio.

Em Goiás, os adeptos têm muitas opções, como o Buraco do Inferno, perto de Padre Bernardo, no Entorno de Brasília, o Parque Estadual de Terra Ronca, em São Domingos, e a Caverna Poção de Niquelândia.

Porém, para mergulhar numa caverna com segurança são necessários diversos cuidados. É preciso fazer um curso específico que dura cerca de um ano – em Goiânia não há nenhuma escola do gênero -, utilizar equipamentos apropriados e nunca explorar o ambiente sozinho. “É uma mistura de beleza com perigo. Mesmo que você tenha 200 mergulhos no mar não está apto para a prática”, diz o mergulhador e instrutor Eduardo Teixeira de Macedo, de 45 anos.

Eduardo Macedo, que mora em Brasília e fez o curso nos Estados Unidos, mergulha em cavernas há mais de 20 anos e explorou mais de 50 lugares pelo mundo, vários deles no Brasil.

Em Goiás, ao lado de um grupo de mergulhadores, ele conseguiu chegar ao recorde 185 metros de profundidade no Buraco do Inferno, que é considerado um dos mergulhos mais desafiadores do País – duas pessoas morreram na travessia em 1992 - e onde nunca ninguém chegou ao fundo.

O profissional conta que entre os mergulhadores menos de 1% no mundo está apto a praticar a modalidade em cavernas. Um dos motivos é que ele é dez vezes mais perigoso que um mergulho convencional. Quem se aventura pelas passagens subterrâneas vai mais pelo desafio pessoal e principalmente pelo desejo de explorar um lugar que nunca nenhum homem foi antes, o que eles chamam de “síndrome de Star Trek”.

Apesar da experiência, Eduardo afirma que já viveu apuros durante mergulho em caverna. “Em uma dessas explorações me perdi da pessoa que fazia dupla comigo. Ao passar o cabo por um conduto novo começou a cair muito sedimento sobre a gente e isso fez com que a visibilidade fosse a zero. Começamos a bater a cabeça nas paredes e o meu colega entrou em desespero e retornou por onde tínhamos entrado”, lembra.

“Quando percebi que continuar seria impossível, vi que ele não estava mais no cabo perto de mim. Fiquei pensando: será que ele saiu ou soltou a mão e está perdido neste sedimento. Fiquei muito assustado em pensar que ele poderia estar numa situação de risco e que neste caso algumas vezes a pessoa morre, por não achar a saída a tempo do ar não acabar. Mas no final deu tudo certo”, completa. Para ele, o caso na Tailândia foi bem-sucedido porque reuniu os maiores profissionais do mundo. Todo aparato de resgate envolveu 90 profissionais: 40 tailandeses e 50 de outras nacionalidades. “Tudo foi muito bem conduzido”, destaca.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.