Pular para o conteúdo principal

A farra do ponto na Assembleia Legislativa de Goiás

Servidor comissionado, lotado em gabinete de deputado, bate o ponto na Assembleia
Enquanto a mulher o aguarda do lado de fora, servidor comissionado bate o ponto

Por volta de 7h10, um Palio cinza para em fila dupla na Alameda dos Buritis, em frente à Assembleia Legislativa de Goiás, Setor Oeste. A motorista liga o pisca-alerta. Do banco do passageiro, uma mulher desce de crachá na mão, caminha até a entrada, passa pelo hall, chega aos terminais de ponto eletrônico, registra e sai pelo mesmo caminho. A permanência da mulher dentro do órgão dura 49 segundos.

Ela retorna ao carro, que vai para o Setor Bueno. Em frente a uma lanchonete, na Avenida T-14, o veículo para, a mulher desce e o carro, dirigido pela filha dela, vai embora. Ela sai com pacote de pão e segue para um prédio residencial na T-13, no mesmo bairro.

A cena se repete por três dias e é um dos 21 casos flagrados pelo POPULAR na semana passada. Instituído em outubro do ano passado como medida para combater sucessivos casos de fantasmas, o ponto eletrônico na Assembleia não foi capaz de banir a prática.

Em uma cobertura feita em parceria com a TV Anhanguera e a CBN Goiânia, a reportagem registrou episódios de servidores que deixaram o local (de carro ou moto) depois de protocolar a chegada. Em cinco casos, a reportagem acompanhou os funcionários que se deslocaram. Quatro deles foram abordados. A maioria alegou que resolveria uma questão pessoal e retornaria à Casa.

De acordo com o Portal da Transparência da Assembleia, cerca de 1,5 mil servidores são obrigados a registrar o ponto. Eles representam 46% do total de funcionários da ativa na Casa. É que aqueles que trabalham diretamente com os deputados e ocupam funções gratificadas de gabinete (chamadas de GR Gabinete) não são obrigados a bater ponto. A responsabilidade pela frequência é de cada um dos 41 deputados.

Assim, o universo de quem bate ponto inclui efetivos e comissionados contratados pela administração (servidores da Secretaria da Assembleia, chamados comissionado secretaria).

Eles são obrigados a registrar a chegada - com dois horários: 7h ou 13h - e a saída. As portas da Assembleia só se abrem às 6h30 e o sistema de ponto é liberado 15 minutos depois. Mas às 6 horas já é possível encontrar servidores na porta, aguardando para liderar as filas de quatro terminais. A maioria dos flagrantes ocorreu antes das 7 horas. A direção da Casa diz que os casos são isolados.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.