Pular para o conteúdo principal

Cavalos tomam conta da Esplanada em ato contra proibição da vaquejada



Vaqueiros e criadores de gado do Distrito Federal levaram cavalos à Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira (11) em protesto à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a prática da vaquejada no país. Tradição cultural nordestina, ela consiste em tentar derrubar pela cauda um boi solto em uma pista.

Os vaqueiros que participaram do ato estimam que 700 mil pessoas, que trabalham direta e indiretamente com o esporte, sejam afetadas pela proibição do Supremo.

"Vaquejada é um esporte, uma cultura que veio do Nordeste. O pessoal das ONGs pensa que a gente maltrata os animais, mas a gente faz bem aos animais. Muita gente julga sem nem ter ido a uma vaquejada, só pela internet e pelas redes sociais", afirmou o vaqueiro José Leomar Barbosa.

"Proibir não vai resolver. A gente se adequou às regras. Os vídeos que rolam nas redes sociais são atrasados", disse o vaqueiro e dono de harasWildemberg Sales. Ele declarou que todos os animais são bem tratados e que as regras ficaram mais rígidas. Um exemplo que citou é o fato de usarem um "rabo artificial", para não machucar os bichos.

O deputado distrital Juarezão (PSB) disse apoiar a prática. Ele é autor do projeto para regulamentar a vaquejada como esporte no DF. "O prejuízo seria muito grande. Por detrás do cavalo tem o vaqueiro, tem famílias. O desemprego seria muito grande e por isso apoiamos a regulamentação em todo o Brasil", afirmou.

Iniciado por volta das 9h, o protesto foi pacífico. Ele reuniu cerca de 300 vaqueiros, segundo a organização. A Polícia Militar estimou um número de 40 manifestantes.

Os vaqueiros percorreram a Avenida das Nações, passaram em frente ao Congresso Nacional e caminharam na Esplanada até a Catedral, onde programaram rezer um "Pai Nosso". Duas faixas da via S1 ficaram interditadas, o que provocou congestionamento.




Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.