Pular para o conteúdo principal

Governo lança Circuito Gastronômico com festival em Alto Paraíso/GO



O governador Marconi Perillo instituiu nesta segunda-feira, dia 23, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, o Circuito Gastronômico Goiás.

 Considerado o maior do gênero no Brasil, o evento reúne sete festivais gastronômicos, envolvendo as cidades de Goiás, Nova Veneza, Pirenópolis, Alto Paraíso, Goiânia, São Simão e, na Região das Águas Quentes, Caldas Novas e Rio Quente. Os festivais são aguardados com grande expectativa pela população e pelos empresários do setor hoteleiro e de restaurantes, tendo em vista a retração econômica que tem afetado a economia nacional.

A prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos elogiou a disposição do Governo de Goiás em fomentar a economia dos municípios. Afirmou que Marconi Perillo é “parceiro das prefeitas e dos prefeitos” e que, ao investir no turismo gastronômico, o governador demonstra otimismo na capacidade dos municípios de gerar renda em meio à crise. É empreendedor, visionário, grande investidor no turismo, por acreditar no setor como atividade alavancadora do desenvolvimento econômico, social e cultural”, observou.

Em concordância com a prefeita Selma Bastos, o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, considera o circuito de suma importância para a economia dos municípios e de Goiás, de maneira geral: “Ficamos muito felizes em ter o apoio do governador Marconi Perillo de uma forma incondicional para que possamos juntar a cultura e o turismo como forma de melhorar o desempenho econômico do Estado”.

Potencialidades Marconi Perillo afirmou que na missão aos Estados Unidos, semana passada, apresentou as potencialidades turísticas de Goiás, entre as quais os circuitos turísticos. Em Nova Iorque, mostrou em detalhes eventos como os circuitos das Cavalhadas, Gastronômico, Águas Quentes, Cidades Históricas, das cidades com eventos religiosos, econômicos e turismo de aventura.

De acordo com ele, o segmento da alimentação respondeu em 2015 por mais da metade da receita estadual oriunda da cadeia produtiva do turismo. “Transporte, hospedagem e lazer correspondem ao restante da receita”, apontou. Esses dados comprovam, segundo ele, que o Governo do Estado está no caminho certo em apostar na ampliação desse Circuito Gastronômico. “A alimentação e o turismo são porta de saída da depressão econômica que estamos atravessando no País. Goiás tem demonstrado indicadores acima da média do Brasil, mas pode avançar ainda mais na oferta de empregos e negócios apostando nesse circuito”, projetou.

Parcerias

O circuito conta com a parceria do Sebrae e do Senac, que promovem cursos de capacitação, antes do início dos festivais. Participaram do evento o prefeito de Alto Paraíso, Álan Barbosa;  presidente do Convention & Visitors Bureau, Fernanda Araújo Cury; presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH, seção Goiás), Vanessa Pires Morales; presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel, seção Goiás), Fernando de Oliveira Jorge; diretora regional do Senac/GO, Felicidade Maria Melo; o diretor-superintendente do Sebrae/GO, Igor Montenegro, entre outras autoridades.

Circuito Gastronômico de Goiás

São Simão –10 Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural (março/2016) * já realizado.

Cidade de Goiás – 10° Festival Gastronômico (25 a 29 de maio)

Nova Veneza – 12° Festival Italiano (2 a 5 de junho)

Pirenópolis – 11° Festival Gastronômico (16 a 19 de junho)

Águas Quentes (Caldas Novas e Rio Quente) – 2° Festival Gastronômico (11 a 14 de agosto)

Goiânia – 3° Festival Gastronômico (21 a 24 de outubro)

Alto Paraíso – 2° Festival Gastronômico (9 a 12 de dezembro).

Fonte: governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.