Pular para o conteúdo principal

Campos Belos, Posse/GO e outras duas cidades de Goiás têm alta taxa de mortalidade infantil e vão receber o "Siga Mamãe e Bebê"



O Siga Saúde Goiás está entre os projetos de Inovação e Tecnologia aplicada à saúde do Estado e uma solução em e-Saúde.

Na fase inicial, o sistema foi customizado para torná-lo multimunicípios, com atendimento integrado a todas as cidades goianas.

Foi feita ainda a integração com o CadSusWeb (sistema do Cartão Nacional de Saúde).

Atualmente, o sistema está sendo implantando nas unidades da Região de Saúde Sudoeste 1 e foram realizados mais de 64.600 atendimentos, entre procedimentos de atenção básica, de média e alta complexidade.

O Siga está em operação com atendimento da atenção básica nos municípios de Lagoa Santa, Itajá, Caçu, Quirinópolis, Porteirão, Turvelândia e, em Rio Verde com o Módulo Regulação de leitos.

As próximas cidades a receber o projeto na região são Montividiu, Aparecida do Rio Doce e Castelândia. Estes municípios já receberam a equipe do Siga para apresentação do projeto.

Neste primeiro ano do Projeto Siga Goiás, os resultados mostram que tem avançado significativamente.

O contrato inicial, que vai até novembro deste ano, prevê uma expansão de uso em 90 unidades de Saúde.

Até o momento, atingiu-se 45 unidades nos municípios implantados. Entretanto, com a utilização do módulo Siga Mamãe em 160 secretarias municipais de saúde e o Módulo Regulação em 64 Caps e 120 UBS solicitantes mostram que o Siga já ultrapassou as metas.

Siga Mamãe e Bebê

Siga Mamãe e Siga Bebê são módulos pré-natal e puerpério para acompanhar a gestante e o bebê até um ano de idade, atendidos pela rede pública de saúde, por meio de um prontuário eletrônico.

Para este projeto, o Siga Saúde capacitou 160 municípios e possui 510 gestantes georreferenciadas.

Quirinópolis, Trindade, Caçu, Turvelândia, Itapaci, Lagoa Santa, Itaberaí, Itajá, Nova América e Rio Verde utilizam estes módulos com o principal objetivo de reduzir o índice de mortalidade infantil no Estado.

A implantação dos módulos Siga Mamãe e Siga Bebê vai priorizar as ações de intervenção nos municípios com maior Taxa de Mortalidade Infantil (TMI), sendo eles: Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bom Jesus de Goiás, Caldas Novas, Campos Belos, Catalão, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goianira, Inhumas, Itaberaí, Itapuranga, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Mineiros, Novo Gama, Planaltina, Posse, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade, Valparaíso de Goiás, responsáveis por, aproximadamente, 76% do total das mortes infantis no Estado.

Regulação

Além do sistema atuar nos municípios da Região Sudoeste 1, o Siga Saúde é o projeto que cuida da Regulação do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq), em Aparecida de Goiânia.

O módulo garante o acesso de pacientes que necessitam de internação ou acompanhamento ambulatorial.

Há dois meses, o Siga auxilia no processo de solicitação de consultas e admissão para a unidade. Até o momento, foram solicitadas 136 consultas e possui 30 pacientes internados.

Rio Verde também utiliza do Módulo Regulação do projeto Siga Saúde. O município é sede da Região de Saúde Sudoeste 1 em Goiás e atua na regulação de mais 17 municípios pactuados.

Desde junho deste ano, foram solicitadas mais de 1.400 internações. Em uma próxima fase no município, o Siga vai auxiliar em marcações de consultas e exames especializados.

Fonte: Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.