Pular para o conteúdo principal

MP até Você: promotores fazem atendimentos em cinco municípios do Nordeste goiano



Nos meses de abril, maio e junho, os promotores de Justiça das comarcas de Alto Paraíso, Mozarlândia, Campos Belos, Rialma e Padre Bernardo promoveram atendimentos externos ao público.

 As ações fazem parte do projeto MP até Você, que visa levar às comunidades mais distantes o atendimento ao público, fortalecendo os vínculos do Ministério Público com a sociedade local.

Nesta nova rodada de atendimentos, várias promotorias aderiram ao projeto. No último dia 8, o promotor Leandro Koiti Murata, da comarca de Rialma, realizou sete atendimentos na cidade de Santa Isabel (distante 38 quilômetros da sede). Já na comarca de Mozarlândia, o promotor Paulo Parizotto e os integrantes da promotoria se deslocaram até o povoado São José da Fazendinha, conhecido como “Recantão”, onde atualmente residem 31 famílias. O povoado pertence ao município de Araguapaz e fica a 90 quilômetros de distância da sede. No total, foram feitos cinco atendimentos e uma vistoria. A equipe também foi composta pelos servidores Rogério do Carmo Novaes, Lilian de Falchi Rodrigues e Edilene Mota.

No dia 7 de maio, os atendimentos ocorreram no Acampamento Sem-Terra Dorcelina Folador, que fica a 35 quilômetros de Alto Paraíso. Neste dia, foi atendido um total de 11 demandas e realizada uma palestra para orientação dos moradores do local, que atualmente chegam a cerca de 30 famílias, as quais estão prestes a receber a posse do imóvel rural, após a desapropriação judicial. Integraram a equipe da promotoria, além do promotor Paulo Brondi, os servidores Luiz Cláudio Gonzaga e Michele Benevides, acompanhados do advogado das famílias, Jonas Leonardo.

Na comarca de Padre Bernardo, os promotores Ariane Gonçalves e Rodrigo Cruz realizaram atendimento no dia 10 de junho, no distrito de Vendinha, a 60 quilômetros da sede. Nas ações, o MP contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Associação de Mulheres do Monte Alto, da Polícia Militar e da Polícia Civil para a divulgação do atendimento à comunidade. Foram atendidas 28 pessoas no período de cinco horas.

Por fim, na comarca de Campos Belos, os atendimentos ocorreram em uma escola localizada no distrito do Pouso Alto, a 55 quilômetros da sede da comarca, sendo atendidas 14 pessoas. Na ocasião, foram ainda realizadas palestras de orientação sobre a dengue e sobre a violência no ambiente escolar. Integraram a equipe da promotoria, além do promotor titular da comarca, Paulo Brondi, os servidores Martinho Ritter, Zoraima Aparecida de Abreu, Débora Morais e Adriane Amorim. Participaram dos trabalhos, ainda, a gerente regional de Saúde, Nádia Porton, e o presidente do Conselho Tutelar de Campos Belos, Wendel Batista.

As demandas, diversificadas, envolvem desde casos de evasão escolar a violência doméstica. Após os atendimentos, os casos são reunidos pelo promotor de Justiça, que delibera sobre as providências cabíveis em cada um, instaurando-se o procedimento adequado conforme a necessidade. Além disso, orientações gerais são repassadas ao público na ocasião dos atendimentos.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.