Pular para o conteúdo principal

MP até Você: promotores fazem atendimentos em cinco municípios do Nordeste goiano



Nos meses de abril, maio e junho, os promotores de Justiça das comarcas de Alto Paraíso, Mozarlândia, Campos Belos, Rialma e Padre Bernardo promoveram atendimentos externos ao público.

 As ações fazem parte do projeto MP até Você, que visa levar às comunidades mais distantes o atendimento ao público, fortalecendo os vínculos do Ministério Público com a sociedade local.

Nesta nova rodada de atendimentos, várias promotorias aderiram ao projeto. No último dia 8, o promotor Leandro Koiti Murata, da comarca de Rialma, realizou sete atendimentos na cidade de Santa Isabel (distante 38 quilômetros da sede). Já na comarca de Mozarlândia, o promotor Paulo Parizotto e os integrantes da promotoria se deslocaram até o povoado São José da Fazendinha, conhecido como “Recantão”, onde atualmente residem 31 famílias. O povoado pertence ao município de Araguapaz e fica a 90 quilômetros de distância da sede. No total, foram feitos cinco atendimentos e uma vistoria. A equipe também foi composta pelos servidores Rogério do Carmo Novaes, Lilian de Falchi Rodrigues e Edilene Mota.

No dia 7 de maio, os atendimentos ocorreram no Acampamento Sem-Terra Dorcelina Folador, que fica a 35 quilômetros de Alto Paraíso. Neste dia, foi atendido um total de 11 demandas e realizada uma palestra para orientação dos moradores do local, que atualmente chegam a cerca de 30 famílias, as quais estão prestes a receber a posse do imóvel rural, após a desapropriação judicial. Integraram a equipe da promotoria, além do promotor Paulo Brondi, os servidores Luiz Cláudio Gonzaga e Michele Benevides, acompanhados do advogado das famílias, Jonas Leonardo.

Na comarca de Padre Bernardo, os promotores Ariane Gonçalves e Rodrigo Cruz realizaram atendimento no dia 10 de junho, no distrito de Vendinha, a 60 quilômetros da sede. Nas ações, o MP contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Associação de Mulheres do Monte Alto, da Polícia Militar e da Polícia Civil para a divulgação do atendimento à comunidade. Foram atendidas 28 pessoas no período de cinco horas.

Por fim, na comarca de Campos Belos, os atendimentos ocorreram em uma escola localizada no distrito do Pouso Alto, a 55 quilômetros da sede da comarca, sendo atendidas 14 pessoas. Na ocasião, foram ainda realizadas palestras de orientação sobre a dengue e sobre a violência no ambiente escolar. Integraram a equipe da promotoria, além do promotor titular da comarca, Paulo Brondi, os servidores Martinho Ritter, Zoraima Aparecida de Abreu, Débora Morais e Adriane Amorim. Participaram dos trabalhos, ainda, a gerente regional de Saúde, Nádia Porton, e o presidente do Conselho Tutelar de Campos Belos, Wendel Batista.

As demandas, diversificadas, envolvem desde casos de evasão escolar a violência doméstica. Após os atendimentos, os casos são reunidos pelo promotor de Justiça, que delibera sobre as providências cabíveis em cada um, instaurando-se o procedimento adequado conforme a necessidade. Além disso, orientações gerais são repassadas ao público na ocasião dos atendimentos.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.