Pular para o conteúdo principal

MP recomenda anulação de processo seletivo para contratação de pessoal para a Policlínica de Posse-GO



O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Posse, no nordeste goiano, recomendou à organização social Instituto dos Lagos Rio a anulação do Processo Seletivo nº 1/2020, realizado para a contratação de profissionais para a Policlínica de Posse, no Nordeste goiano. No documento encaminhado nesta sexta-feira (22/5) à entidade, cuja sede fica na cidade do Rio de Janeiro (RJ), são apontadas diversas irregularidades no certame.

Após denúncia feita à promotoria sobre possíveis irregularidades nas contratações, o MP constatou que o instituto descumpriu itens do contrato de gestão, assim como diversas exigências da Lei Estadual nº 15.503/05 (Lei das OSs). Entre estas inconformidades estão: o edital de processo seletivo não foi previamente aprovado pela Controladoria-Geral de Goiás, não foi publicado no Diário Oficial do Estado no prazo legalmente previsto e não observou os princípios da publicidade e do julgamento objetivo.

Relativamente à publicidade do edital, verificou-se que o documento foi divulgado pelo Instituto dos Lagos Rio apenas no site da instituição e com várias informações ausentes, entre elas: a) local, data e horário de aplicação da prova, os quais que seriam fornecidos posteriormente; b) critério a ser utilizado para análise curricular, já que apesar de a entidade ter destacado que utilizaria um manual de recrutamento e seleção próprio, contudo, nem todos os cargos previstos no edital possuíam esse manual; c) método utilizado para atribuir nota na entrevista individual.

Além disso, segundo a promotoria, o instituto descumpriu diversas cláusulas do contrato de gestão, como a aprovação de candidatos com média inferior à estipulada para aprovação e a aprovação sem os requisitos mínimos de escolaridade para o cargo. Constatou-se ainda haver candidatos “aprovados com ressalvas”, pessoas que se candidataram para uma vaga, mas foram contratadas para outro posto de trabalho, contratados sem a comprovação de experiência exigida, entre outras irregularidades.

Recomendações

Desse modo, foi ainda recomendado ao Instituto dos Lagos Rio que promova a publicação do regulamento próprio, a que faz menção o artigo 17 da Lei Estadual nº 15.503/2005, contendo os procedimentos que adotará para a contratação de obras, serviços, compras e admissão de pessoal com emprego de recursos provenientes do poder público. É orientado também que a entidade estabeleça, no mínimo, a observância dos princípios da impessoalidade, da moralidade, da boa-fé, da probidade, da economicidade, da eficiência, da isonomia, da publicidade e do julgamento objetivo.

O MP-GO igualmente recomendou a realização de novo processo seletivo para contratação do pessoal e a não vinculação do certame com pessoas da vida pública e política, fiscalizando para que isso não ocorra. Por fim, foi esclarecido que a entidade deverá encaminhar ao Ministério Público, em 30 dias, o cronograma completo do processo seletivo, com a estipulação de prazo razoável entre a inscrição e as provas, bem como comunicação imediata de todas as fases do procedimento. Todas estas fases serão acompanhadas integralmente pela 1ª Promotoria de Justiça de Posse.

A recomendação foi encaminhada ao secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, e a procuradora-geral do Estado, Juliana Pereira Diniz Prudente, para que fiscalizem os termos do Contrato de Gestão nº 1/2020 firmado com o Instituto dos Lagos Rio e acompanhem o integral cumprimento da recomendação e do processo seletivo a ser realizado.

Fonte: MPGO

Comentários

  1. Parabéns!Só assim, para desmascarar o fascismo incrustado em Goiás kkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.