Pular para o conteúdo principal

Campos Belos/GO: Câmara de Vereadores aprova processo de abertura de impeachment contra o prefeito Ninha



Numa sessão tumultuada, com muito bate-boca, vaias, discursos inflamados, a Câmara Municipal de Campos Belos, no nordeste de Goiás, aprovou, na noite desta terça-feira (29), a abertura do processo de impeachment contra o prefeito Aurolino Santos Ninha.

Cerca de 200 pessoas da comunidade lotaram o Auditório Dom Alano para acompanhar e participar ativamente da sessão histórica.

Por muitas vezes, o público vaiou e aplaudiu as discussões e os bate-bocas.

A sessão de ontem foi exclusiva para apreciar o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), aberta pelos parlamentares do município para apurar supostas irregularidades praticadas pelo prefeito de Campos Belos à frente gestão do Executivo.

Dentre elas a contratação supostamente irregular e desvantajosa para a administração publica de uma empresa de transporte, que segundo os vereadores  pertence a familiares do prefeito.

Em uma das acusações feitas pelos parlamentares e que integra o conteúdo do relatório da CPI, e que mexeu com os ânimos da plateia, foi a de que a prefeitura comprou areia da cidade de Anápolis, a cerca de 500 km de distância, sendo que o produto seria muito abundante na cidade, numa atitude extremamente antieconômica da gestão pública.

O relatório da CPI trouxe cinco quesitos para que o plenário da Casa decidisse a respeito.

1) a abertura de processo de “impeachment” em desfavor do prefeito municipal, Aurolino Santos Ninha;

2) imediato afastamento do exercício das funções inerentes ao cargo de prefeito municipal;

3) configuração  do ato de improbidade administrativa;

4) ressarcimento ao erário pelos prejuízos que o município sofreu em virtude de atos antieconômicos;

5)  requisição de representação ao Ministério Público pelos danos causados ao patrimônio do município e aos de atos de improbidade administrativa.

O presidente da Câmara de Vereadores, Sargento Abreu, por prudência, resolveu deixar o item mais polêmico, de afastamento do prefeito do cargo, por último. 

A sessão só terminou de madrugada, quase duas horas da manhã.

Por maioria, os vereadores da Casa resolveram aprovar todos os quesitos, com exceção a do afastamento do prefeito do cargo.

Este último precisaria de pelo menos dois terços dos votos da Casa, composta por onze vereadores. 

Para o afastamento de Ninha imediatamente do cargo, sete vereadores votaram a favor e 4 contra:  Ademir da Sucam, Pedro, Arione e Denilson.

Este último, segundo informações de bastidores, foi a grande surpresa.

Ele integrou a CPI e aprovou o relatório que pedia o afastamento do prefeito.

Ontem ele votou contra o afastamento e contra a abertura do processo de impeachment.

Nos demais quesitos, ele votou a favor (contra o prefeito).

À amigos ele confessou que seu voto foi uma represália contra os colegas vereadores, que tinham prometido que ele seria presidente da Casa na gestão de 2016, e agora, na hora da escolha, “passaram-lhe a perna”, e elegeram o vereador Marreta em seu lugar.

Sobre o processo de abertura de impeachment contra Ninha, o vereador Sargento Abreu afirmou que o processo deve ter início em fevereiro, após o recesso, e deve tramitar rapidamente na Casa.

Segundo ele, o regimento da Câmara prevê um quorum de 2/3 de vereadores para a aprovação.

Ao que tudo indica o vereador Denilson novamente deve ser o fiel da balança no processo político municipal de 2016 em Campos Belos. 

Sobre a configuração do ato de improbidade administrativa e do ressarcimento ao erário pelos prejuízos que o município sofreu em virtude de atos antieconômicos, os autos agora serão remetidos para o Ministério Público de Goiás, para que o órgão  abra os procedimentos para processar e julgar o prefeito Santos Ninha.

Procurado pela reportagem, a assessoria do prefeito de Campos Belos informou que tudo não passou de politicagem de início de ano eleitoral.

Fonte: Dinomar Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.