sábado, 30 de dezembro de 2017

Divinópolis de Goiás: Uma cidade às escuras




A iluminação pública é um serviço essencial e desempenha papel fundamental para o bom funcionamento de uma cidade.

A manutenção precisa ser frequente para que o sistema ofereça segurança e conforto, principalmente para aqueles que transitam nas ruas à noite e é por isso que em Divinópolis de Goiás, a escuridão em diversos locais está preocupando a população.

Moradores de diversos setores estão insatisfeitos com a situação da iluminação pública na cidade.

São inúmeros pedidos de substituição ou reposição de lâmpadas. Praças, ruas e avenidas estão em situações precárias, onde predomina a escuridão, impedindo o aproveitamento de espaços públicos. Além disso, a falta de luz tem deixado os moradores com medo de andar pela cidade durante a noite.

Mesmo pagando por este serviço, boa parte da população divinopolina estão sem luz em suas ruas, e vias públicas.

Polícia deflagra Operação Boas Festas em Alvorada do Norte e Posse/GO




Foi deflagrada a operação Boas Festas nas cidades de Posse e Alvorada do Norte, ambas no nordeste goiano.

Operação foi realizada em conjunto entre Polícia Militar e Polícia Civil.

A operação contou com participação de 27 PM's comandados pelo TC Luzo (CMT do 13° CRPM) e com coordenação do Major Bandeira (CMT do 24° BPM) e 09 PC's comandados pelo Dr. Jadiel (Delegado de PC) e com a coordenação da Eliane (Agente PC), e com apoio das equipes especializadas do GPT e COD.

Foram realizadas diversas abordagens e patrulhamento nas áreas com maior incidência de crime.

A operação visa estabelecer a integração entre as polícias e fortalecer o combate à criminalidade na região.

Fonte: Polícia Militar

Raio atinge casa e deixa jovem ferido em Formosa/GO



Uma casa foi atingida por um raio neste sábado (30), em Formosa, no Entorno do Distrito Federal.

Segundo o Corpo de Bombeiros, um jovem de 18 anos que estava deitado no sofá sofreu lesões leves ao ser atingido na parte de trás da cabeça por estilhaços da parede.

Apesar dos ferimentos, o rapaz, que estava sozinho em casa, foi atendido no local e optou por não ser levado ao hospital.

Parte da parede da sala ficou chamuscada por conta da descarga. O quadro de distribuição e os disjuntores também foram atingidos, fazendo com que o imóvel ficasse sem energia elétrica.

Fonte: G1

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Posse/GO: Prefeitura inicia obra de ampliação do hospital Municipal



A prefeitura de Posse, no nordeste goiano, por meio do prefeito Wilton Barbosa, anunciou o início das obras de ampliação do hospital municipal.

As obras foram iniciadas na terça-feira (27), as informações foram divulgadas pelo prefeito Wilton Barbosa em sua pagina no facebook.

“Investimento que, em pouco tempo, vai se traduzir em melhoria na qualidade de vida da população” Disse o prefeito.

“Também demos boas notícias sobre a pavimentação e reparo nas ruas do município” Finalizou o prefeito.

São Domingos/GO conquista Certificado de Regularidade Previdenciária



Foi expedido o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) do município de São Domingos, no nordeste goiano.

A partir de agora, o Município pode realizar transferências voluntárias de recursos pela União, bem como celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes, além de realizar empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da administração Direta e indireta da União, liberação de recursos de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais e pagamentos dos valores devidos pelo Regime Geral de Previdência Social.

Para que haja a regularização, o Ministério da Fazenda exige que diversos itens estejam todos regularizados.  Dois deles são a utilização dos recursos previdenciários e observância dos limites de contribuição do ente, que traz consigo várias oportunidades para o Município, sendo validada semestralmente.

Ao assumir a gestão, um dos compromissos do Prefeito Cleiton Martins era fazer a regularização do CRP. “Hoje está limpo, limpo definitivamente para receber qualquer tipo de emendas, seja ela na esfera estadual ou federal”, afirmou o prefeito.

“Além de retomar as obras abandonadas, conseguimos regularizar definitivamente a parte documental da prefeitura”, ressaltou o prefeito.

Cavalgada da Paz acontece no dia 31 de dezembro em Divinópolis de Goiás



Neste domingo (31) acontece em Divinópolis de Goiás, a cavalgada da Paz, uma grande festa para a população local.

A cavalgada da paz agregará um público de toda a região. O objetivo é incentivar os cavaleiros e integrar os amigos que vão abrilhantar ainda mais a festa.

A concentração da cavalgada será a partir das 8hs, onde seguirão um percurso programado pelas principais ruas da cidade.

O evento ainda terá show, além de toda segurança e estrutura no Parque de Vaquejada.

A organização é de Joaquim da Sussuarana.

Higor Leite de Campos Belos/GO e mais sete estão fora dos planos do Fluminense para 2018



Para evitar atrasos salariais e necessidade de venda de jogadores, a diretoria do Fluminense tomou a decisão de reformular o elenco de futebol profissional. E a mudança foi efetivada nesta quinta-feira: Diego Cavalieri, Wellington Silva (lateral), Henrique, Marquinho, Artur, Robert, Higor Leite e Maranhão foram comunicados que estão fora dos planos para 2018.

Todos os oito jogadores foram informados nesta quinta-feira que não precisam se reapresentar no dia 3 de janeiro para o início da pré-temporada. Segundo o clube, trata-se de uma ''mudança pontual que visa reduzir a folha salarial''. Estima-se uma economia anual de R$ 20 milhões.

Alguns nomes da lista chamam mais atenção. Henrique era titular e capitão do time. Diego Cavalieri, além de titular, tem muita história no clube: chegou em 2011 e foi um dos principais jogadores no título brasileiro de 2012. Depois de chegar a conclusão de que não tem como honrar os compromissos firmados pela gestão passada, a diretoria busca um acordo amigável com os atletas e sua realocação em outras equipes.

O pagamento das rescisões será feito através de uma estruturação financeira que o clube pretende anunciar no início do ano. O objetivo principal é montar um time competitivo e que caiba dentro do orçamento destinado ao futebol.

- Estamos prevendo uma redução de despesa em torno de 20 milhões ao ano na folha salarial do futebol com essas ações - disse Marcus Vinícius Freire, CEO do Flu.

FORA DOS PLANOS

Diego Cavalieri: contrato até 31/12/2019
Henrique: 31/12/2018
Marquinho: 12/07/2019
Artur: 31/12/2018
Robert: 31/12/2019
Higor Leite: 31/12/2018
Maranhão: 31/05/2019

A medida visa, principalmente, evitar novos atrasos salariais com os jogadores que seguirão no clube e serão contratados. Além da decisão de liberar e buscar o acordo amigável com os oito atletas, a diretoria também vai chamar para conversar outros funcionários (sejam eles membros da comissão técnica ou jogadores) que ela conta para 2018, mas também percebeu que terá dificuldades no pagamento. Neste caso, a busca será por uma renegociação dos direitos de imagem.

O planejamento começou em outubro, mas só foi finalizado recentemente porque o departamento de futebol estava incompleto. Após as chegadas do diretor esportivo de futebol Paulo Autuori e do anúncio do novo vice-presidente do departamento, Fabiano Camargo, o comitê de gestão bateu o martelo sobre a restruturação no elenco e avisou os jogadores. O grupo é formado ainda pelo técnico Abel Braga, pelo presidente Pedro Abad, pelo CEO Marcus Vinícius Freire e pelo diretor esportivo da base, Marcelo Teixeira.

Uma das principais preocupações da diretoria era tratar com respeito jogadores que foram importantes na história do Fluminense. Falta uma semana para a reapresentação.

- São jogadores que foram importantes na história do clube e por isso a nossa preocupação em tratá-los com maior respeito. Fizemos questão de avisá-los o mais rapidamente possível. Entendemos a preocupação dos torcedores, mas estamos montando uma equipe competitiva e que vai lutar por títulos em 2018 - resumiu o novo vice de futebol do Tricolor, Fabiano Camargo.

Fonte: Globoesporte.com

Zé Eliton fortalece presença nos municípios



Foram mais de cinco meses de viagens sucessivas para visitas a quase todos os municípios.

De maio a setembro, o vice-governador Zé Eliton, coordenador do plano de investimentos do governo de Goiás, o Goiás na Frente, percorreu todo estado para celebrar os convênios com as prefeituras e viabilizar o repasse direto de recursos do tesouro estadual para obras nos municípios.

As visitas começaram em maio, quando o governo realizou os encontros regionais para apresentação do Goiás na Frente aos prefeitos de cada região do estado e dizer à população que o plano de investimentos do governo seria executado com o máximo de transparência e que todo cidadão poderia acompanhar essa execução passo a passo, comprovando que cada centavo do dinheiro seria empregado nas obras definidas pela prefeitura.

Em sua maior parte, os prefeitos decidiram que os recursos estaduais iriam para obras de pavimentação asfáltica e recapeamento de vias urbanas deterioradas.

Foram 11 encontros regionais do vice-governador Zé Eliton com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores públicos e lideranças locais. Tiveram início no dia 3 de maio, no Entorno do Distrito Federal com o encontro regional da Cidade Ocidental. No mesmo dia, foi realizado o encontro da região Nordeste, com o encontro regional de Posse.

No dia 9, o programa chegou a Ipameri e a Goiatuba, contemplando duas outras regiões. No dia 12, o encontro foi na cidade de Guapó, na região Metropolitana da capital. No dia 15, o governo realizou os encontros em Aruanã, no Vale do Araguaia, e em Jaraguá.

No dia 19, o vice-governador Zé Eliton, sempre ao lado do governador Marconi Perillo, esteve em Planaltina de Goiás e em Uruaçu. Por último, houve encontros regionais em Jussara e em Jataí.

Em cada encontro regional, foram anunciados os investimentos estruturantes do governo para a região, além dos repasses aos municípios.

Na região do Entorno Sul do Distrito Federal, por exemplo, o governo investirá R$ 850 milhões do Goiás na Frente, que no total prevê R$ 9 bilhões em investimentos até dezembro de 2018. Para a região Nordeste, foram destinados R$ 414 milhões para obras que irão impulsionar o desenvolvimento regional.

Em Ipameri, o governo anunciou para a região Sudeste investimentos da ordem de R$ 230 milhões. Para a região Sul, conforme destacou o vice-governador Zé Eliton em Goiatuba, serão destinados recursos no valor de R$ 406 milhões.

Na região Metropolitana, os prefeitos dos 33 municípios serão contemplados com obras avaliadas em R$ 915 milhões, incluindo os repasses diretos às prefeituras. O Vale do Araguaia receberá benefícios e obras que somarão mais de R$ 207 milhões, segundo anunciou o governo no encontro de Aruanã.

Já o Vale do São Patrício receberá obras e serviços avaliados em R$ 712 milhões, de acordo com o vice-governador que participou do encontro regional em Jaraguá. Ao Entorno Norte do Distrito Federal, o governo destinou R$ 205 milhões, conforme anúncio feito em Planaltina de Goiás.

O programa Goiás na Frente contemplou, ainda, a região Norte do estado, com R$ 422 milhões em obras nos 26 municípios, segundo anúncio feito no encontro regional de Uruaçu; a região Oeste, com o montante de R$ 430 milhões, conforme declarações do vice-governador em Jussara; e a região Sudeste, com R$ 311 milhões, segundo disse Zé Eliton em Jataí.

Caravanas

No mês de junho, o vice-governador e coordenador do programa Goiás na Frente iniciou uma itinerância pelo interior do estado, quando pôde conversar mais demoradamente com os prefeitos e seus auxiliares e demais líderes políticos e comunitários em todas as regiões do estado.

Além dos convênios que selaram a parceria entre o governo de Goiás e os municípios, Zé Eliton assinou ordens de serviços do governo para obras de infraestrutura e saneamento, logística e de equipamentos públicos para saúde, educação, segurança, turismo e outras áreas; e inaugurou obras estaduais e municipais.

A caminhada começou em Posse, onde Zé Eliton vistoriou as obras de construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que atenderá toda a região.

No mesmo dia, ele inaugurou 21 habitações populares em Guarani de Goiás, obra construída pelo governo em parceria com o Movimento Popular Camponês.

Em Abadiânia, ainda no dia 1º de junho, Zé Eliton assinou ordem de serviço para construção da GO 474, no trecho ligando Abadiânia ao Lago Corumbá.

Ainda em junho, Zé Eliton, além de prestigiar as festividades nas cidades participantes do circuito das cavalhadas, esteve em vários municípios, ouvindo a comunidade e anunciando obras do Goiás na Frente.

Em muitos deles, o vice-governador e coordenador do plano de investimentos do governo inaugurou obras do governo concluídas este ano.

Entre outras cidades visitadas, esteve Barro Alto, Santa Rita do Novo Destino, Goianésia, Vila Propício, Cristalina, Valparaíso, Planaltina de Goiás, Cachoeira Alta, Paranaiguara, São Simão, Hidrolina, Crixás, São Francisco de Goiás, Palmeiras de Goiás, Hidrolândia e Bom Jesus.

“O vice-governador Zé Eliton, que é o coordenador do programa, é um municipalista, veio do interior e sabe das dificuldades que os municípios estão enfrentando”, disse o prefeito Vando Vitor Alves, de Palmeiras de Goiás. Segundo afirmou, “Palmeiras vai ganhar muito em obras de infraestrutura com esses recursos que chegam em boa hora”.

Para o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pabio Correia Lopes, a chegada dos recursos do Goiás na Frente foi excelente.

“Vão ser mais de R$ 7 milhões que irão beneficiar a comunidade de Valparaíso, graças à sensibilidade do governo que tem reconhecido as dificuldades dos municípios, colocando toda a sua equipe prontamente para nos ajudar”, observou o prefeito.

O vice-governador esteve, também, com a agenda do Goiás na Frente, nos municípios de Castelândia, Maurilândia, Turvelândia, Santo Antônio da Barra, Acreúna, Anápolis, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Cocalzinho, Pirenópolis, Orizona, Vianópolis, Silvânia, Leopoldo de Bulhões, Bonfinópolis, Goianápolis e Itumbiara. As cidades de Amaralina, Mara Rosa, Alto Horizonte, Nova Iguaçu, Campinorte, Uruaçu e Terezópolis foram visitadas por Zé Eliton no dia 28 de junho.

O prefeito de Itumbiara, José Antonio, disse à época que aquele era o “momento mais especial dessa gestão”, porque ao iniciar o mandato e enfrentar os primeiros meses de baixa arrecadação, puderam contar com “o braço forte do governo”, auxiliando em investimentos importantes para a cidade.

“Itumbiara se sente muitíssimo contemplada com essa parceria, e tenho certeza de que vamos colher os frutos em breve, com obras em toda a cidade”, garantiu.

Ao receber os recursos do Goiás na Frente, o prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro, comemorou duplamente, uma vez que a cidade sediará o Hospital Regional da região e para isso a cidade precisava de uma melhor infraestrutura para receber melhor as pessoas que irão procurar tratamento no hospital.

“Agora vamos ter oportunidade de fazer investimentos importantes; Uruaçu é uma cidade estratégica para a região, e priorizamos o recapeamento das vias urbanas para deixar a cidade mais bonita para o turismo e os que virão se tratar”, disse ele.

No dia seguinte, a agenda do Goiás na Frente foi cumprida nas cidades de Itumbiara, Buriti Alegre, Água Limpa, Rio Quente, Morrinhos e Piracanjuba.

No dia 30, o vice-governador esteve Aragoiânia, Abadia de Goiás e Trindade, para selar o convênio entre o estado de Goiás e as prefeituras daqueles municípios. “Esse convênio com o governo do estado irá permitir recapear mais de 300 mil metros quadrados de asfalto na nossa cidade”, destacou o prefeito de Trindade, Janio Darrot.

No mês de julho não foi diferente. Zé Eliton começou visitando, no dia 5, as cidades de Senador Canedo e Nerópolis; no dia seguinte, as cidades de Palmeiras de Goiás, Itaberaí, Itauçu, Inhumas e Goianira; e no dia 7, as cidades de Mundo Novo, Nova Crixás, Mozarlândia, Araguapaz e Faina.

No dia 10, o governo realizou no Palácio Pedro Ludovico Teixeira uma grande solenidade de assinatura de convênios do Goiás na Frente com vários outros municípios.

Em Mozarlândia, o prefeito Adalberto José Ferreira, o Adalberto da Pax, disse que a cidade recebia com satisfação a comitiva do governo e todos os recursos do tesouro estadual.

“Esse dinheiro chega em ótima hora, porque os municípios estão com dificuldades”, explicou. Segundo ele, “Goiás é um estado privilegiado, porque tem um governo determinado e próximo do seu povo”.

Em seguida, no dia 11, Zé Eliton retomou a caminhada pelo interior, começando por Iporá, Diorama e Arenópolis e seguindo no mesmo dia para a cidade de Piranhas, depois Bom Jardim, Baliza e Aragarças. No dia seguinte, ele esteve em Palminópolis, Jandaia, Paraúna, São João da Paraúna, Firminópolis, Turvânia, Nazário e Santa Bárbara.

A agenda foi retomada no dia 18, com assinatura de convênio e inauguração da base da Rotam na cidade de Luziânia e assinatura de convênio e inauguração do Comando de Operações de Divisa (COD) na Cidade Ocidental.

De lá, Zé Eliton seguiu para Novo Gama, Vila Boa, Flores de Goiás, Nova Roma e Iaciara. No dia seguinte, dia 19, o vice-governador e comitiva do Goiás na Frente seguiram para Sítio D’Abadia, Damianópolis, Mambaí, Buritinópolis, Simolândia, Alvorada do Norte, Guarani de Goiás e Posse.

Para o prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormim, a união de forças entre estado e municípios, “capitaneada pelo governador Marconi Perillo e que tem o vice-governador Zé Eliton à frente dessas ações”, vem em ótima hora.

“Com certeza, em Luziânia e no distrito do Jardim Ingá, esses recursos serão aplicados em pavimentação, o que resultará em melhor qualidade de vida para nossa população”, disse Tormim.

No dia 21 de julho, Zé Eliton seguiu para as cidades de Santa Izabel, Rialma, Ceres, Carmo do Rio Verde, São Patrício, Uruana e Rianópolis para assinatura de convênio do Goiás na Frente.

No dia 26, esteve em Guaraíta, Itapuranga, Morro Agudo, Rubiataba, Ipiranga e Nova Glória, para o mesmo fim. No dia seguinte, os compromissos do vice-governador e coordenador do Goiás na Frente foram firmados com as cidades de Santa Rita do Araguaia, Portelândia, Mineiros, Perolândia e Jataí. A agenda do vice-governador Zé Eliton foi cumprida no dia 28 nas cidades de Matrinchã, Itapirapuã, Jussara, Santa Fé, Britânia e Aruanã.

Em Mineiros, o prefeito Agenor Rezende declarou que “o vice-governador Zé Eliton é um político preparado, que está à frente da distribuição e acompanhamento do programa Goiás na Frente”. Segundo Agenor, diante da chegada dos recursos, toda a comunidade é beneficiada. “Estamos muito satisfeitos com isso”, acentuou.

Nos dois meses subsequentes, Zé Eliton visitou dezenas de outras cidades, dentro da programação do Goiás na Frente, mantendo a agenda intensa no interior, com vistas a concluir a assinatura dos convênios, ao mesmo tempo em que coordenou o lançamento de novas vertentes do programa, o Goiás na Frente Habitação e o Goiás na Frente Terceiro Setor, ambos de cunho social e que visam a redução das desigualdades sociais.

O objetivo das novas vertentes do programa é zerar o número de famílias com vulnerabilidade social no estado até dezembro do próximo ano.

Fonte: Assessoria do Vice-Governador

Governador vistoria obras da GO-239, entre Colinas e São Jorge



O governador Marconi Perillo vistoriou na terça-feira, dia 26, na região de Alto Paraíso, as obras de construção da rodovia estadual GO-239, entre o distrito de São Jorge e o município de Colinas do Sul. A pavimentação dos 18,8 quilômetros da estrada, realizada pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), está praticamente concluída e será entregue no primeiro trimestre do ano que vem.

Na vistoria, Marconi conferiu a qualidade do pavimento e o ritmo de andamento das obras. “Esta é uma rodovia estratégica para o turismo da região e para a segurança de turistas e moradores que circulam entre Colinas e o distrito de São Jorge”, disse o governador. A Região Nordeste de Goiás recebe, desde 2011, R$ 500 milhões em obras rodoviárias.

As obras na GO-239 integram as frentes de trabalho da Agetop em 920 quilômetros de rodovias não pavimentadas. Por todo o Estado, máquinas e homens trabalham nas frentes de serviço para construir 33 diferentes trechos e entregar aos usuários rodovias mais seguras e com capacidade de escoamento da produção, para o conseqüente fortalecimento da economia. No rol das obras em andamento estão incluídos novos trechos e segmentos que foram retomados.

Entre as obras, destaque para as duplicações da GO-070, entre Itaberaí e a cidade de Goiás (33 km); da GO-213, de Morrinhos a Caldas Novas (48 km) e da GO-080, de Nerópolis ao Entroncamento com a BR-153 (63 km), onde também foram construídas quatro pontes e um viaduto. Estão em fase final as obras de pavimentação do anel viário de Palmeiras de Goiás (12 km) e da Avenida da Paz (5 km), em Aparecida de Goiânia.

Entre os investimentos estratégicos podem ser citadas a construção e pavimentação da GO-309, Itumbiara-Cachoeira Dourada (31 km); da GO-326, Jaupaci-Montes Claros de Goiás (51 km); da GO-347, Mara Rosa-Alto Horizonte (29 km) e da GO-353, Bonópolis-Cruzeiro (26 km). Também estão em construção a GO-437, Gameleira de Goiás-Silvânia; a GO-447 (19 km), Divinópolis de Goiás-Entroncamento e a GO-474, Abadiânia-Lago de Corumbá (23 km).

Comunicação Setorial da Agetop

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Divinópolis de Goiás: Ordenação Sacerdotal Diácono Everton Borges



Neste sábado, 30/12/2017 acontecerá um evento, que se tornará uma data inesquecível para a cidade de Divinópolis de Goiás e mais ainda para o Diácono Everton Borges. Pois será a sua Ordenação Sacerdotal, e sua cidade foi premiada para receber este momento especial. Convidamos todos a participar!

Everton dos Santos Borges é filho de Dona Terezinha Maria dos Santos e Everaldo Cunha Borges (in memoria) criado por José Dias dos Santos, nascido em Salvador-Ba e desde os 9 meses de idade veio morar em Divinópolis de Goiás, onde começou sua caminhada para a vocação sacerdotal.

Antes de entrar para o seminário, prestou muitos serviços à igreja e um deles, muito importante, foi a fundação do grupo de jovens Judac que persiste por 8 anos, onde fez crescer muitos frutos e ajudou vários jovens a descobrir o caminho de Deus.

Faltou adjetivos para a sua mãe Dona Terezinha descrever este momento que vai acontecer. Em suas palavras disse: “Me sinto honrada, alegre, emocionada por tudo que está acontecendo, por esta graça em minha vida”. É o desejo de toda mãe que seu filho esteja nos caminhos de Deus, e como sacerdote, é um privilégio.

O momento da ordenação é especial, a celebração é revestida de um esplendor todo particular: os cantos que enaltecem a bondade do Salvador por haver deixado à sua Igreja tão precioso e necessário dom; a procissão que abre a celebração ostentando à frente o crucifixo que nos faz lembrar do infinito amor de Deus pela humanidade, chegando até mesmo ao ponto de dar o Filho Unigênito para resgatar a culpa dos servos pecadores, sinal este que constitui, na espiritualidade sacerdotal, o cume de toda a vida do sacerdote; o incenso que levanta a fumaça perfumada que enche o ambiente do doce aroma da natureza e envolve toda a assembleia, quase como que formando uma única oferta, povo sacerdotal e perfume da natureza, oferecido a Deus em sua majestade divina. Como é bela a sagrada liturgia católica! Como é belo o rito da ordenação sacerdotal.

O Diácono Everton Borges será ordenado pelas mãos do senhor Exmº. e Revmº. Dom Jose Ronaldo Ribeiro, Bispo da Diocese de Formosa-GO, e com as participações de todo o Clero e equipes de paróquias convidadas.

Informação aos visitantes!

A celebração acontecerá na Igreja Do Divino Espirito Santo no dia 30/12/2017 às 10:00h e logo após uma belíssima confraternização no Clube Recreativo Monjolo.

Às pessoas e caravanas que vierem contarão com a equipe de recepção/acolhida onde serão repassadas todas as informações de hospedagens e locais dos eventos.

Mais informação entre em contato com a secretaria ou equipe de acolhida: (062) 3456-1395 (Sec. Paroquial) / (061) 99871-4291 (Lucas Alves) / (062) 99617-8882 (Solange).

Menina de 12 anos é esfaqueada por padrasto em Formosa/GO



Uma menina de 12 anos foi esfaqueada pelo padrasto na noite de Natal, em Formosa, após tentar defender a mãe do ataque do homem.

O crime aconteceu na casa do casal. De acordo com vizinhos, a confusão teria começado por motivos banais e provocado a discussão entre marido e mulher. Alterado, o homem partiu para cima da esposa com uma faca. Para livrar a mãe, a menina entrou no meio da briga e acabou sendo atingida pela arma branca.

O padrasto fugiu do local e até a publicação desta nota não havia sido encontrado.

A menina foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento Infantil da Cidade.

Fonte: O Popular

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Empresário distribui 600 brinquedos às crianças em Divinópolis de Goiás




Um empresário, dono de um supermercado, entregou 600 brinquedos às crianças do município de Divinópolis de Goiás.

A campanha ‘Faça uma criança feliz’ foi realizada nas ruas da cidade de Divinópolis e do Distrito de Vazante.

A distribuição ocorreu nesta segunda-feira (25), dia em que comemoramos o nascimento de cristo.

Foram distribuídos bolas e bonecas, que fizeram a alegria da garotada.



Bombeiros distribuem brinquedos para crianças carentes em Formosa/GO



Bombeiros de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, distribuíram cerca de 400 brinquedos para crianças carentes na madrugada desta segunda-feira (25). Segundo a corporação, o objetivo é dar um Natal mais feliz para moradores de bairros periféricos da cidade.

O projeto já existe há cinco anos. Parte dos brinquedos são doados pela população e parte comprado pelos próprios bombeiros.

“Todo ano nós saímos por volta de meia-noite com o caminhão do Corpo de Bombeiros e vamos a alguns bairros. Quando ligamos a sirene, as pessoas saem na rua para ver o que está acontecendo e perguntamos se tem crianças na região e elas vêm receber os presentes”, disse o major Bráulio Flores.

O militar relata ainda que a ação é muito emocionante tanto para quem recebe os brinquedos quanto para quem doa. “Em muitos lugares, as crianças passam o natal em branco, mas ficam com muita esperança de receber algum brinquedo. Então, quando elas recebem, ficam muito felizes. E nós também, em ver essa alegria. Ainda mais nós, que no dia a dia lidamos muito com dor, gritos, e nessas ocasiões, recebemos só sorriso”, disse Flores.

Fonte: G1

sábado, 23 de dezembro de 2017

Polícia deflagra Operação Átila em São Domingos/GO





Foi deflagrada na sexta-feira (22) a Operação Átila, em São Domingos, no nordeste goiano, pela 13ª Delegacia Regional de Policia em conjunto com 42° companhia independente de Policia Militar de Campos Belos, sob coordenação do Delegado Dr Eduardo Carrara e Major Carvalho, com o intuito de dar cumprimentos em mandados de buscas e apreensão.

Durante o cumprimento foram encontrados vários produtos utilizados na preparação de drogas e um valor de R$ 1.680,00 reais em espécie, ouro, jóias, sendo apreendida duas armas de fogo, uma pistola ponto 40 pertencente à instituição Polícia Militar de Goiás, uma escopeta Gauge 12, dois veículos sendo uma moto e um carro, uma pequena porção de cocaína e uma balança de precisão.

A Operação resultou em dois Flagrantes por tráfico de drogas, um flagrante de embriaguez ao volante e dois por posse de arma de fogo.

De acordo com a polícia, está operação foi motivada por investigação de tráfico de drogas, que dando a continuidade na operação em abordagens pontuais em estabelecimentos de uso de bebida alcoólica, foi localizado uma rapaz que exibia fotos com armas e a ser indagado informou que a arma teria sido vendida para um ex-vereador, de posse dessa informação o ex-vereador foi localizado e entregou um revólver calibre 38 e 06 munições intactas.




Acidente entre dois carros mata idosa e deixa sete feridos na BR-020



Um acidente envolvendo dois carros matou uma idosa e deixou outras sete pessoas feridas na BR-020, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ambos os veículos tinham placas de São Paulo.

O acidente aconteceu no fim da tarde de sexta-feira (22), na altura do km 29. Um Hyundai Tucson, que levava quatro pessoas, bateu de frente contra uma GM S-10, que tinha cinco ocupantes. Segundo os bombeiros, testemunhas relataram que chovia forte no momento do acidente e um dos veículos invadiu a contramão de direção.

No local, os socorristas atenderam uma mulher de 70 anos, que apresentava quadro de parada cardiorrespiratória. Foram feitos os procedimentos de reanimação, mas a vítima não resistiu e morreu ainda no local.

Outras sete pessoas, com idades entre 2 e 66 anos, foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Municipal de Formosa e Unidade de Pronto Atendimento Infantil da cidade.

A reportagem tentou contato com os locais para saber sobre o estado de saúde dos feridos, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta reportagem.

Ainda segundo os bombeiros, um homem de 34 anos, que conduzia a S-10, também foi atendido logo após o acidente, mas, como não apresentava lesões, foi liberado ainda no local.

Fonte: G1

Acidente com ônibus deixa mais de 40 pessoas feridas e motorista reserva morre em Goiás



Um ônibus que saiu de Palmas, no Tocantins, com destino a Santa Maria, no Rio Grande do Sul, se envolveu em um acidente com outros dois veículos – um caminhão e uma caminhonete - na tarde de sexta-feira (22) na BR-153, em Morrinhos, no Sul do Estado.

No total, 48 pessoas ficaram feridas e o motorista reserva morreu, segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros.

Nove vítimas com estado de saúde estável foram encaminhadas para Morrinhos e outras quatro, com casos mais graves, foram levadas ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) pela concessionária Triunfo Concebra, que administra o trecho da BR-153.

Ainda não há informações do que ocasionou o acidente. A perícia deverá ser realizada neste sábado (23).

Fonte: O Popular

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Mambaí/GO alia natureza e aventura com turismo de base comunitária




No Nordeste de Goiás, divisa com a Bahia e pertinho de Minas Gerais, um destino turístico, ainda desconhecido até da maioria dos goianos, desenvolve-se e distribui riqueza entre a população graças às belezas naturais e ao rígido controle de visitação dos atrativos. A natureza caprichou em diversidade e opções oferecidas aos turistas. Mambaí é guardião de alguns dos maiores tesouros naturais do estado.

São cachoeiras, lagos e cânions, além de um conjunto de cavernas. Todos os atrativos são cuidadosamente explorados pelos moradores, verdadeiros “fiscais’’ da Área de Proteção Ambiental Nascentes do Rio Vermelho. A região de Cerrado, tem o turismo de base comunitária como promessa de desenvolvimento aliado a outras atividades de menor impacto ambiental como a agricultura familiar e o extrativismo.

A cachoeira do Funil, a mais visitada de Mambaí e principal atrativo local, é fonte de renda para 17 famílias de um assentamento de reforma agrária. “É uma poupança para os assentados. Eles investem na agricultura família, gerando mais produção e riqueza para o município”, reconhece o secretário municipal de Turismo, Junior Queiroz.

O valor dos ingressos ainda é partilhado com as agências de turismo e condutores nativos que levam os visitantes pela trilha que atravessa a reserva ambiental do assentamento e passa por dentro de uma caverna até a cachoeira. No local, onde o rio Ventura despenca de uma queda de 20 metros e mergulha no interior da caverna, forma-se uma espécie de funil e, além de banho de cachoeira, é possível fazer cascading (rapel em cachoeira) e pêndulo, aumentando a adrenalina do passeio. Os turistas ficam deslumbrados com a beleza escondida na mata.

Pertinho dali, uma tirolesa risca o céu sobre o Cânion do Riacho das Dores a mais de 100  metros de altura. O turista tem a sensação de voar contemplando a natureza por um ângulo diferente. Quem busca mais aventura pode descer o penhasco de rapel ou escalar o paredão. Há quem prefira apreciar toda a beleza do cânion sem tirar os pés do chão, curtindo a paisagem do alto, em um dos mirantes na rocha.

Outra opção é fazer a trilha que leva ao interior da Lapa do Penhasco e entrar na caverna enfrentando a correnteza do riacho, outro afluente do rio Vermelho. Dentro da caverna, o espetáculo fica por conta do foco das lanternas nos espeleotemas que decoram o teto e paredes como estalactites, estalagmites, colunas e cortinas, entre outras formações decorrentes do gotejamento e infiltrações. Esses são apenas alguns dos atrativos do destino que fica a 300 km de Brasília e 500 km de Goiânia.

A cidade, com aproximadamente sete mil habitantes, já sente os efeitos positivos do turismo sustentável, uma das formas mais democráticas de distribuição de renda. Os dez meios de hospedagem entre pousadas, hotéis e camping chegam a lotar nos feriados prolongados e festividades como o dia da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, comemorado no dia 08 de dezembro.

O turismo de experiência também movimenta o comércio. Os visitantes começam o dia com um passeio pela feira onde encontram, desde produtos da roça até os extraídos do Cerrado. São doces, queijos, castanhas e frutos típicos da região. À noite é a vez dos bares e restaurantes receberem os visitantes. São pelo menos dez opções onde predominam pratos caseiros com tempero típico da cozinha goiana. Um dos ingredientes preferidos é o pequi, fruto típico do Cerrado presente no arroz, galinhada, pastas e conservas.




Fonte: Ministério do Turismo

Chapada dos Veadeiros vai receber R$ 10 milhões a partir de novas regras de compensação ambiental



O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou na quarta-feira (20) que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros vai receber R$ 10 milhões arrecadados das empresas por meio da compensação ambiental.

Os recursos serão destinados à manutenção e preservação da chapada a partir de março do próximo ano. Um incêndio atingiu o parque em outubro, consumindo 66.014 hectares de floresta.

Os recursos são oriundos de um fundo criado em dezembro por medida provisória, para o qual as empresas cujas atividades geram impacto ambiental podem destinar as verbas de compensação. O empreendedor deve pagar, no mínimo, 0,5% do valor total do investimento para recuperação da área natural. Este custo varia de acordo com o impacto e com a região explorada.

O dinheiro é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). O órgão prevê que o fundo irá beneficiar 146 unidades de conservação, com um aporte de R$ 1,4 bilhão no total. Segundo o presidente do instituto, Ricardo Soavinski, o fundo irá "destravar e agilizar" o processo de tranferência de recursos das empresas para a manutenção das áreas de proteção.

A medida provisória estende o tempo de contratação para até dois anos dos brigadistas que combatem os focos de incêndios nas áreas preservadas. A partir de decreto assinado em junho, o Parque da Chapada dos Veadeiros teve sua área ampliada em 175 mil hectares, quatro vezes seu tamanho original.

Conversão de Multas

Outra medida anunciada durante a coletiva desta quarta foi um decreto que estabelece a conversão de multas ambientais em serviços de recuperação e preservação de áreas naturais. Oito sub-bacias do Rio São Francisco receberão os serviços de recuperação de nascentes. Essas bacias representam 66,7% das águas que chegam ao São Francisco.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) espera arrecar R$ 1,2 bilhão com as multas no primeiro semestre de 2018 e R$ 4,6 bilhões na primeira fase do programa.

A empresa poderá realizar o serviço diretamente (ganhando 30% de desconto no valor da multa) ou indiretamente (60% de desconto). Se optar pela execução indireta, o Ibama ficará responsável pela realização do serviço de recuperação das áreas violadas. A Petrobras se comprometeu a converter R$ 300 milhões, este já é o valor com 60% de desconto. Hoje o Ibama tem um passivo de multas de R$ 38 bilhões.

Fonte: G1

Polícia prende homem por tráfico de drogas e desobediência, em Posse/GO



Em patrulhamento, a equipe do GPT/POSSE (Cap Borba, Sgt Elias, Sgt Ferreira e Cb Kleber Nunes) visualizou três indivíduos e na aproximação da barca um deles se evadiu em uma motocicleta.

Durante a fuga dispensou vários objetos (porções de drogas) e após percorrer alguns quarteirões perdeu o controle da motocicleta e caiu.

Durante a busca pessoal foram encontrados: porções de drogas e R$572,00 em espécie espalhado pelos bolsos de sua bermuda e constatou-se tratar de um indivíduo vulgarmente conhecido por "cara de prata".

Feita a varredura foram encontradas várias outras porções de drogas. O autor foi preso pelos crimes de tráfico de drogas e desobediência.

Fonte: GPT

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Caixa eletrônico do Bradesco é explodido em São Domingos/GO




Mais uma investida contra agência bancária foi registrada durante a madrugada desta quarta-feira (20), em São Domingos, no nordeste goiano.

Desta vez, o alvo foi à agência do Banco Bradesco, que fica localizado na região central da cidade.

Durante a ação criminosa, o vidro ao lado da porta de entrada foi destruído e um caixa eletrônico foi explodido.

Não foi divulgada a quantidade em dinheiro levada durante a ação.

Até o momento ninguém foi preso.

Caso recente

Em maio deste ano, ao menos oito bandidos, fortemente armados, explodiram e roubaram a agência do Banco do Brasil na cidade de São Domingos.

Em outubro deste ano, o alvo foi à agência do Banco do Brasil de Divinópolis de Goiás, A explosão deixou parte da agência destruída. Parte do teto desabou, portas de vidros foram quebradas e um caixa eletrônico ficou destruído.

Iaciara/GO: Ruas estão cheias de buracos





A água que cai com a chuva corre pelo asfalto em busca do solo. Encontra rachaduras nas vias que não sofrem manutenção preventiva, infiltra e tira a sustentação da massa asfáltica. E assim se formam os buracos espalhados por vias de Iaciara, no nordeste goiano.

Quase todas as regiões da cidade possuem pontos críticos. A única opção que os motoristas têm é cair nos buracos.

Os buracos nas ruas têm afetado o cotidiano e causado prejuízos para motoristas e pedestres. A situação precária do pavimento é alvo de reclamações.

É grande a quantidade de vias que necessitam de serviços urgentes.






Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...