Pular para o conteúdo principal

Oeste da Bahia amplia números de embalagens de defensivos agrícolas devolvidas.




De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), entre janeiro e setembro de 2014, a Bahia devolveu 2.817 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Este número corresponde a uma ampliação de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que reflete o compromisso dos agricultores associados da Aiba em cumprir a legislação ambiental.

A lei federal n° 9.974/2000 determina que todas as embalagens de defensivos devem ser devolvidas no prazo de até um ano, contado da data de sua compra. Na Bahia, o cumprimento desta legislação federal é tida como condicionante no processo de licenciamento ambiental, como explica a diretora de Meio Ambiente da Aiba, Alessandra Chaves. “ A legislação ambiental da Bahia se baseia na lei federal e determina que qualquer atividade que cause impacto ambiental, precisa da gestão dos resíduos sólidos. O produtor do Oeste baiano está atendo a legislação e, atualmente, devolve 95% das embalagens que são utilizadas no campo”, disse.

O processo de recolhimento tem início na propriedade rural com a separação das embalagens por capacidade de volume. Em seguida, elas passam por um processo de tríplice lavagem e depois são armazenadas atendendo as obrigações fitossanitárias. Vencida esta etapa, o produtor agenda a entrega do material na Central Campo Limpo, unidades do InpEV distribuídas por todo o país, que fazem o trabalho de gerenciamento das embalagens através da logística reversa e cuidam também da destinação final do produto.

No Oeste da Bahia existem seis unidades do sistema Campo Limpo, localizadas nos seguintes endereços:

- Barreiras – km 868 da BR 020/242, Fazenda Nova Esperança, zona rural.
Telefone: (77) 3628 4929 / (77) 3628 6590

- Roda Velha – Km 141 da BR 020, zona rural de Roda Velha.
Telefone: (77) 3628-4929 / (77) 9916-5570

- Rosário – BR 020, Fazenda Passagem Funda, zona rural de Correntina, a 10 km da Vila Rosário.
Telefone: (62) 9946-3801 / (62) 9945-7851

- Coaceral – BR 135, zona rural da Vila Coaceral. Referência: 20 km depois de Formosa do Rio Preto, virar a esquerda na BA 225 e percorrer mais 90 km.
Telefone: não tem telefone

- Panambi – BA 225, zona rural da Vila Panambi, a 200 km de Formosa do Rio Preto. Referência: fica à direita, no entroncamento de Dianópolis para Garganta.
Telefone: não tem telefone

- Campo Grande – Km 267 da BR 135, zona rural da Vila Campo Grande em São Desidério.
Telefone: não tem telefone

Fonte: Assessora de Comunicação - AIBA – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.