Pular para o conteúdo principal

Celg terá de melhorar fornecimento de energia em Cavalcante/GO



A Companhia Energética de Goiás (Celg) foi condenada ao cumprimento da obrigação de fazer consistente na implementação e comprovação das providências técnicas e investimentos para a melhoria da qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica na comarca de Cavalcante.

A sentença é do juiz Lucas Mendonça Lagares (foto), que ainda fixou multa no valor de R$ 300 mil para cada mês em que a média dos indicadores FEC e DEC permanecerem abaixo da média goiana.

O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) ajuizou a Ação Civil Pública aduzindo que o Município de Cavalcante vem sofrendo constantes interrupções do fornecimento de energia elétrica, gerando prejuízos aos cidadãos. Disse que a região possui um dos piores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Estado de Goiás e que a má qualidade do serviço tem sido um empecilho no objetivo de atrair empresas capazes de melhorar o desenvolvimento regional.

Ao final, o MPGO requereu antecipação de tutela para determinar que a companhia tome providências para melhorar os problemas de fornecimento de energia elétrica na cidade, equiparando-o aos da média do Estado.

A Celg contestou alegando que não trata os consumidores de Cavalcante com menor interesse do que os consumidores de outras regiões, e informou que vem investindo na melhoria do fornecimento de energia em todo o Nordeste goiano, com grandes projetos em andamento. Pediu a improcedência da ação e que seja revogada a liminar.

O magistrado explicou que a legislação deixa bem claro a responsabilidade da Celg em realizar investimentos em obras e instalações para o fornecimento adequado, eficiente, seguro e contínuo de energia elétrica. Afirmou que, ao contrário do que a companhia alega, não houve melhoria satisfatória no fornecimento de energia em Cavalcante, conforme pode ser analisado nos relatórios de fiscalização fornecidos pela Agência Goiana de Regulação (AGR) de 2005 e 2015.

“Percebe-se que houve um espaço temporal de dez anos entre os relatórios de fiscalização apresentados pela AGR quanto aos serviços prestados pela ré. Neste espaço de tempo, conforme se extrai dos referidos documentos, as medidas tomadas pela requerida não foram satisfatórias para que houvesse uma melhoria efetiva no fornecimento de energia elétrica”, observou o juiz, prejudicando, inclusive, o abastecimento de água feito pela Saneago.

Lucas Mendonça Lagares disse que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu as metas de continuidade da distribuição de energia elétrica a serem observadas pela Celg, contudo, no Município de Cavalcante elas não foram atingidas, persistindo o problema após dez anos de serviço prestado. Informou que a má qualidade do serviço afasta sociedades empresariais do município, uma vez que a deficiência energética é elemento negativo decisivo na instalação de qualquer polo industrial ou empresarial. Consequentemente, este problema afasta novos empregos e traz prejuízos para o desenvolvimento da região.

Dessa forma, o juiz condenou a Celg ao cumprimento da obrigação de fazer e determinou à Aneel que, no prazo de cinco dias, adote providências para a abertura de processo administrativo em face da companhia, com o objetivo de acompanhar, apurar e corrigir as irregularidades e deficiências no fornecimento de energia elétrica no Município de Cavalcante.

Determinou ainda, que a AGR proceda a fiscalização mensal das providências de melhorias adotas pela Celg, devendo encaminhar relatório mensal ao juízo de Cavalcante.

Fonte: TJGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.