Pular para o conteúdo principal

Divinópolis de Goiás: Nossa origem cultural (Parte II)




Num artigo publicado aqui no Blog antes do inicio da Festa de São João fiz um relato da origem do evento. No contexto da emancipação política do município, a festa foi importante, marcando os encontros e motivando as ações futuras nesse sentido, não tem como desvincular esse evento da história do município.

Na oportunidade questionei, por que investe tão pouco nessa festa? Por que a desvalorizam tanto? E mais ainda, como foi possível a Festa se transformar em duas: a Quermesse na Igreja e as barracas do comércio ambulante? Sugerir então as ações que poderão devolver o valor que a Festa de São João possui para Divinópolis: http://www.blogantoniocarlos.com/2015/06/divinopolis-de-goias-nossa-origem.html

No evento de 2015, a Secretaria de Turismo e Cultura deu um passo importante com os shows artísticos na praça desenvolvendo um enredo “novo” dentro da Festa do Comércio ambulante. Mas a meu ver, ainda não é o ideal.

Os recursos públicos devem fomentar a cultura local. O ponto culminante seria a promoção do FESTIVAL DE QUADRILHA, não tenho dúvida que desenvolveria a dança e a formação de vários grupos de Quadrilha em todos os setores da cidade.

Nesse sentido, os recursos estariam melhores aplicados, já que os jovens se ocupariam com os ensaios e aperfeiçoamento do seu grupo de dança e não apenas consumidores dos shows e das bebidas alcoólicas.

Quantos sanfoneiros e violeiros não conseguem expor seus talentos por falta de um palco? Essa seria uma oportunidade ideal de valorização da cultura local. Contudo, isso não impede a promoção de shows com bandas do cenário nacional.

Já a Festa de São João Batista na Quermesse da Comunidade Católica precisa avançar nas adaptações seguindo a tradição da Festa. Prorrogar os dias de Quermesse não é uma boa ideia.

No subconsciente das novas gerações vai criando uma descrença quanto à periodização da Festa e consequentemente a sua importância.

Tanto faz iniciar e terminar no tempo adequado. Isso não é bom nesse sentido. As propostas de melhorias são perfeitamente possíveis de fazer. Mas para acontecer é preciso uma tomada de consciência da Comunidade, que por sua vez irão conscientizar as autoridades constituídas.

Lembrando sempre que, sem a Festa em honra ao Padroeiro São João Batista, não haverá a Festa do Comércio ambulante. Perde a Cultura e o Turismo do município.  

Por Dalvan Gomes- Professor de História. Colégio Estadual Germana Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.