domingo, 31 de maio de 2020

São Domingos-GO: Contraprova de exame de homem dá resultado negativo para coronavírus



O exame de contraprova de um paciente de São Domingos, no nordeste goiano, para coronavírus deu resultado negativo. O segundo teste foi realizado pelo laboratório Lacen em Goiânia.

O paciente havia testado positivo na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, mas o exame de contraprova descartou o caso.

O resultado era aguardado com ansiedade por todos os moradores. Em 48h o resultado foi divulgado pelo laboratório.

A Secretaria de Saúde continua tomando as medidas de controle e prevenção e solicita a toda comunidade que continuem tomando as devidas providencias e cuidados de prevenção.

Homem é preso por tentativa de homicídio no Povoado Água Quente, em Iaciara-GO



Um homem foi preso no Povoado Água Quente, no município de Iaciara, no nordeste goiano, após atirar com arma de fogo contra uma pessoa.

Após receber a denúncia, a Polícia Militar esteve no Povoado Água Quente, onde conseguiu localizar e prender o autor.

O autor foi preso em flagrante por tentativa de homicídio.

Além do autor, a Polícia localizou também a arma usada na tentativa de homicídio. O autor foi apresentado na delegacia de Polícia de Posse.

A Polícia Militar deu uma resposta rápida a sociedade, trazendo uma sensação de segurança e confiança.

Mulher fica ferida após cair de moto na GO-446, em Posse-GO

Foto: Corpo de Bombeiros

Uma mulher ficou ferida após cair de uma motocicleta na GO-446, no município de Posse, no nordeste goiano, no trevo que liga até a cidade de Iaciara.

O acidente aconteceu na manhã deste domingo (31). Os bombeiros foram acionados e prestou atendimento a vítima.

 A vítima apresentava corte na perna e no rosto. Foi realizado atendimento pré-hospitalar.

Após atendimento no local, os bombeiros encaminharam a vítima para o hospital de Posse.

Conselho Estadual de Educação de Goiás determina a suspensão das aulas presenciais até 31 de julho



O Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO) divulgou uma resolução determinando a suspensão das atividades presenciais nas escolas até o dia 31 de julho. De acordo com o documento, as férias escolares devem ocorrer no mês de julho, e o regime especial de aulas não presenciais deve seguir até o dia 30 de junho.

Na resolução, publicada no sábado (30), o presidente do Conselho Estadual de Educação, Flávio Roberto de Castro, informa que a decisão foi tomada com base no decreto estadual e na nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), que recomenda a suspensão das aulas presenciais até o fim de julho para evitar uma maior disseminação do novo coronavírus.

Em Goiás, as escolas públicas e privadas estão sem aulas presenciais desde o dia 16 de março, quando a Secretaria Estadual de Saúde emitiu uma nota técnica suspendendo as atividades em todos os níveis educacionais como medida para conter o avanço da Covid-19.

As aulas ficaram suspensas por 15 dias e, em seguida, passaram a ser realizadas no formato EAD (educação a distância). Desde então, os alunos das redes pública e privada têm tido aulas online por meios de tecnologia adotados pelas escolas.

Fonte: G1

Alvorada do Norte-GO confirma primeiro caso de coronavírus



Em nota divulgada na manhã deste domingo (31) a prefeitura de Alvorada do Norte, no nordeste goiano, confirmou o primeiro caso de coronavírus.

Segundo a nota, a paciente viajou do Distrito Federal para Alvorada do Norte, depois de 10 dias apresentou sintomas da COVID-19, foi feito teste rápido e testou positivo.

Logo após foi colhido material da paciente e levado para o laboratório LACEN em Goiânia, onde foi confirmado novamente positivo para Coronavírus.

A paciente voltou para o seu domicílio no Distrito Federal, de forma segura e está em quarentena.

As pessoas que tiveram contato com a paciente testaram negativo e encontram se em isolamento domiciliar.

A Secretaria de Saúde alerta à população para ficar em distanciamento social e usar máscaras ao sair de casa.

sábado, 30 de maio de 2020

Deputada Magda Mofatto demite mais de 500 funcionários de seus hotéis



A deputada federal Magda Mofatto não vai fechar os hotéis. Uma fonte diz que só está reestruturando os negócios para fortalecê-los

Dada a quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus, o setor de turismo está em crise em todo o país, com empresas fechando as portas e demitindo trabalhadores. A empresária Magda Mofatto, proprietária de 21 hotéis em Caldas Novas, demitiu, nesta semana, cerca de 500 funcionários.

Os hotéis devem retomar o funcionamento a partir de 15 de junho. Segundo uma fonte ligada à deputada federal pelo PL, há possibilidade de, se os negócios melhorarem até o final do ano, os demitidos, ou ao menos parte deles, serem recontratados. “A empresária não vai fechar hotéis. Vai apenas reestruturar os negócios para fortalecê-los”, afirma a fonte.

Alguns dos demitidos deram depoimentos admitindo que as empresas de Magda Mofatto pagam em dia. Eles acreditam que voltarão a trabalhar nos hotéis.

Fonte: Jornal Opção

Por causa do coronavírus, concurso público da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás é suspenso



O Município de Alto Paraíso de Goiás, Estado de Goiás informa que, em atenção às orientações do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás – TCM/GO, dos Órgãos de Saúde e da Lei Complementar nº 173/2020, de 27 de maio de 2020, decidiu adiar a aplicação de prova e suspender temporariamente as atividades do Concurso Público nº 01/2020, em função das medidas de combate e controle ao coronavírus (COVID-19), no sentido de evitar aglomerações públicas, e em respeito aos candidatos inscritos.

A situação está ocorrendo em todo território nacional, pois concursos estão sendo suspensos Brasil a fora.

A suspensão era uma possibilidade desde o início, pois a situação de saúde pública que inicialmente duraria pouco tempo, se estende até a presente data e vem se tornando imprevisível quando cessará.

A Administração Municipal e a Quadrix (www.quadrix.org.br) estão adotando as medidas para realizar os ajustes no Edital, em especial com cenário para realização de provas não só em Alto Paraíso de Goiás, como em outras localidades, evitando, assim, o trânsito de pessoas e aglomerações, visando a segurança da comunidade local e dos candidatos moradores deste município e de outros tantos municípios que se inscreveram no Concurso.

O Concurso Público encontra-se suspenso, contudo, esta situação não deve ser confundida com cancelamento do certame. A cessados os motivos da suspensão, os tramites do Concurso Público retornam a seguir seu curso.

Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás

Incra extingue assentamento da reforma agrária no município de Flores de Goiás



A Superintendência do Incra no Distrito Federal extinguiu um assentamento da reforma agrária no município de Flores de Goiás (GO), onde 62 famílias ganhariam terra.

O cancelamento da inscrição do Assentamento Amaziles se deve a decisão judicial. Militantes ligados ao MST invadiram a área e inviabilizaram a reforma agrária no local.

O Assentamento começou a ser implantado em 2004, dentro da Fazenda Caiçara, uma área de 2.420 hectares. O MST invadiu a área antes das famílias inscritas receberem seus lotes e, no mesmo ano, a Justiça Federal, sob o argumento de que o imóvel rural estava ocupado, suspendeu a desapropriação. A sentença foi confirmada recentemente pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“As decisões judiciais favoráveis à extinção do processo de desapropriação têm como causa a invasão da área por pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), quando o referido imóvel já estava legalmente classificado como propriedade improdutiva”, diz o Incra. As 62 famílias que receberiam terra no assentamento, segundo o órgão, nem chegaram a ser instaladas no local.

O Incra informou que as famílias foram atendidas em outros projetos de reforma agrária localizados na região, a fazenda desapropriada foi devolvida aos antigos proprietários e os invasores do MST sumiram do local.

Fonte: Veja

Confirmados dois casos de coronavírus em Posse-GO




A Secretaria Municipal de Saúde de Posse, no nordeste goiano e o Comitê̂ de Crise Covid-19, divulgaram na noite desta sexta-feira (29) sobre dois casos confirmados do novo coronavírus.

Segundo a Secretaria de Saúde, são pacientes com amostra positiva para o Coronavírus, testados fora da rede municipal de saúde de Posse. Hoje, há dois pacientes confirmados, com sintomas leves, cumprindo o isolamento domiciliar.

Foram descartados por exame laboratorial e pelo Lacen, 14 casos suspeitos de coronavírus. Os resultados dos exames deram negativo para a Covid-19.

Portanto, neste momento, não há caso suspeito e notificado, em Posse, aguardando resultados.

O número de casos em situação de monitoramento pela Secretaria de Saúde, subiu nesta sexta-feira (29), para 09.

Por precaução, os pacientes em monitoramento seguem em isolamento domiciliar, sem exigência de notificação para coleta de exames, por tanto, não são classificados como casos suspeitos para realização do teste.

Diante do cenário atual, o Município inseriu no Boletim Covid-19 mais duas situações de controle pela Secretaria Municipal de Saúde de Posse.

1 - Casos em Monitoramento para área endêmica: subiu para 08, o número de pacientes que estão em monitoramento e isolamento, devido a remoção para área com casos positivos, sem exigência de notificação para coleta de exames.

2 - Casos em Monitoramento por Alto Risco de contágio: nesta sexta-feira, foi registrado 01 caso de paciente em monitoramento e isolamento devido ao contato direto ou indireto com caso positivo de Covid-19.

Novos boletins, com dados atualizados, serão divulgados diariamente, ou a qualquer momento, caso haja informações importantes.

Nós iremos atualizar a todos e temos compromisso com a população de Posse em passar todas as informações com total transparência.

O distanciamento social ainda é uma medida necessária para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Fique em casa! Se precisar sair, USE MÁSCARA!

Fonte: Prefeitura Municipal de Posse

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Justiça penhora R$ 200 mil da prefeitura de Posse-GO para garantir início das obras de regularização do fornecimento de água para a comunidade do Baco Pari



Através de uma ação civil pública de 2017 no Ministério Público Federal, o juiz federal Tadeu José Afonso determinou a penhora R$ 200 mil das contas da prefeitura municipal de Posse, no nordeste goiano.

Cerca de 56 famílias da comunidade Quilombola do Baco Pari, localizada no município de Posse, sofrem com a falta de água.

A penhora dos 200 mil é para garantir o início das obras de regularização e manutenção do fornecimento de água potável na comunidade do Baco Pari.

A decisão proferida pelo juiz atendeu a um pedido da Dra. Juliana de Paula advogada do PTB em ação proposta pelo seu presidente o Sr. Adelmo de Paula.

O prefeito Wilton Barbosa fez um compromisso judicial para fornecer água potável para os moradores da comunidade, mas estava mandando apenas um caminhão pipa por semana para o Baco Pari.

Este blog já postou sobre a falta d’água nesta comunidade, bem como a qualidade da água. A comunidade já chegou a ficar mais de 20 dias sem água.

Prefeitura de São Domingos-GO suspende concurso público por causa do coronavírus



A Prefeitura Municipal de São Domingos, no nordeste goiano, suspendeu o concurso público municipal, devido a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o comunicado, a suspensão se deu devido o cenário de emergência mundial de saúde em razão do vírus Covid-19, seguindo a recomendação do centro de operações de emergência em saúde, por meio de nota técnica torna pública a suspensão do concurso público.

As provas objetivas estavam previstas para o dia 7 de junho de 2020.

O cronograma com a nova data e demais etapas do certame será divulgado oportunamente.

O concurso visa preencher 35 vagas mais formação de cadastro de reserva de professores, monitores, auxiliares e vigilantes. Os salários chegam até R$ 2.381,04 para cargas horárias de 30 horas.


Profissional de saúde contaminada com Covid-19 em Campos Belos-GO precisou ser encaminhada para UTI, em Goiânia



Apesar de não ter sido divulgado pela Secretaria de Saúde de Campos Belos (GO), este Blog tomou conhecimento, através de uma fonte, que uma das profissionais de saúde da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) contaminadas pela Covid-19 não estava bem e precisou ser internada numa UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de um hospital de Goiânia (GO).

A técnica de enfermagem foi uma das profissionais contaminadas após o atendimento ao idoso de 70 anos, o paciente "01".

Como ela não teve contato com o idoso, a hipótese é que ela tenha contraído o vírus no descanso, por intermédio de colegas contaminados.

Segundo a fonte, devido ao quadro crítico da mulher, os médicos de Campos Belos resolveram sair com a paciente da cidade rumo a Goiânia, no dia 12 de maio.

Na capital, esteve internada na UTI e teve alta sete dias depois. No dia 22 de maio voltou para Campos Belos, recuperada e curada.

Mas ela teve que lutar bravamente contra a doença na UTI.

Apesar de não ter sido entubada, o médico que a atendeu afirmou, na oportunidade, que ela chegou a ter mais de 50% dos pulmões comprometidos pela ação do vírus.

Em razão disso, a enfermeira apresentou muito cansaço antes de ser lavada a Goiânia.

Felizmente, a profissional de saúde está agora salva, bem e no leito de seus entes queridos.

Mas não podemos deixar de registrar este caso e ser transparente em todos os registros de Covid-19 - óbvio, preservando a identidade das vítimas.

Porque qualquer tipo de informação é crucial neste momento de pandemia, principalmente para mostrar que o novo coronavírus é agressivo, letal e tem alto poder de contaminação.

E não leva à morte apenas idosos e aquelas pessoas do grupo de risco.

Qualquer humano pode morrer após a contaminação, a depender de como o corpo vai reagir contra a infecção causada.

Como não há remédios e vacinas, a única medida ainda é o isolamento social e os cuidados com a higiene pessoal.

Fonte: Dinomar Miranda

Coronavírus: Uma pessoa apresenta sinais e sintomas com exame sugestivo, Secretaria de Saúde agora aguarda resultados de dois exames de contraprova, em São Domingos-GO



Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde de São Domingos, no nordeste goiano, informa sobre uma das pessoas que teve contato com o homem que testou positivo em exame realizado em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.

Segundo o comunicado, um dos contatos apresentou sintomas e com exame radiológico sugestivo.

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, foi realizado a coleta de material e enviado para o laboratório Lacen em Goiânia.

A Secretaria de Saúde trata os dois casos como suspeito e aguarda os resultados de exames de duas contraprovas de pacientes, que deve sair ainda neste final de semana.

Segundo o comunicado, 16 pessoas estão em isolamento porque tiveram contato com os suspeitos.

A Secretaria de Saúde continua tomando as medidas de controle e prevenção e solicita a toda comunidade que continuem tomando as devidas providencias e cuidados de prevenção.


Fazenda de 14 alqueires está à venda em Divinópolis de Goiás

Imagem Ilustrativa

Uma fazenda de 14 alqueires está à venda em Divinópolis de Goiás. Ótima para a criação de gado.

Segundo a proprietária, a terra é boa, tem rio e água para irrigação, além de estar apenas a 16 km da cidade.

Para negociar, o preço do alqueire está sendo oferecido a R$ 25.000.

Contato: (062) 996040513 ou 996690607

Campos Belos-GO registra até o momento 20 casos confirmados de coronavírus



O município de Campos Belos, no nordeste goiano, registrou até o momento 20 casos confirmados do novo coronavírus.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde Municipal através de boletim divulgado nesta sexta-feira (29)

Dos 20 infectados com o novo coronavírus, 16 já estão recuperados da doença.

Conforme boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, até está sexta-feira, o município contabiliza 104 casos notificados da doença, 8 suspeitos, 76 descartados, 20 confirmados, sendo que 1 veio óbito e 16 recuperados.

A população deve fazer sua parte e seguir as ações preventivas, como lavar as mãos de maneira adequada, evitar aglomerações, usar máscaras e, principalmente, sair de casa somente quando for estritamente necessário, para assim controlar a disseminação do coronavírus na cidade.

A Secretaria de Saúde orienta a população que tome devidas precauções de contato e distanciamento social.


Divinópolis de Goiás: Adoração ao Divino Espírito Santo




Por Francielle Rego Oliveira Braz (28 de maio de 2020)

Ó meu Divino Espírito Santo
Te adoro com muita emoção
Na minha terra Divinópolis de Goiás
Chegastes desde a sua criação
Lá pelos anos de 1880
Chegaste em forma de pomba
Bem no mangueiral onde os tropeiros se arranchavam
Foi um dia de Chuva
A “chuva do Divino”
Assim muitos falaram

Tentaram te levar de lá
Mas de lá não quis sair
E ao longo dos anos
A sua adoração só crescia

Muitos vinham de longe por sua adoração
Dona Emerenciana, por longos anos
Recebeu os seus festejos
 Onde algumas famílias vinham da zona rural
Com seu carro de boi
Bem enfeitado e cheio de alimento

Ajudando no festejo
Em um tempo de muita fartura
Gratidão ao Divino Espírito Santo
 E muito amor ao próximo

Nos seus festejos
Havia também os foliões
Eles se juntavam
E por sua adoração
Giravam em vários lugares
Levando o seu canto e sua bandeira ao sertão

Entre eles: o alferes, o bagageiro
O contra guia eu conheço bem
O seu Laurito um grande trovador
Que aprendeu o ofício ainda pequeno
Acompanhando seu pai Cícero um grande folião

Ele trovava com o guia
Durante oito dias
Muitos cânticos e vários versos
Ao Divino Espírito Santo

Fui entregue desde pequena
Por minha mãe aos seus cuidados
E em Trindade fui batizada
Em um grande templo
De sua adoração

Eu aprendi os seus cânticos
Meu Divino Espírito Santo
Foi com meu avô Domingos
Que em muitos lugares me levou
Cantando o Divino aos doentes
Nesse sertão tão longe
E de pouco alento

Cresci te adorando
Meu Divino Espírito Santo
Hoje nesse momento desafiador
Peço a sua misericórdia
Nesse tempo de pandemia
Onde o mundo parou!

Estamos no mês de maio de 2020
Mês dos seus festejos
Estamos em casa!
Pela rádio, televisão e celular
Acompanhando o seu louvor
Os padres são nossos heróis
Eles nos ajudam a fortalecer a nossa fé
Com a força do seu louvor

Cheios do Espírito Santo
Com os seus sete dons nos apegamos
Sabedoria
Inteligência
Conselho
Fortaleza
Ciência
Piedade
E Temor de Deus
E peçamos a ti misericórdia ao mundo inteiro
Pelo fim dessa pandemia
Nos fortaleça na fé
E nos ilumine com suas graças
Viva! Viva! Ao Divino Espírito Santo de amor.



Prefeito de Flores de Goiás é acusado de mais um crime sexual



O prefeito de Flores de Goiás, no nordeste do estado, Jadiel Ferreira, está sendo acusado de mais um crime sexual, desta vez por uma agente de saúde do município por crime sexual.

O fato ocorreu quando a agente de saúde, exercendo sua função, estava visitando as casas dos moradores e esteve na casa do Prefeito. Fez todos os procedimentos de praxe e quando foi aferir a pressão, teve seu corpo “alisado” e o prefeito começou a elogiá-la de forma constrangedora.

A declarante pegou os seus equipamentos para medir a glicemia do mesmo e ficaram conversando; Que a declarante fez o procedimento e quando estava saindo se lembrou que não havia medido a pressão e retornou; Que sentou e começou a fazer anotações em seu caderno e JADIEL começou a alisar a região do seu quadril.

Anexamos embaixo cópia do registro de ocorrência.

Nos colocamos à disposição da Defesa do Prefeito para publicar qualquer nota ou esclarecimento.

Fonte: Lance Goiás


quinta-feira, 28 de maio de 2020

Colisão entre duas carretas deixa motorista ferido na BR-020, em Roda Velha




Por volta das 15h30 desta quinta-feira (28), aconteceu uma colisão envolvendo uma carreta baú e uma carreta carroceria na BR-020, próximo ao Posto Roda Velha, no distrito de Roda Velha De Cima, município de São Desidério-BA.

Segundo informações colhidas no local, a carreta baú carregada com sacos de revestimento branco trafegava pela rodovia sentido Brasília-DF, quando o condutor freou para passar em um quebra-molas, foi atingido na traseira pela outra carrreta que trafegava no mesmo sentido.

Com o choque da batida o motorista da carreta carroceria identificado por Gilmar dos Santos Freitas de 58 anos, ficou preso nas ferragens.

O SAMU e o Corpo de Bombeiros Militar de Luis Eduardo Magalhães foram acionados para resgatarem a vítima, mas ao chegarem o motorista já tinha sido socorrido por terceiros e levado por uma ambulância de Roda Velha para o Posto de Saúde Marcos Konishi no referido Distrito. Uma máquina agrícola (algodoeira) foi usada para cortar a carreta e retirar o motorista das ferragens.

A equipe do SAMU se deslocou até o Posto de Saúde onde a vítima já estava recebendo os cuidados necessários e posteriormente será transferida para outra unidade de saúde, o motorista teve luxação de fêmur e de quadril lado esquerdo.

A Polícia Rodoviária Federal - PRF registrou a ocorrência.

O Corpo de Bombeiros Militar de Luís Eduardo Magalhães realizou a limpeza da pista do revestimento branco (carga) que derramou no local.

Fonte: Blog Braga




Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães-BA registra mais 5 casos do novo coronavírus



A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais CINCO NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município. O município agora tem 32 casos confirmados.

Os cinco casos se referem: dois pacientes do sexo masculino, 48 e 08 anos; um paciente do sexo feminino, 37 anos, todos com história de contato com caso positivo na cidade de Barreiras. Um paciente do sexo masculino, 62 anos, com história de viagem, testado em clínica particular; um paciente do sexo feminino, 33 anos, sem história de viagem ou contato com caso positivo, testado em clínica particular.

Os cinco pacientes apresentam sintomas que não indicam necessidade de internação hospitalar e permanecem em isolamento domiciliar obrigatório, monitorados e acompanhados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle da #Covid19 em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde

Coronavírus: Secretaria de Saúde aguarda resultado de exame de contraprova de homem de São Domingos-GO



A Secretaria Municipal de Saúde São Domingos, no nordeste goiano, emitiu uma nota, onde esclarece que foi constatado um caso suspeito do novo coronavírus e 10 pessoas que tiveram estão sendo orientados a ficarem em monitoramento e em casa.

Trata-se de um homem que foi fazer exame admissional para trabalhar em uma empresa no Oeste da Bahia.

O paciente já tem um exame que testou positivo na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Hoje a equipe da saúde de São Domingos realizou o teste rápido no paciente suspeito e em todas as pessoas que tiveram contato e todos testaram negativo pra Covid-19.

Foi realizado também coleta nos pacientes para contraprova e enviados para o Laboratório Lacen em Goiânia, os resultados devem sair em 48h.

Segundo a Secretaria de Saúde, o caso continua suspeito, até que saiu o resultado da contraprova.

A Secretaria de Saúde continua tomando as medidas de controle e prevenção e solicita a toda comunidade que continuem tomando as devidas providencias e cuidados de prevenção.

Liminar bloqueia bens do prefeito de Posse-GO e suspende norma que impôs restrições à Promotoria



Acolhendo pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO), o juiz Pedro Henrique Dias suspendeu o Decreto n° 154/2018, baixado pelo prefeito de Posse, no nordeste goiano, Wilton Barbosa de Andrade, que impunha restrições à atuação da Promotoria local, bem como bloqueou seus bens até o limite de R$ 300 mil.

Conforme relatado pela 1ª Promotoria de Justiça de Posse, Wilton de Andrade editou, em janeiro de 2018, a norma questionada, estabelecendo que as informações ou documentos requisitados pelo MP-GO somente seriam fornecidas se houvesse requisição, mediante ofício, com prazo de dez dias.

Ao editar o decreto, o prefeito justificou que o então representante do MP-GO na comarca, promotor Douglas Chegury, estaria entrando nos órgãos municipais e obrigando os servidores a paralisarem suas tarefas para lhe entregar documentos e procedimentos. Por ser descabida a acusação, a Promotoria local instaurou notícia de fato e recomendou ao prefeito a revogação da norma. A recomendação foi expedida em outubro do ano passado.

Em resposta, o gestor afirmou não ter proibido os representantes do MP-GO de realizar investigações no Executivo municipal e que não iria acatar a orientação, motivando a propositura da ação.

Para o MP local, a conduta praticada pelo gestor configura ato de improbidade administrativa, em violação aos princípios da legalidade e impessoalidade, por agir de maneira consciente e dolosa.

Na liminar, o magistrado verificou possível ilegalidade do ato, cumulada com a gravidade dos fatos e violação dos princípios da administração pública, uma vez que afronta o poder de requisição do MP-GO, previsto constitucionalmente. “Ainda afronta o poder de livre acesso dos membros da instituição a qualquer lugar público ou privado, conforme expresso nas Leis Orgânicas Nacional e Estadual do MP”, pontuou. O bloqueio visa garantir eventual condenação.

Fonte: MPGO

Pedido do MP é acolhido e servidor de Formosa-GO está com bens indisponíveis em mais de R$ 60 mil



Ricardo Maciel de Sousa, servidor comissionado de Formosa, teve seus bens bloqueados em R$ 62.120,00, por determinação do juiz Marcelo Alexander Batista, conforme requerido liminarmente pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO).

O valor corresponde aos valores subtraídos por ele da bilheteria do Parque Municipal do Itiquira, como responsável pela sua guarda e transporte, bem como abrange quantia que pode garantir o pagamento de multa civil.

Para a autora da ação na esfera civil, a titular da 6ª Promotoria de Justiça de Formosa, Andrea Beatriz Rodrigues de Barcelos, os atos praticados pelo acionado causaram enriquecimento ilícito, dano ao erário e configuram violação aos princípios da administração pública. Inquérito policial apurou a prática do crime de peculato, pelo qual o servidor deverá responder criminalmente.

A improbidade

Na ação, a promotora relata que Ricardo Maciel ocupa o cargo comissionado de assessor administrativo, responsável pela guarda, transporte e depósito em cofre da sede da prefeitura dos valores arrecadados no Parque do Itiquira. O dinheiro era contabilizado e encaminhado para o cofre, no mesmo dia da arrecadação. No entanto, entre os dias 2 e 5 de março de 2019, o réu apropriou-se de R$ 15.530,00, conforme comprovam documentos e filmagens. Depois de recolhido o dinheiro, em cada dia, ele o levou para sua residência, deixando de guardá-lo no cofre da prefeitura.

Juiz mantém preso motorista que se envolveu em acidente que matou mãe e filho, em Campos Belos-GO



O juiz Fernando Marney de Carvalho determinou a prisão preventiva de Bruno Cordeiro Damasceno, de 32 anos, após ele se envolver em um acidente de carro em que mãe e filho morreram, na GO-118, em Campos Belos de Goiás, no nordeste do estado. Segundo a Polícia Civil, ele é investigado por dirigir bêbado.

A decisão foi assinada segunda-feira (26). De acordo com a equipe policial que investiga o acidente, Bruno não apresentou advogado até a publicação desta reportagem. Por isto, a reportagem não conseguiu localizar a defesa do investigado.

O acidente ocorreu no último dia 19 de maio. Segundo a polícia, Josefina José de Souza, de 59 anos, dirigia um Volkswagen Gol, e bateu de frente com Bruno, que dirigia um Peugeot. Ela o filho, Leonardo Souza de Barros, de 26 anos, morreram por causa da batida.

Bruno também foi levado para o hospital. Mas, segundo os policiais, recebeu alta e está no presídio.

Em depoimento, o motorista se reservou ao direito de ficar em silêncio. Assim, ainda não há informações sobre a dinâmica da batida. De qualquer forma, a Polícia Civil informou que "o que já está confirmado, é que ele deu causa ao acidente".

Embriaguez ao volante

No dia do acidente, a Polícia Militar informou que o motorista estava aparentemente embriagado e, apesar de se recusar a fazer o teste do bafômetro, o laudo médico constatou a ingestão de bebida alcoólica. A Polícia Civil reforçou que "havia sinais de ele ter ingerido bebida alcoólica, constatado por diversas pessoas no local do acidente".

Os investigadores afirmam que Bruno pode responder pelo crime de homicídio doloso. “Ao final do inquérito, diante de todos os elementos que forem juntados, pode haver uma análise jurídica no sentido de ele responder pelo homicídio doloso do Código Penal, por ele, estando com a carteira suspensa, sob a influência de álcool, transitando acima da velocidade da via, em mais de 50km/h, assumir o resultado de produzir o resultado morte de alguém”, informa o delegado responsável pelo caso, que não quis ser identificado.

Fonte: G1

Justiça condena hospital a pagar R$ 400 mil de indenização por troca de bebês logo após o parto, em Formosa-GO




O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) determinou que um hospital de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, indenize em R$ 400 mil as famílias que tiveram bebês trocados há 24 anos. Diego Galvão e Daniel Gomes de Oliveira descobriram aos 19 anos que não eram filhos dos pais que os criaram. Os partos foram realizados no mesmo dia e horário, e a troca foi confirmada por um exame de DNA.

Em nota enviada nesta quarta-feira (27), a Sociedade Beneficente São Camilo, que administra o hospital onde eles nasceram, comunica que, em respeito às pessoas envolvidas, não se manifestará sobre o contido no processo e decisões proferidas.

O documento foi publicado na última terça-feira (19). Os magistrados da 3ª Câmara Cível do TJ-GO acataram, por unanimidade, o parecer do relator, juiz Ronnie Paes Sandre.

O TJ-GO manteve a condenação que já havia sido dada, em primeiro grau, na comarca de Formosa. À época, os representantes do hospital recorreram pedindo que a indenização fosse reduzida a R$ 50 mil e paga apenas às mães. No entanto, os magistrados negaram os pedidos e determinaram o pagamento total de R$ 400 mil, que deve ser dividido igualmente para cada jovem e suas genitoras.


Segundo o processo, os bebês foram trocados logo após o nascimento. No dia do parto, conforme a ação, Dileide Galvão, que criou Diego, e Eliana Gomes de Melo, que ficou com Daniel, deram à luz no mesmo centro cirúrgico. Apenas um pano as separavam.

Descoberta da troca

Quando os pais descobriram a troca, eles contaram que nunca desconfiaram de que algo poderia estar errado. Eles só souberam porque, sem saber do parentesco, Diego acabou ficando amigo do irmão biológico mais velho, o militar Pablo Vinícius Gomes de Oliveira, e muita gente comentava sobre a semelhança física dos dois.

À época, Eliana contou que, quando viu Diego pela primeira vez, ficou desconfiada por conta da semelhança com Pablo. Após uma conversa, Diego aceitou fazer o exame de DNA. Com o resultado, Diego e Daniel disseram que ficaram em choque.

Aproximação

Hoje, com 24 anos de idade, os irmãos tentam se unir. À TV Anhanguera, Diego contou que, mesmo após a descoberta das famílias biológicas, eles continuam vivendo com as famílias que os criaram.

“Estamos tentando nos aproximar, porém, não é dinheiro que vai trazer os anos perdidos. Desde o acontecido, quase nada mudou, continuamos cada um com a sua família de criação”, disse.

Diego disse ainda que as famílias costumam se reunir em datas comemorativas. “Nos reunimos às vezes, Dias dos Pais e Dia das Mães, tentando aproximação, mas a coisa não é fácil, mas estamos tentando”, contou.

Fonte: G1

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Duas pessoas morrem em grave acidente envolvendo três veículos na BR-020




Um grave acidente no fim da manhã desta quarta-feira (27) deixou duas pessoas mortas na BR-020, trecho entre Alvorada do Norte e Posse, ambos no nordeste goiano.

O acidente envolveu três veículos de passeio, um dos veículos ficou totalmente destruído.

O corpo de bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para socorrer as vítimas.

Além dos dois óbitos, uma pessoa ficou gravemente ferida e outras três tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas para o hospital.

Os bombeiros precisaram fazer o desencarceramento das vítimas que vieram a óbito. As identidades das vítimas não foram divulgadas.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para atender a ocorrência. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia.




Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...