Pular para o conteúdo principal

Escola pública de Lavandeira/TO ganha projeção nacional com projetos de leitura




O Colégio Estadual de Lavandeira, localizado no sudeste do Estado, tem alcançado excelentes resultados com os projetos de leitura e produção de textos.

A unidade escolar, neste ano, tem três alunos classificados na etapa regional da 5ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro; um aluno concorrendo à vaga no Programa Jovem Embaixador e outros semifinalistas no concurso de redação da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), com o tema “Pelo fim da Violência contra a mulher”.

No seu histórico de premiações, o Colégio Estadual de Lavandeira conseguiu no ano passado, a classificação no I Concurso de Redação da Defensoria Pública da União e, com isso, ganhou R$ 10 mil, recurso que está sendo investido em ações para melhorar a qualidade do ensino. E tem mais, a instituição foi a vencedora do Prêmio Gestão Escolar, sendo a melhor escola pública do Tocantins, em 2013.

Na Olimpíada de Língua Portuguesa, o estudante Thiago Aparecido da Silva foi selecionado na categoria Artigo de Opinião com o seu texto “Rio Palma, nosso recurso natural, nossa joia rara”, ele participará em São Paulo (SP), no período de 25 a 27, da etapa regional.

Na categoria crônica, a aluna Ravylla Nayara da Silva foi selecionada com a sua criação “A mulher, o vestido, decepção de fama” e irá participar das oficinas da etapa regional em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no período de 8 a 11 de novembro.

Na categoria Memórias Literárias, a estudante Mileny Souza Rocha também está na etapa regional com o trabalho “Prazeres que vão ao vento” e ela participará das oficinas em Fortaleza, Ceará, no período de 16 a 18 de novembro.

No concurso sobre o fim da violência contra a mulher estão classificados para a etapa final, os alunos Maria Antônia de Oliveira Brito e Guilherme Gandara a Fonseca e participa do processo Jovens Embaixadores, o aluno Guilherme Gandara.

A diretora da escola, Jilene Belarmina da Silva, atribui esse resultado ao trabalho realizado de forma coletiva e às ações sugeridas no Projeto Político-Pedagógico referentes ao incentivo à leitura e à produção de textos.

“Desenvolvemos ao longo do ano letivo atividades como rodas de leitura, produção de textos e premiamos os alunos que mais leem os livros da nossa biblioteca. São ações que estão fazendo a diferença”, explicou.

O Colégio Estadual de Lavandeira, única escola pública da cidade, que tem uma média de dois mil habitantes, oferta o ensino fundamental a partir do 5º ano, o ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola conta atualmente com 294 alunos e faz parte da Diretoria Regional de Educação de Arraias.

O município de Lavandeira está localizado a 528 km da capital Palmas. Entre as ações desenvolvidas pela escola, está o incentivo a todos os concursos literários e olimpíadas do conhecimento.

“Esse sucesso, se deve ao compromisso e envolvimento de toda a equipe de trabalho que juntamente com toda a comunidade escolar desenvolveu ações de motivação para os estudos, conversas particulares com alunos e pais, visitas domiciliares às famílias de alunos faltosos em parceria com o Conselho Tutelar e monitoramento sistemático da freqüência em parceria com os representantes de turmas”, frisou a diretora Jilene.

Professoras nota 1000

Esse resultado que a escola alcançou é fruto do trabalho integrado entre as professoras de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Mariza de Jesus Ferreira, Jullyane Prado Amaral da Silva Castro e Rosana Márcia Souza.

Elas conversam muito sobre o trabalho, compartilham experiências e didáticas de ensino. E contam com o apoio da coordenadora de Programa e Projetos da escola, a educadora Maria Macedo.

“Somos parceiras e temos vocação para o que realizamos. Se for preciso trabalhar no sábado, ou em outro horário fora da rotina, estamos sempre à disposição. E esses resultados que estamos obtendo são frutos de nosso trabalho diário na sala de aula, com leituras e produção de textos”, esclareceu a professora Rosana.

A professora Mariza de Jesus contou que sempre incentiva os alunos a participarem dessas olimpíadas. “Enfatizamos o estudo dos gêneros literários e da realização de pesquisas.

O fundamental é promover a leitura, a produção, depois ter a correção e, em seguida, uma nova produção. Se o professor não corrigir não haverá mudanças. E acompanhar a evolução da aprendizagem dos alunos é o que nos mantêm motivados e felizes”, frisou Mariza de Jesus.

O que faz a escola ser referência num universo de quase 500 unidades escolares estaduais é o planejamento coletivo, a valorização dos alunos que apresentam rendimento e o comprometido de todos da escola.




Fonte: Seduc/TO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.