Pular para o conteúdo principal

Em videoconferência, Caiado reforça apelo aos municípios turísticos e à população para evitar aglomerações durante feriado da Semana Santa

Restrições são fundamentais para redução ou estabilização na taxa de ocupação dos leitos de UTI, que está em 94,8%, alerta governador. Prefeitos que participaram da reunião virtual garantem que vão colaborar com medidas de distanciamento social. Forças de segurança pública do Estado darão suporte aos municípios

O governador Ronaldo Caiado se reuniu, nesta quarta-feira (31/03), com prefeitos municipais, por videoconferência, para reforçar a importância do apoio no sentido de manter as medidas de distanciamento social nos próximos dias em que o comércio voltará a funcionar e, principalmente, durante o feriado prolongado da Semana Santa. Ele reforçou apelo para que sejam evitadas aglomerações. “Quero, de antemão, agradecer a todos que nos acompanharam nos 14 dias de fechamento das atividades não essenciais. Peçam à população que não haja um fluxo maior nessa data”, afirmou.

O governador comentou que as restrições são fundamentais para a redução ou estabilização da taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que está em 94,8%. “As pessoas estão realmente cansadas, mas devem ter consciência da dificuldade que vivemos”, reiterou.

Participaram da videoconferência o procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi, secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Rodney Miranda, prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Renato Brum dos Santos, e do Corpo de Bombeiros de Goiás, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos.

Titular da SSP, Rodney Miranda informou que todas as forças de segurança estão alinhadas para a operação de fiscalização e controle social nos municípios. “Daremos apoio às ações [das prefeituras] para manutenção da ordem pública. Vamos focar no combate à violência, mas coibir, na medida do possível, as aglomerações e baladas que se avolumam em alguns pontos”, destacou.

Durante a reunião, a superintendente de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Flúvia Amorim, detalhou os números de internações e óbitos em Goiás nesta segunda onda da pandemia da Covid-19, que já atingiu patamar superior ao registrado no ano passado. “No pico da primeira onda, tivemos, na pior semana, 422 óbitos por data de ocorrência em sete dias. Em 2021, já estamos, em uma única semana, com 739 óbitos confirmados”, disse. “Isso significa que estamos vivendo o pior momento dessa pandemia no Estado”.

Flúvia ainda ressaltou que a taxa de ocupação de leitos de UTI permanece acima de 90% há um mês. “O número de pedidos [de UTI] deixou de subir, mas não caiu. Cerca de 200 pessoas ainda estão na fila de espera de um leito”, e completou: “Precisamos fiscalizar e cobrar da população e dos empresários a utilização dos protocolos de biossegurança”.

Também presente na videoconferência, o procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi, parabenizou a coerência do governador Ronaldo Caiado em cumprir a palavra de reabrir as atividades não essenciais após o período de 14 dias, mas lamentou que a retomada do comércio ocorra às vésperas da Semana Santa. “Estamos observando a reabertura das atividades, lógico que com restrições ainda, mas coincidindo infelizmente com o início de um feriado longo. Isso nos preocupa bastante e vai exigir de todos os prefeitos uma maior atenção”, declarou.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destacou as ações realizadas em conjunto com o Governo do Estado durante os 14 dias de paralisação e se dispôs a continuar com o mesmo alinhamento. “Nós estamos à disposição para trabalharmos em conjunto com o Governo do Estado e com o Ministério Público de Goiás, que sempre nos apoiam”, pontua. “Os senhores têm sido, para nós, prefeitos, a base onde podemos sustentar as ações que temos que implantar para cuidar dos cidadãos”, concluiu.  

Fotos: Wesley Costa

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.