Pular para o conteúdo principal

Projeto Fábrica de Sonhos no presídio de Posse/GO retoma produção de tijolos e bloquetes





Detentos da Unidade Prisional de Posse, no Nordeste goiano, reiniciaram, em 18 de dezembro, a produção de tijolos e bloquetes em uma fábrica instalada no interior do presídio, conforme previsão do Projeto Fábrica de Sonhos, uma iniciativa do Ministério Público, Conselhos de Segurança e do Comunidade, Judiciário, Polícias Civil e Militar.

Para sua implementação, o projeto contou com apoio do Sebrae, que presta consultoria com temática voltada para a qualidade e produtividade na realização do trabalho, que ajuda na redução de pena e beneficia a comunidade.

Conforme explica o promotor Diego Braga, a fábrica de tijolos do presídio onde é realizado o projeto funciona com maquinário próprio e a sua produção tem destinação fundamentalmente social e também auxilia na ressocialização dos presos.
Segundo o especialista em engenharia de produção e consultor do Sebrae Fernando Witicovski, após a conclusão no presídio, parte do recurso gerado com a venda dos tijolos será revertida em parte para a comunidade de Posse. O Sebrae é parceiro técnico e dá sustentabilidade ao projeto.

Para os reeducandos, é uma boa oportunidade para aprender um novo ofício. “Trabalhar é muito melhor que estar na cela encarcerado. Além de pagar a pena, temos a chance de aprender uma nova profissão”, afirma o reeducando Edson Souza. O promotor esclarece que Edson tem pena totalizada em quatro anos e nove meses e, a cada três dias de trabalho, reduz um dia de pena.

História       

O projeto foi iniciado no início de 2015 como fruto da atuação conjunta dos promotores de Justiça Diego Braga (Posse), Paulo Brondi (Campos Belos) e Douglas Chegury (São Domingos), em parceria com os Conselhos de Segurança de Posse e Simolândia e do Conselho da Comunidade de Posse, além de alguns dos agentes prisionais.

Na época, foi aplicado recurso de R$ 10 mil, oriundo da transação penal, integralmente aplicado na unidade produtiva. O valor foi usado para a estruturação de um galpão de trabalho, a compra de insumos para o início da produção e equipamentos de proteção individual (EPI). A máquina para fabricação foi cedida pelo município de Posse, em regime de comodato, com capacidade de produção de cerca de 600 tijolos por dia. A produção foi iniciada em março de 2015, interrompida cerca de seis meses depois e agora retomada de forma profissionalizada, contando com a consultoria técnica do Sebrae.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.