Pular para o conteúdo principal

Turista machuca pé e precisa ser carregada por 6 km em trilha na Chapada dos Veadeiros; vídeo



Dois policiais militares revezaram entre si para carregar, nas costas, uma turista que havia machucado o pé em uma área de difícil acesso do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (assista vídeo acima).

Segundo o soldado Piertson Alves Ponte, foram cerca de 6 km de caminhada levando a jovem por uma trilha íngreme e acidentada até uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Em nota, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que todos os visitantes do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros assinam o Termo de Conhecimento de Riscos e Normas (PNCV). Disse ainda que é transmitido um vídeo com as devidas orientações sobre as trilhas, os riscos e a segurança, bem como sobre a conduta consciente aos que optam pela visitação sem guia.

O ICMBio informou ainda que parque conta com um sistema de gestão da segurança, implementado desde 2016, além do apoio dos funcionários da concessionária, à disposição no Centro de Visitantes.

O acidente aconteceu no sábado (17). Segundo registro da PM, a turista e o grupo que a acompanhava tentaram contato com o Corpo de Bombeiros, mas sem sucesso. O posto da corporação mais próximo do parque fica a 180 km, em Planaltina de Goiás, no Entorno do DF.

Os bombeiros informaram que a equipe da unidade não recebeu nenhum chamado na data e explicou que a tentativa de contato da moça possa ter sido direcionada para outro local – o que pode acontecer dependendo da operadora e sinal de celular no parque.

A corporação registrou ainda que “está hoje presente em 42 cidades goianas e a expansão das nossas atividades é um dos nossos objetivos”.

Salvamento

De acordo com Ponte, ele e o soldado Renan Torres e estavam de serviço em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno do DF, quando receberam o chamado para ajudar a turista, por volta das 14h de sábado.

“Soubemos que ela havia torcido o tornozelo e não tinha conseguido contato com o Corpo de Bombeiros. Fomos nós e dois socorristas do parque”, contou.

De acordo com o soldado, os PMs foram direto à recepção do parque, encontraram o coordenador da equipe de resgate, que informou que tinha dois socorristas para atender a moça e que precisaria da ajuda dos policiais para o resgate.

Piertson descreveu a trilha como um caminho difícil, cheio de subidas e descidas, com muitas pedras e íngreme. Quando chegaram ao local em que a turista havia se acidentado, os funcionários do parque imobilizaram o pé dela que estava machucado. Para sair dali, só conseguiram colocando a moça nas costas.

“Tem um equipamento que chama ‘Juliete’, que é como se fosse uma cadeirinha, que ajuda em casos assim, mas nem ele dava para usar porque o terreno era muito difícil. A maior dificuldade é por ser muito íngreme. Só os guias conseguem chegar a esses atrativos”, contou.

Uma ambulância do Samu foi acionada pelo parque, mas só conseguia chegar até certo ponto da trilha justamente por causa do tipo de terreno. De acordo com o soldado, a turista se queixava de muita dor e não podia apoiar o pé ferido no chão.

“A equipe teve um desgaste físico e psicológico, foram quase três horas para tirar ela do local, por ser bem acidentado, tinha bastante pedra. Fizemos o melhor possível e tivemos sucesso em resgata-la. A gente faz de coração”, disse.

Ainda de acordo com o soldado, a turista foi levada a um hospital em Alto Paraíso de Goiás, depois transferida para uma unidade de saúde em Brasília, onde deveria passar por uma cirurgia nesta segunda-feira (19).

O nome do hospital em que a turista ficou internada não foi divulgado, por isso não foi possível atualizar o estado de saúde dela nesta manhã.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.