Pular para o conteúdo principal

Juíza atende pedido para proibir Alvorada folia 2016 em Alvorada do Norte/GO

Foto do Alvorada Folia de 2015

Acolhendo pedido do Ministério Público, a juíza Simone Pedra Reis determinou que o município de Alvorada do Norte abstenha-se de realizar a festa denominada “Alvorada Folia/2016” nos dias 21, 22 e 23 deste mês na Praia do Povo, alusiva ao aniversário da cidade, bem como não efetue quaisquer pagamentos relacionados às contratações do Processo Administrativo nº 7586/2016, enquanto não sanadas as irregularidades, sob pena de multa no valor de R$ 100 mil. O site da prefeitura já informa a decisão.

Na ação, o promotor Douglas Chegury relata que instaurou procedimento administrativo para apurar os gastos referentes à festa, em detrimento de obras e investimentos, especialmente em relação à segurança pública, bem como saúde, educação, urbanismo, meio ambiente, sustentabilidade e mobilidade, todos de natureza prioritária.

A ação aponta que o prefeito David Moreira de Carvalho realizou uma publicação em sua rede social informando as atrações que iriam se apresentar na referida festa. 

Também sustenta que os gastos realizados com shows musicais para o evento são, no mínimo, desproporcionais e desprovidos de razoabilidade, uma vez que o administrador público não apresenta um plano eficiente na execução dos investimentos prioritários.

O promotor informa que o Hospital Municipal encontra-se com infraestrutura precária e que a promotoria recebe inúmeras reclamações, inclusive sobre, a falta de profissionais especializados na área da saúde.

Ao decidir, a juíza argumenta que as contratações públicas devem ser precedidas da instauração de procedimento administrativo licitatório pertinente, e, nos casos de contratação direta, por meio da dispensa e inexigibilidade de licitação, devem-se submeter à interpretação estrita da Lei nº 8666/1993, artigo 25 “para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública”.

Assim, a magistrada enfatiza que os quatro requisitos para a contratação direta devem ser preenchidos, e que após uma análise minuciosa dos documentos colacionados aos autos, não foi identificado a presença de todos os requisitos. 

O primeiro requisito é o da inviabilidade de competição, por ele, o administrador público deve buscar um artista que atenda à necessidade pública, e que quando é impossível identificar um ângulo único e determinado para diferenciar as diferentes performances artísticas, encaixa-se neste requisito.

O segundo requisito, exige que o objeto da contratação seja prestado por um artista profissional, mas, de acordo com o Supremo Tribunal Federal, a exigência dos artistas serem registrados na Delegacia Regional do Trabalho foi afastada, sendo assim tal requisito foi considerado presente.

Foi no terceiro requisito que a magistrada encontrou irregularidades. No caso desta exigência, a contratação deve ser realizada diretamente com o artista ou por seu empresário exclusivo. 

A juíza conclui que é vedada a apresentação de cartas de exclusividade conferidas a empresários para intermediar a contratação de artistas em determinado evento.

Assim, as cartas de exclusividades dos artistas Cleber e Cauan, Chiclete com Banana, e Matogrosso e Mathias, foram encaminhadas com as mesmas datas para a realização dos shows, o que é vedado pela Lei de Licitações e entendimento dos tribunais. 

A decisão também informa que o representante dos artistas reside no município de Damianópolis, mas, de acordo com as cartas, as empresas representantes são de outros Estados, o que demonstra a intermediação por pessoa diversa no previsto em lei. 

Quanto aos demais artistas, Selva Branca e Luxúria, o requerido não mostrou as respectivas cartas de exclusividade, inviabilizando a análise por parte da magistrada.

Quando ao quarto requisito, que o profissional seja consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, a juíza não encontrou irregularidades, uma vez que a escolha do artista é tida como ato discricionário. 

Além do não preenchimento do terceiro requisito, a administração pública não colheu cotações de preços no setor artístico, para verificar os preços cobrados por artistas do mesmo gênero ou fama, para evitar futuras alegações de superfaturamento. Desta forma, a juíza Simone Reis deferiu parcialmente o pedido liminar do promotor.

Fonte: MPGO

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.