Pular para o conteúdo principal

Goiás: PSDB aumenta bancada de prefeitos em 50%; PMDB, DEM e PT perdem 40% dos municípios



O comparativo entre os resultados das eleições para prefeito em Goiás em 2012 e 2016 não deixa dúvidas: o PSDB e os partidos da base aliada do governador Marconi Perillo são os grandes vencedores da corrida deste ano, e PMDB, PT e DEM, que lideram a oposição no Estado, os maiores derrotados.

Os tucanos elegeram neste domingo 25 prefeitos a mais que em 2012, saltando de 52 para 77 – alta de 50%.

Enquanto isso, o PMDB do ex-prefeito Iris Rezende encolheu drasticamente e o PT literalmente minguou em Goiás, se tornando um partido nanico. O DEM do senador Ronaldo Caiado seguiu o mesmo caminho, especialmente se levado em conta que parte dos prefeitos eleitos pelo partido é aliada de Marconi. Na comparação com 2012, o PMDB perdeu 15 prefeitos – de 57 para 42, uma redução de 30% no total de eleitos. O DEM perdeu 7 prefeitos, despencando de 17 para 10, redução de 40%.

Nenhum partido, no entanto, sofreu um tombo do tamanho do registrado pelo PT, que em 2012 elegera 17 prefeitos e, nesta eleição municipal, conquistou apenas 2 prefeituras – incríveis 90% menos prefeitos nesta eleição na comparação com a anterior. Em Goiânia, mesmo tendo o atual prefeito, Paulo Garcia, eleito no primeiro turno em 2012 com 65% dos votos, o PT amargou a quinta colocação com a candidatura de Adriana Accorsi, que obteve 6,73% dos votos válidos.

As eleições municipais deste ano sagram a base aliada de Marconi como a grande vencedora da disputa municipal, com especial destaque para o PSDB, partido do governador e do vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton. A coalizão liderada pelos tucanos venceu as eleições municipais em 9 dos 15 maiores municípios em termos populacionais e garantiu vaga nos dois colégios onde haverá segundo turno – Goiânia e Anápolis.

Em Goiânia, o apoio do PSDB foi imprescindível para a ida de Vanderlan para o 2.º turno. A conquista do candidato do PSDB representa uma derrota para o ex-prefeito e candidato a novo mandato Iris Rezende (PMDB) e para o senador Ronaldo Caiado (DEM), que apostavam em vitória em Goiânia já no primeiro turno. O resultado da disputa atesta a vitória acachapante de PSDB e partidos aliados e uma derrota fragorosa para o PMDB, Iris, Caiado e o deputado federal peemedebista Daniel Vilela.

O PSDB elegeu 35 prefeitos a mais que o PMDB, que venceu em 42 municípios. Ainda assim, parte dos prefeitos peemedebistas eleitos apoiam a gestão de Marconi e, em boa parte das cidades, tiveram os tucanos na aliança. O PP, que também integra a base de apoio do governador, é o terceiro partido que mais elegeu prefeitos, com vitória em 22 municípios. Marconi e o vice-governador José Eliton (PSDB) impulsionaram o resultado gravando mensagens de apoio para a maioria dos prefeitos da base aliada.

Outros cinco grandes partidos da coalizão que apoia Marconi impulsionaram o resultado: o PR elegeu 18 prefeitos; o PSD, 15; o PTB elegeu 12; o PSB, 10 prefeitos; e o PPS conquistou 4 prefeituras. Além de Goiânia, a base aliada estadual também vai disputar o segundo turno em Anápolis, com Roberto do Orion (PTB), que obteve 21,56% dos votos e concorrerá com o atual prefeito, João Gomes (PT), com 29,92% dos votos válidos.

A base aliada de Marconi conquistou as prefeituras da maioria dos grandes municípios do Estado: elegeu os prefeitos de 9 dos 15 maiores municípios do Estado – em dois, Goiânia e Anápolis, haverá segundo turno com participação da coalizão. A base venceu em Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso, Trindade, Novo Gama, Senador Canedo, Itumbiara, Jataí e Planaltina.

Em Posse, município do vice-governador e secretário de Segurança Pública José Eliton, Wilton Barbosa (PSDB) venceu com 57,01% dos votos. Posse é o principal município do Nordeste Goiano, onde a base aliada de Marconi alcançou a maior vitória regional, elegendo todos os prefeitos locais. Com o resultado, José Eliton foi o grande vitorioso da região.

A base computa vitórias mesmo entre prefeitos filiados a partidos oficialmente de oposição. Em Hidrolândia, o prefeito Paulinho se reelegeu com 67,99% dos votos. Filiado ao DEM, ele é aliado de Marconi e apoia a gestão estadual. Na Cidade de Goiás, a prefeita Selma Bastos (PT) se reelegeu com 42,59%. A petista teve o PSDB como vice na coligação que apoiou sua candidatura ao novo mandato. O PSDB também indicou os vices de diversas coligações lideradas pelo PMDB.

Fonte: Mais Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.