Pular para o conteúdo principal

Artigo: A Romaria do Bom Jesus da Lapa de Terra Ronca.






Por Dalvan G. Silva,

Origem- As peregrinações da Romaria do Bom Jesus da Lapa de Terra Ronca iniciaram em 1929 conforme relato do Pe. José Maria Martí: “Visitei Terra Ronca e deixei um pequeno crucifixo de metal que há anos me ofereceram na capital da Bahia. Perante ele rezei 3 padres nosso ao Bom Jesus da Lapa e cantei um bendito com outros visitantes. Fiz tudo isso para não virar lugar de superstição e possa no futuro ser centro de piedade e devoção. Nos dias 26 e 27 de Setembro de 1929 houve missas na Lapa de Terra Ronca. A Romaria “pegou” graças ao Bom Jesus”.
Os padres viajantes no trabalho missionário da igreja chamado de “desobriga” visitavam sempre a gruta e, incentivavam os fiéis a pagarem suas promessas na Lapa de Terra Ronca ao invés de irem fazê-lo na Bahia.  A partir de 1941 o Pe. José de Oliveira marcou pouso naquele local. Fonte: Livro Tombo da Paróquia São Domingos-Goiás.

Conversando com vários moradores de São Domingos eles destacam também o trabalho do saudoso Pe. Geraldo Chiarini Ferracioli a partir dos anos de 1950 que perdurou até meados dos anos 1990, consolidando a importância da Romaria para o povo do Nordeste Goiano.

 A cada ano vinha mais gente de diferentes lugares, principalmente dos municípios próximos entre eles, Guarani de Goiás, Posse, Iaciara, São Domingos, Divinópolis de Goiás.

No entanto, com o advento do Parque Estadual de Terra Ronca em 1989, a Romaria foi inserida nas preocupações ambientais. Eu participei de várias reuniões sobre essas discussões.

Os Romeiros imaginaram que a Festa do Bom Jesus ia acabar por causa das exigências dos ambientalistas, mas eles deixaram bem claro que isso não era a intenção deles e sim adequar o evento dentro da conservação ambiental.

 A partir de então, todos se conscientizaram para algumas questões como, por exemplo: não retirar as pedras que se formam pelo gotejamento, denominadas de estalagmites e estalactites.

Outra questão foram os “foguetes”, os romeiros tinham o hábito de soltá-los durante a cerimônia matrimonial e conscientizaram sobre os danos que causam nas estruturas dessas formações rochosas. A limpeza também foi resolvida com a colocação das caixas de lixo, os banheiros químicos e a conscientização para não jogarem os lixos descartáveis no rio da Lapa.

Com a Administração do Parque Estadual de Terra Ronca trabalhando e coordenando as atividades dos guias no povoado São João e em São Domingos, e com a formação das Associações de Guias, as visitas aumentaram também em outras datas e também nos fins de semana, propagando assim o turismo ecológico.

No que diz respeito à Romaria houve uma grande retração na presença de romeiros, impactados por essas novas exigências que eram necessárias, diga-se de passagem.

A grande “virada” foi a introdução de um elemento importante e que retoma às origens dessa peregrinação: as CAVALGADAS. Inicialmente, formou-se a “Cavalgada de Terra Ronca”, organizada por um grupo de pessoas de Posse - GO.

Em seguida, formou-se a “Cavalgada da Fé” de São Domingos-Go incluindo os povoados do município. Nos últimos anos formaram as Cavalgadas de Guarani de Goiás e Iaciara.

A Romaria do Bom Jesus de Terra Ronca dos anos 2000 “pegou” - parafraseando o Pe. José Maria Martí - e é marcada pelo grande Encontro das Cavalgadas no dia 06 de Agosto às 09:00 horas, onde todos recebem a benção do Padre numa cerimônia de integração e fé do povo do  Nordeste Goiano.

Em seguida, tem início a Missa dos Romeiros, a principal cerimônia da Romaria do Bom Jesus de Terra Ronca, onde o devoto do Bom Jesus agradece as graças alcançadas e renova a sua fé para o próximo ano estar novamente aos pés do Bom Jesus de Terra Ronca.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.