Pular para o conteúdo principal

Mais detalhes sobre a prisão de vereador de Flores de Goiás



Acatando manifestação do Ministério Público de Goiás, o juiz Pedro Henrique Guarda Dias decretou na segunda-feira (9/7) a prisão preventiva do vereador de Flores de Goiás Walter de Jesus Santos, conhecido como “Márcio”. A medida foi cumprida nesta quarta-feira (11/7), estando o parlamentar detido na delegacia da comarca.

No despacho, o magistrado, além de decretar a prisão do vereador, recebeu a denúncia oferecida pelo MP contra Walter de Jesus pelos crimes de abandono de função, falsificação de documentos públicos e peculato. Tanto a peça acusatória quanto a manifestação pela prisão preventiva foram assinadas pelo promotor de Justiça Asdear Salinas Macias.

O juiz embasou a decisão pela prisão do parlamentar na necessidade de garantir a ordem pública e a correta instrução processual, bem como de assegurar a aplicação da lei penal. Conforme sustentado pelo integrante do MP, “a prisão preventiva evitará que o denunciado pratique novos crimes, bem como tente novamente adulterar ou destruir provas do processo ou coagir testemunhas”.

Conforme relatado pelo promotor na denúncia, a descoberta dos crimes ocorreu durante a instrução do Inquérito Civil Público nº 201600007174, instaurado pela Promotoria de Flores de Goiás para apurar a possível existência de funcionários fantasmas na Câmara Municipal.

Walter de Jesus Santos, ex-presidente do Legislativo Municipal, estava sendo investigado por improbidade administrativa por contratar sua namorada para exercer o cargo de chefe de Tesouraria, mesmo ela não comparecendo ao trabalho. Durante a apuração dessa acusação, porém, descobriu-se que o próprio vereador teria praticado diversos crimes entre 2009 e 2017.

Os crimes

A peça acusatória do MP aponta que, antes de ser eleito como vereador, Walter ocupava o cargo de professor na rede municipal. A partir de janeiro de 2009, quando iniciou o mandato legislativo, ele abandonou o cargo público sem justificativas, caracterizando crime de abandono de função, previsto no artigo 323 do Código Penal.

A acusação de crime de peculato se dá porque, mesmo sem lecionar, Walter continuou recebendo a remuneração pela função de professor e ainda usufruiu de uma licença-prêmio entre os meses de janeiro e março de 2016, benefício a que ele só teria direito se tivesse lecionado por cinco anos consecutivos.

Durante a investigação, a promotoria requisitou à prefeitura de Flores de Goiás as folhas de frequência da Escola Municipal Santa Maria, referentes aos anos de 2009 a 2016. As folhas encaminhadas continham diversas alterações nos registros de ponto. Para sanar quaisquer dúvidas, foram solicitados, ainda, os livros de ponto originais, porém, estes foram levados ao prefeito para passar por verificações e jamais retornaram à escola, desaparecendo também da prefeitura e da Secretaria de Educação do município, conforme verificado após ação cautelar de busca e apreensão ajuizada pelo MP. Além disso, no Portal da Transparência do Município de Flores de Goiás, dados relacionados à remuneração de Walter foram excluídos.

Esses fatos, sustenta a denúncia, apontam a prática do crime de falsificação de documentos públicos, já que o exame das assinaturas lançadas nas cópias adulteradas pelo denunciado revela que elas pertencem a Walter, bastando uma comparação com outros documentos juntados aos autos.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.