Pular para o conteúdo principal

Campos Belos, Posse/GO e outras duas cidades de Goiás têm alta taxa de mortalidade infantil e vão receber o "Siga Mamãe e Bebê"



O Siga Saúde Goiás está entre os projetos de Inovação e Tecnologia aplicada à saúde do Estado e uma solução em e-Saúde.

Na fase inicial, o sistema foi customizado para torná-lo multimunicípios, com atendimento integrado a todas as cidades goianas.

Foi feita ainda a integração com o CadSusWeb (sistema do Cartão Nacional de Saúde).

Atualmente, o sistema está sendo implantando nas unidades da Região de Saúde Sudoeste 1 e foram realizados mais de 64.600 atendimentos, entre procedimentos de atenção básica, de média e alta complexidade.

O Siga está em operação com atendimento da atenção básica nos municípios de Lagoa Santa, Itajá, Caçu, Quirinópolis, Porteirão, Turvelândia e, em Rio Verde com o Módulo Regulação de leitos.

As próximas cidades a receber o projeto na região são Montividiu, Aparecida do Rio Doce e Castelândia. Estes municípios já receberam a equipe do Siga para apresentação do projeto.

Neste primeiro ano do Projeto Siga Goiás, os resultados mostram que tem avançado significativamente.

O contrato inicial, que vai até novembro deste ano, prevê uma expansão de uso em 90 unidades de Saúde.

Até o momento, atingiu-se 45 unidades nos municípios implantados. Entretanto, com a utilização do módulo Siga Mamãe em 160 secretarias municipais de saúde e o Módulo Regulação em 64 Caps e 120 UBS solicitantes mostram que o Siga já ultrapassou as metas.

Siga Mamãe e Bebê

Siga Mamãe e Siga Bebê são módulos pré-natal e puerpério para acompanhar a gestante e o bebê até um ano de idade, atendidos pela rede pública de saúde, por meio de um prontuário eletrônico.

Para este projeto, o Siga Saúde capacitou 160 municípios e possui 510 gestantes georreferenciadas.

Quirinópolis, Trindade, Caçu, Turvelândia, Itapaci, Lagoa Santa, Itaberaí, Itajá, Nova América e Rio Verde utilizam estes módulos com o principal objetivo de reduzir o índice de mortalidade infantil no Estado.

A implantação dos módulos Siga Mamãe e Siga Bebê vai priorizar as ações de intervenção nos municípios com maior Taxa de Mortalidade Infantil (TMI), sendo eles: Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bom Jesus de Goiás, Caldas Novas, Campos Belos, Catalão, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goianira, Inhumas, Itaberaí, Itapuranga, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Mineiros, Novo Gama, Planaltina, Posse, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade, Valparaíso de Goiás, responsáveis por, aproximadamente, 76% do total das mortes infantis no Estado.

Regulação

Além do sistema atuar nos municípios da Região Sudoeste 1, o Siga Saúde é o projeto que cuida da Regulação do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq), em Aparecida de Goiânia.

O módulo garante o acesso de pacientes que necessitam de internação ou acompanhamento ambulatorial.

Há dois meses, o Siga auxilia no processo de solicitação de consultas e admissão para a unidade. Até o momento, foram solicitadas 136 consultas e possui 30 pacientes internados.

Rio Verde também utiliza do Módulo Regulação do projeto Siga Saúde. O município é sede da Região de Saúde Sudoeste 1 em Goiás e atua na regulação de mais 17 municípios pactuados.

Desde junho deste ano, foram solicitadas mais de 1.400 internações. Em uma próxima fase no município, o Siga vai auxiliar em marcações de consultas e exames especializados.

Fonte: Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.