O Colégio
Estadual de Lavandeira, localizado no sudeste do Estado, tem alcançado
excelentes resultados com os projetos de leitura e produção de textos.
A unidade
escolar, neste ano, tem três alunos classificados na etapa regional da 5ª
edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro; um
aluno concorrendo à vaga no Programa Jovem Embaixador e outros semifinalistas
no concurso de redação da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e
Esportes (Seduc), com o tema “Pelo fim da Violência contra a mulher”.
No seu
histórico de premiações, o Colégio Estadual de Lavandeira conseguiu no ano
passado, a classificação no I Concurso de Redação da Defensoria Pública da
União e, com isso, ganhou R$ 10 mil, recurso que está sendo investido em ações
para melhorar a qualidade do ensino. E tem mais, a instituição foi a vencedora
do Prêmio Gestão Escolar, sendo a melhor escola pública do Tocantins, em 2013.
Na Olimpíada
de Língua Portuguesa, o estudante Thiago Aparecido da Silva foi selecionado na
categoria Artigo de Opinião com o seu texto “Rio Palma, nosso recurso natural,
nossa joia rara”, ele participará em São Paulo (SP), no período de 25 a 27, da
etapa regional.
Na categoria
crônica, a aluna Ravylla Nayara da Silva foi selecionada com a sua criação “A
mulher, o vestido, decepção de fama” e irá participar das oficinas da etapa
regional em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no período de 8 a 11 de novembro.
Na categoria
Memórias Literárias, a estudante Mileny Souza Rocha também está na etapa
regional com o trabalho “Prazeres que vão ao vento” e ela participará das
oficinas em Fortaleza, Ceará, no período de 16 a 18 de novembro.
No concurso
sobre o fim da violência contra a mulher estão classificados para a etapa
final, os alunos Maria Antônia de Oliveira Brito e Guilherme Gandara a Fonseca
e participa do processo Jovens Embaixadores, o aluno Guilherme Gandara.
A diretora
da escola, Jilene Belarmina da Silva, atribui esse resultado ao trabalho
realizado de forma coletiva e às ações sugeridas no Projeto Político-Pedagógico
referentes ao incentivo à leitura e à produção de textos.
“Desenvolvemos
ao longo do ano letivo atividades como rodas de leitura, produção de textos e
premiamos os alunos que mais leem os livros da nossa biblioteca. São ações que
estão fazendo a diferença”, explicou.
O Colégio
Estadual de Lavandeira, única escola pública da cidade, que tem uma média de
dois mil habitantes, oferta o ensino fundamental a partir do 5º ano, o ensino
médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola conta atualmente com 294
alunos e faz parte da Diretoria Regional de Educação de Arraias.
O município
de Lavandeira está localizado a 528 km da capital Palmas. Entre as ações
desenvolvidas pela escola, está o incentivo a todos os concursos literários e
olimpíadas do conhecimento.
“Esse
sucesso, se deve ao compromisso e envolvimento de toda a equipe de trabalho que
juntamente com toda a comunidade escolar desenvolveu ações de motivação para os
estudos, conversas particulares com alunos e pais, visitas domiciliares às
famílias de alunos faltosos em parceria com o Conselho Tutelar e monitoramento
sistemático da freqüência em parceria com os representantes de turmas”, frisou
a diretora Jilene.
Professoras nota 1000
Esse
resultado que a escola alcançou é fruto do trabalho integrado entre as
professoras de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Mariza de Jesus
Ferreira, Jullyane Prado Amaral da Silva Castro e Rosana Márcia Souza.
Elas
conversam muito sobre o trabalho, compartilham experiências e didáticas de
ensino. E contam com o apoio da coordenadora de Programa e Projetos da escola,
a educadora Maria Macedo.
“Somos
parceiras e temos vocação para o que realizamos. Se for preciso trabalhar no
sábado, ou em outro horário fora da rotina, estamos sempre à disposição. E
esses resultados que estamos obtendo são frutos de nosso trabalho diário na
sala de aula, com leituras e produção de textos”, esclareceu a professora
Rosana.
A professora
Mariza de Jesus contou que sempre incentiva os alunos a participarem dessas
olimpíadas. “Enfatizamos o estudo dos gêneros literários e da realização de
pesquisas.
O
fundamental é promover a leitura, a produção, depois ter a correção e, em
seguida, uma nova produção. Se o professor não corrigir não haverá mudanças. E
acompanhar a evolução da aprendizagem dos alunos é o que nos mantêm motivados e
felizes”, frisou Mariza de Jesus.
O que faz a
escola ser referência num universo de quase 500 unidades escolares estaduais é
o planejamento coletivo, a valorização dos alunos que apresentam rendimento e o
comprometido de todos da escola.
Fonte:
Seduc/TO
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