segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Teresina de Goiás oferece tranquilidade aos visitantes e contato com a natureza

Poço Encantado é umas das quedas -d’água mais visitadas em Teresina de Goiás

O Nordeste Goiano, em especial a região da Chapada dos Veadeiros viveu séculos de isolamento até o seu renascimento, iniciado nas décadas de 80 e 90, com a chegada do asfalto nas rodovias de acesso, telefone e mais recentemente, da telefonia celular e internet.

O isolamento, juntamente com terras pouco produtivas, barrou o desenvolvimento assim como a chegada da modernidade. Porém, esse mesmo isolamento preservou uma beleza natural paisagística sem igual, preservação essa reforçada com a criação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em 1961 e sua implementação e abertura à visitação no início dos anos 90.

Desde então, as primeiras localidades a se beneficiarem com a chegada do ecoturismo foram o Povoado de São Jorge, por ser o portal principal de entrada ao parque e Alto Paraíso de Goiás, que atraiu pessoas de todo o mundo em busca de um local com águas e ares puros e uma vida pacata, além das relações místicas com a região.

Por ter sido o local onde tudo começou e pelo pioneirismo nas capacitações necessárias para o desenvolvimento das atividades turísticas, Alto Paraíso se tornou mais conhecido e referência para o ecoturismo no Brasil e no mundo.

Mas indo além das cidades mais visitadas e popularizadas mundo afora, ainda existe na região da Chapada uma cidadezinha pacata, mas que tem muito a oferecer para quem busca tranquilidade.

 A antiga Vila de Santa Tereza se emancipou de Cavalcante em 1988, sendo então denominada Teresina de Goiás. Sua pequena sede está situada ao longo da GO – 118, entre as cidades de Alto Paraíso – o coração da Chapada, e a histórica Cavalcante – o sol da Chapada. Teresina é discreta, pouco notada, apenas uma pequena e bucólica cidade.

Não é antiga como Cavalcante nem cosmopolita, como Alto Paraíso. Teresina é uma cidade pacata de 2.900 habitantes. O movimento começa logo cedo, por volta das 6 da manhã, com as crianças e jovens indo a pé para a escola e as portas do comércio local já se abrindo. Em suas ruas planas, pessoas andam sem pressa, com a calma peculiar da região e todo o tempo do mundo.

Em Teresina de Goiás, tem-se a impressão que todo dia é sábado. Nunca está corrido, nem parado demais.

 Considerada a cidade mais segura do Estado, não se tem notícias de crimes, roubos nem assaltos.

Nas suas ruas se caminha despreocupado e distraído com os jardins, quintais repletos de pés de manga, caju, acerola, goiabas e coqueiros, galos a cantar e galinhas com pintinhos. Nesses quintais, ruas e praças arborizadas, pássaros diversos como canários, sabiás, pássaros-pretos, tucanos e araras fazem a algazarra diária. São poucas as cidades onde um cachorro pode dormir no meio da rua e não ser importunado.

Por Fernando Lana (professor e ambientalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...