Pular para o conteúdo principal

Artenio Ataídes, ex-secretário de saúde, emite carta aberta a população de Divinópolis de Goiás



Não há sensação mais gratificante que o dever cumprido, encerro hoje um ciclo iniciado no dia 2 de janeiro de 2013, quando tomei posse como Secretário municipal de saúde do Município de Divinópolis de Goiás.

Nestes quase quatro anos, foquei como meta maior fomentar a qualidade da saúde publica municipal oferecida à comunidade. Não é fácil mudar a realidade de um Município com uns dos mais baixos IDH do Estado de Goiás em tão pouco tempo. No entanto, consegui atingir quase 90% das minhas metas satisfatoriamente.

Entre estes e outros grandes motivos é que reafirmo a sensação do dever cumprido. A certeza de ter trabalhado por todo este período unindo esforços para oferecer a toda população divinopolina uma saúde digna, humana e de qualidade.

Ao assumir em 2013 o comando da secretária municipal de saúde não fiquei de braços cruzados esperando uma solução mágica, os desafios foram tamanhos mas, hoje vejo que valeu apena por olhar ao passado próximo e perceber que ajudei a melhorar significadamente a qualidade da saúde no território municipal.

Dentre as diversas inovações na saúde, muito me alegra dizer que realizamos quase 300 procedimentos cirúrgicos já mais realizados antes na unidade de Saúde Mãe Roberta.

Após décadas de clamor, viabilizei a instalação de um consultório odontológico no Distrito de Vazante, colocando em funcionamento a equipe de saúde bucal, sem interrupção do serviço desde a sua instalação.

Enfim, já dizia o apostolo Mateus: “Quando deres uma esmola ou ajuda, não deixes tua mão esquerda saber o que faz a direita”. Desta forma, não irei rebater as criticas nem mesmo tecer o que foi por mim desenvolvido com a finalidade de vangloriar em beneficio próprio o que a função publica condicionou.

Quero de modo especial, agradecer a comunidade do Distrito de Vazante e região, pela forma carinhosa que sempre me trataram, demonstrando respeito e valorização ao meu trabalho e a minha pessoa, localidade de um povo humilde, acolhedor que a partir do dia 01 de janeiro de 2017 estarão bem representados com o  candidato a vereador eleito DIEGO, ser humano por mim admirado, garoto novo, de uma simpatia tremenda e uma capacidade inigualável a vocês os meus sinceros e eternos agradecimentos.

Ao meu Povoado de Porteiras, localidade que viu nascer os meus antepassados, composto de pessoas do coração puro e amigável, agradeço pela compreensão e apoio que tiveram comigo no decorrer dessa trajetória.

Aos moradores de Divinópolis, agradeço pelo crédito, pela paciência, pelo apoio, agradeço o reconhecimento daqueles que acreditaram e confiaram nos meus esforços no sentido de fazer o melhor para a saúde da população.

Nessa árdua jornada, prestei o atendimento igualitário, sem qualquer descriminação com o objetivo único de retribuir ao povo o direito garantido no art.196 da C.F/88.

Deixo um registro de reconhecimento aos vereadores desta cidade por todo apoio durante este período, só tenho a agradecer pela transigência e compreensão com relação ao contexto da nossa cidade. Todos sabem e reconhecem o quanto é difícil administrar essa pasta, servi ao povo não é mesmo uma tarefa fácil o apoio e a parceria de todos foi fundamental para conseguir chegar tão longe e mudar a realidade do nosso Município tão promissor.

Uma administração pública no âmbito da Saúde depende muito de orientação técnica de vários setores, de conhecer os problemas e buscar soluções, de apurar as deficiências e necessidades, e tudo isso não é fácil de conduzir quando dependemos muito de outras pastas e da dedicação homogênea de todos os envolvidos. Estamos sempre correndo contra o tempo, portanto, agradeço pelo apoio aos meus colegas Secretários Municipal de: Educação, finanças, administração, agricultura, controle interno, assistência social, transporte, esporte e cultura. Agradeço também aos integrantes que compões todas essas equipes.

O meu muito obrigado aos médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, motoristas, auxiliares de serviços gerais e demais profissionais da Saúde pela constante luta. Participei de perto e senti o quão árduo são seus trabalhos. E constatei que muitos, realmente, honram a profissão e agem com ética e generosidade em suas determinadas funções, amenizando o sofrimento dos pacientes e facilitando as  relações interpessoais e o processo evolutivo da saúde “MUITO OBRIGADO POR TEREM ANDADO AO MEU LADO NESSA DIFÍCIL MISSÃO”.

Por fim, minha gratidão ao prefeito Filoneto e vice Ary pela oportunidade que me foi concedida e confiança depositada, possibilitando que eu agregasse à minha carreira mais uma rica e valorosa experiência, a de vivenciar a SAÚDE PÚBLICA. Obrigado por me permitirem continuar acreditando que é possível uma cidade avançar, mesmo que gradativamente, mas que com amor ao próximo, integridade, esforço e interesse no progresso da cidade nossos objetivos podem ser alcançados. Foi muito honroso assumir essa responsabilidade e com ela adquiri um enorme aprendizado, mesmo com tantas limitações e desafios.

Ao novo Secretário Municipal de Saúde, desejo que com o seu conhecimento técnico, realize um excelente trabalho a frente da Secretaria de Municipal de Saúde.

Por fim...

“ Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz”.
 Eclesiastes 3:1-8

Divinópolis de Goiás, 25 de outubro de 2016.
Artenio Guimarães Ataídes
Ex. Secretário Municipal de Saúde

Comentários

  1. Parabéns pela sua competência, o que você conseguiu para a saude de Divinópolis, muitos município não tem, seu conhecimento e competência ninguém vai poder tirar de você. Deus tem um proposito em tudo e obrigada pela oportunidade de trabalhar com você e de aprender com você. Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Artenio, eu gostaria de agradecê-lo, pelo trabalho prestado ao nosso município e dizer que você terá sempre o meu respeito e admiração. De sua sempre amiga Ildimar....Tetica....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.