Pular para o conteúdo principal

Cavalos tomam conta da Esplanada em ato contra proibição da vaquejada



Vaqueiros e criadores de gado do Distrito Federal levaram cavalos à Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira (11) em protesto à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a prática da vaquejada no país. Tradição cultural nordestina, ela consiste em tentar derrubar pela cauda um boi solto em uma pista.

Os vaqueiros que participaram do ato estimam que 700 mil pessoas, que trabalham direta e indiretamente com o esporte, sejam afetadas pela proibição do Supremo.

"Vaquejada é um esporte, uma cultura que veio do Nordeste. O pessoal das ONGs pensa que a gente maltrata os animais, mas a gente faz bem aos animais. Muita gente julga sem nem ter ido a uma vaquejada, só pela internet e pelas redes sociais", afirmou o vaqueiro José Leomar Barbosa.

"Proibir não vai resolver. A gente se adequou às regras. Os vídeos que rolam nas redes sociais são atrasados", disse o vaqueiro e dono de harasWildemberg Sales. Ele declarou que todos os animais são bem tratados e que as regras ficaram mais rígidas. Um exemplo que citou é o fato de usarem um "rabo artificial", para não machucar os bichos.

O deputado distrital Juarezão (PSB) disse apoiar a prática. Ele é autor do projeto para regulamentar a vaquejada como esporte no DF. "O prejuízo seria muito grande. Por detrás do cavalo tem o vaqueiro, tem famílias. O desemprego seria muito grande e por isso apoiamos a regulamentação em todo o Brasil", afirmou.

Iniciado por volta das 9h, o protesto foi pacífico. Ele reuniu cerca de 300 vaqueiros, segundo a organização. A Polícia Militar estimou um número de 40 manifestantes.

Os vaqueiros percorreram a Avenida das Nações, passaram em frente ao Congresso Nacional e caminharam na Esplanada até a Catedral, onde programaram rezer um "Pai Nosso". Duas faixas da via S1 ficaram interditadas, o que provocou congestionamento.




Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.