Pular para o conteúdo principal

Prefeitos do Entorno do DF decidem fechar comércio não essencial seguindo decreto do governo de Goiás


Prefeitos de cidades goianas do Entorno do Distrito Federal anunciaram que, a partir desta segunda-feira (22), deverão suspender as atividades não essenciais, seguindo o que foi decretado pelo governo de Goiás. A medida tem por objetivo conter o avanço da Covid-19 na região que, de acordo com os gestores, está com sistema de saúde no limite.

Fizeram parte do anúncio da mudança, em vídeo, os prefeitos: Fábio Correa (PP), de Cidade Ocidental; Diego Sorgato (DEM), de Luziânia; Pábio Mossoró (MDB), de Valparaíso de Goiás; e Carlinhos do Mangão (PL), de Novo Gama.

Na gravação, eles afirmam que Águas Lindas de Goiás e Santo Antônio do Descoberto também vão adotar as medidas restritivas.

A assessoria da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás confirmou que vai aderir à iniciativa. A reportagem tenta contato com a Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto para que se posicione sobre o caso.

A gravação que anuncia os ajustes nas medidas restritivas foi publicada na noite de domingo (21). Os quatro prefeitos citados aparecem em frente ao Hospital Regional de Luziânia falando que os sistemas de saúde estão no limite. Eles relatam que tiveram que se organizar para não faltar oxigênio em uma das unidades de saúde da região e que não há mais leitos.

“O colapso é regional. Se é regional, nós quatro começamos a tomar as decisões também regionalmente. […] Assim, estamos seguindo as recomendações do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas dos Municípios e do Ministério Público. É hora de darmos as mãos para valorizar a vida”, disse o prefeito Fábio Correa.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou o decreto estadual na última terça-feira (16) determinando o “regime 14 por 14”, em que as atividades não essenciais são suspensas por duas semanas, seguidas de duas semanas de funcionamento seguindo as regras de segurança em saúde.

Algumas cidades anunciaram que não iriam seguir as recomendações do governo do estado mesmo com medidas diferentes, outras ajustaram seus decretos municipais e outras não fizeram alterações nas medidas, mas argumentaram que são praticamente iguais às anunciadas pelo estado.

O governo alertou que as cidades em situação considerada de calamidade pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) devem seguir o decreto estadual ou determinar medidas ainda mais rígidas, mas não flexibilizar, sob pena de intervenção, que pode ser feita por meio de pedidos ou ações do Ministério Público de Goiás.

A Secretaria Estadual de Saúde já registrou mais de 450 mil casos de Covid-19 em Goiás desde o início da pandemia, dos quais mais de 10,3 mil evoluíram para morte.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.