Pular para o conteúdo principal

Pesquisa Diagnóstico/DM: Ronaldo Caiado venceria no primeiro turno



Em Goiás, os dois pré-candidatos da oposição liberal ao tucanato de José Eliton/Marconi Perillo, lideram as intenções de voto da população. Ronaldo Caiado (DEM) continua isolado, com 39,7%, contra 9,5% do emedebista Daniel Vilela e 9% do atual gestor. É o que aponta a pesquisa estimulada Diagnóstico/Diário da Manhã, que entrevistou 1.111 eleitores em um número não revelado de cidades goianas, entre os dias 30/6 e 4/7. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. O resultado foi divulgado nesta segunda (9/7).

Nesse contexto, Caiado não encontraria dificuldades para encerrar o pleito ainda no primeiro turno, já que teria a maioria absoluta dos votos, excluídos os nulos e brancos, que somam 20,6%. Na sondagem, o democrata obteve 441 da intenções de voto, ao passo em que Vilela, Eliton, Weslei, Kátia e Edson somaram 287. Indecisos representam a situação de 13,9% dos entrevistados. Enquanto isso, na oposição de centro/esquerda, o pré-candidato mais bem colocado é Weslei Garcia (Psol), com 3,1%, contra os 2,2% de Kátia Maria (PT) e 2,1% de Edson Braz (Rede).

O desempenho dos partícipes do pleito já tinha sido registrado pela mesma pesquisa há cerca de um mês, entre os dias 5 e 9 de junho. Na ocasião, a posição dos três principais governáveis era a mesma, embora Caiado estivesse com 41,3% (queda de 1,6 ponto percentual) à frente de Vilela, com 8,7%, e dos 8,3% de Eliton. Os últimos dois, registraram alta respectiva de 0,8% e 0,7%, indicando que dividiram os espólios perdidos pelo líder.

Na segunda metade da tabela de intenções de voto, porém, Kátia Maria, à época com 4,8%, perdeu a liderança para Weslei, que registrava 1,4%. Naquela situação, Sara Mendes ainda era o nome ventilado pela Rede e registrava 1,3%. As perdas de Kátia (2,6%) também foram divididas entre Weslei (+1,7%) e Braz (+0,9%).

O número de nulos/brancos se manteve, o que pode ser interpretado como uma constante insatisfação de eleitores com a política, embora, para os candidatos, também represente um campo cujas ideias podem ser conquistadas até outubro.

Mudança

Na pesquisa espontânea o quadro muda drasticamente. No entanto, Caiado continua isolado na liderança com 18,4%, em desfavor dos 4,6% registrados por Eliton e outros 2,5% de Daniel, que desce para a terceira colocação. Enquanto isso, 58,6% dos entrevistados permanece indeciso ou preferiu não informar a decisão. Nulos/brancos receberam 13,3%.

Nessa perspectiva, eleitores resgataram políticos que estão fora da disputa. Marconi Perillo (PSDB) aparece com 1,8% das intenções e Íris Rezende (MDB), com 0,9%. Maguito vilela (MDB; 0,6%), Weslei (0,4%), Antônio Gomide e Kátia (ambos do PT, 0,3%) e Vanderlan Cardoso (PP, 0,2%) também foram citados.

Metodologia

A pesquisa for registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), com o protocolo GO 03541/2018, no dia 30 de junho deste ano. 1.111 entrevistas foram realizadas em residências e em fluxo. A empresa contratante foi a UNIGRAF-Unidas Gráficas e Editora Ltda/Diário da Manhã. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 3% para mais ou para menos. Diagnóstico Pesquisas de Comportamento foi a empresa responsável pela sondagem.

Com informações do Jornal Diário da Manhã

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.