Pular para o conteúdo principal

Governo lança Circuito Gastronômico com festival em Alto Paraíso/GO



O governador Marconi Perillo instituiu nesta segunda-feira, dia 23, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, o Circuito Gastronômico Goiás.

 Considerado o maior do gênero no Brasil, o evento reúne sete festivais gastronômicos, envolvendo as cidades de Goiás, Nova Veneza, Pirenópolis, Alto Paraíso, Goiânia, São Simão e, na Região das Águas Quentes, Caldas Novas e Rio Quente. Os festivais são aguardados com grande expectativa pela população e pelos empresários do setor hoteleiro e de restaurantes, tendo em vista a retração econômica que tem afetado a economia nacional.

A prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos elogiou a disposição do Governo de Goiás em fomentar a economia dos municípios. Afirmou que Marconi Perillo é “parceiro das prefeitas e dos prefeitos” e que, ao investir no turismo gastronômico, o governador demonstra otimismo na capacidade dos municípios de gerar renda em meio à crise. É empreendedor, visionário, grande investidor no turismo, por acreditar no setor como atividade alavancadora do desenvolvimento econômico, social e cultural”, observou.

Em concordância com a prefeita Selma Bastos, o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, considera o circuito de suma importância para a economia dos municípios e de Goiás, de maneira geral: “Ficamos muito felizes em ter o apoio do governador Marconi Perillo de uma forma incondicional para que possamos juntar a cultura e o turismo como forma de melhorar o desempenho econômico do Estado”.

Potencialidades Marconi Perillo afirmou que na missão aos Estados Unidos, semana passada, apresentou as potencialidades turísticas de Goiás, entre as quais os circuitos turísticos. Em Nova Iorque, mostrou em detalhes eventos como os circuitos das Cavalhadas, Gastronômico, Águas Quentes, Cidades Históricas, das cidades com eventos religiosos, econômicos e turismo de aventura.

De acordo com ele, o segmento da alimentação respondeu em 2015 por mais da metade da receita estadual oriunda da cadeia produtiva do turismo. “Transporte, hospedagem e lazer correspondem ao restante da receita”, apontou. Esses dados comprovam, segundo ele, que o Governo do Estado está no caminho certo em apostar na ampliação desse Circuito Gastronômico. “A alimentação e o turismo são porta de saída da depressão econômica que estamos atravessando no País. Goiás tem demonstrado indicadores acima da média do Brasil, mas pode avançar ainda mais na oferta de empregos e negócios apostando nesse circuito”, projetou.

Parcerias

O circuito conta com a parceria do Sebrae e do Senac, que promovem cursos de capacitação, antes do início dos festivais. Participaram do evento o prefeito de Alto Paraíso, Álan Barbosa;  presidente do Convention & Visitors Bureau, Fernanda Araújo Cury; presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH, seção Goiás), Vanessa Pires Morales; presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel, seção Goiás), Fernando de Oliveira Jorge; diretora regional do Senac/GO, Felicidade Maria Melo; o diretor-superintendente do Sebrae/GO, Igor Montenegro, entre outras autoridades.

Circuito Gastronômico de Goiás

São Simão –10 Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural (março/2016) * já realizado.

Cidade de Goiás – 10° Festival Gastronômico (25 a 29 de maio)

Nova Veneza – 12° Festival Italiano (2 a 5 de junho)

Pirenópolis – 11° Festival Gastronômico (16 a 19 de junho)

Águas Quentes (Caldas Novas e Rio Quente) – 2° Festival Gastronômico (11 a 14 de agosto)

Goiânia – 3° Festival Gastronômico (21 a 24 de outubro)

Alto Paraíso – 2° Festival Gastronômico (9 a 12 de dezembro).

Fonte: governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.