Pular para o conteúdo principal

E agora, prefeito?



Encerrado as eleições municipais no nordeste goiano, é chegado o momento de cumprimentar os prefeitos eleitos e também desejar boa sorte. Para os eleitos, essa é certamente uma conquista que já nasce com a marca do desafio.

Indiscutivelmente, os recém-eleitos representam o desejo da população diante de um cenário de crise política e econômica sem precedentes na história recente do país. Todos têm a legitimidade do voto, mas também assumem com a responsabilidade de prestar mais e melhores serviços.

Trata-se da primeira geração de governantes locais, avalizados pelo eleitor, após as manifestações de 2013, que representaram uma mudança no paradigma de exigência da população diante do poder público.

A recessão prolongada e a queda de arrecadação continuarão exigindo a atenção de todos, ao mesmo tempo em que se imporá aos novos prefeitos a adoção de medidas que viabilizem o cumprimento dos compromissos firmados na campanha.

Neste contexto, é preciso equalizar os conceitos de responsabilidade fiscal, salvaguardando o equilíbrio de receitas e despesas, ao de responsabilidade social, assegurando a oferta de serviços públicos de qualidade.

Para isso, o país precisa enfrentar o debate sobre adequações na própria Lei de Responsabilidade Fiscal e o tema da judicialização, que, em muitos casos, privilegia quem tem mais condições de acessar a Justiça, em detrimento dos mais carentes.

Como é inegável que os municípios são o elo mais frágil da federação, política ou financeiramente, caberá aos governantes construir um processo que contemple coesão de esforços e união nacional.

A tarefa de aprimorar o diálogo federativo, com os governos estaduais e federal, ganha ainda mais importância neste contexto de crise. Somente com os três entes participando do debate, de forma democrática, poderá ser revisitado o modelo de partilha de responsabilidades que respeite as diferenças regionais e enfrente graves iniquidades e o subfinanciamento de diversas políticas públicas.

O cenário que se descortina para os próximos anos é de insuficiência de recursos para grandes investimentos em infraestrutura. Mais do que realizações físicas, os novos prefeitos serão instados a debater o desenvolvimento sustentável das cidades, intervenções que melhorem a qualidade de vida das pessoas e promovam a mediação dos conflitos urbanos -que envolvem temas como mobilidade, saúde, educação e habitação.

Para promover esse estratégico debate, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) realiza o quarto Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, de 24 a 28 de abril de 2017, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

Mesmo com suas imperfeições, a política tem sido historicamente o caminho mais adequado para a solução dos impasses sociais e para a construção de consensos.

Por tudo isso, os eleitos que (re)iniciam suas jornadas como governantes locais precisam se unir ainda mais e participar ativamente do diálogo federativo e do debate na busca de alternativas. A superação desses desafios está diretamente associada à valorização da política e ao respeito à democracia.

Encontro Nacional dos prefeito em Brasília (2015)

Por Marcio Lacerda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.