Pular para o conteúdo principal

Teresina de Goiás oferece tranquilidade aos visitantes e contato com a natureza

Poço Encantado é umas das quedas -d’água mais visitadas em Teresina de Goiás

O Nordeste Goiano, em especial a região da Chapada dos Veadeiros viveu séculos de isolamento até o seu renascimento, iniciado nas décadas de 80 e 90, com a chegada do asfalto nas rodovias de acesso, telefone e mais recentemente, da telefonia celular e internet.

O isolamento, juntamente com terras pouco produtivas, barrou o desenvolvimento assim como a chegada da modernidade. Porém, esse mesmo isolamento preservou uma beleza natural paisagística sem igual, preservação essa reforçada com a criação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em 1961 e sua implementação e abertura à visitação no início dos anos 90.

Desde então, as primeiras localidades a se beneficiarem com a chegada do ecoturismo foram o Povoado de São Jorge, por ser o portal principal de entrada ao parque e Alto Paraíso de Goiás, que atraiu pessoas de todo o mundo em busca de um local com águas e ares puros e uma vida pacata, além das relações místicas com a região.

Por ter sido o local onde tudo começou e pelo pioneirismo nas capacitações necessárias para o desenvolvimento das atividades turísticas, Alto Paraíso se tornou mais conhecido e referência para o ecoturismo no Brasil e no mundo.

Mas indo além das cidades mais visitadas e popularizadas mundo afora, ainda existe na região da Chapada uma cidadezinha pacata, mas que tem muito a oferecer para quem busca tranquilidade.

 A antiga Vila de Santa Tereza se emancipou de Cavalcante em 1988, sendo então denominada Teresina de Goiás. Sua pequena sede está situada ao longo da GO – 118, entre as cidades de Alto Paraíso – o coração da Chapada, e a histórica Cavalcante – o sol da Chapada. Teresina é discreta, pouco notada, apenas uma pequena e bucólica cidade.

Não é antiga como Cavalcante nem cosmopolita, como Alto Paraíso. Teresina é uma cidade pacata de 2.900 habitantes. O movimento começa logo cedo, por volta das 6 da manhã, com as crianças e jovens indo a pé para a escola e as portas do comércio local já se abrindo. Em suas ruas planas, pessoas andam sem pressa, com a calma peculiar da região e todo o tempo do mundo.

Em Teresina de Goiás, tem-se a impressão que todo dia é sábado. Nunca está corrido, nem parado demais.

 Considerada a cidade mais segura do Estado, não se tem notícias de crimes, roubos nem assaltos.

Nas suas ruas se caminha despreocupado e distraído com os jardins, quintais repletos de pés de manga, caju, acerola, goiabas e coqueiros, galos a cantar e galinhas com pintinhos. Nesses quintais, ruas e praças arborizadas, pássaros diversos como canários, sabiás, pássaros-pretos, tucanos e araras fazem a algazarra diária. São poucas as cidades onde um cachorro pode dormir no meio da rua e não ser importunado.

Por Fernando Lana (professor e ambientalista)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.