Pular para o conteúdo principal

Agenda Goiás é lançada e região Nordeste do estado fica de fora




Um planejamento para os próximos dez anos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. Essa é a proposta do projeto Agenda Goiás, cuja segunda edição, Participação e Competitividade, foi lançado hoje, às 8 horas, na sede do Grupo Jaime Câmara.

Na quinta-feira, dia 25, Rio Verde vai sediar o primeiro dos dez fóruns que serão promovidos até novembro em cidades-polos regionais, proporcionando um levantamento das características e demandas locais e discussões sobre o potencial socioeconômico do Estado.

 O projeto é uma realização do POPULAR com apoio da Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás (Segplan), do governo de Goiás e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO).

O presidente do Grupo Jaime Câmara, Cristiano Roriz Câmara, avalia que o Agenda Goiás é um projeto de enorme utilidade para o Estado porque visa aumentar a nossa capacidade competitiva e, por consequência, produtiva e econômica. “Ao eleger eixos estruturais, contribui para a busca de benefícios nas áreas econômicas e sociais”, comenta.

Lembrando a primeira edição, em 2005, ele analisa que mudou o contexto. Há dez anos, diz, o País estava em franco crescimento, com ótimas perspectivas em um momento favorável do mercado internacional. “Hoje, temos um enorme desafio com a fase difícil que o Brasil atravessa.” Reavaliar as potencialidades regionais para um novo planejamento, diz ainda o presidente do GJC, contribuirá para que Goiás possa consolidar o que já fez nos últimos anos e avançar em direção a uma maior participação na economia nacional e internacional.

Em cada cidade um tema servirá de eixo, com palestra pela manhã proferida por especialista convidado. Desenvolvimento econômico é o assunto sobre o qual o jornalista George Vidor falará em Rio Verde.

À tarde, o tema entra na pauta de reuniões de trabalho coordenadas pelo POPULAR, com participação de representantes do governo, de prefeituras, entidades de classe, Ministério Público e universidades, numa abordagem interativa com os demais temas escolhidos: proteção social, gestão pública, meio ambiente, parcerias públicas e privadas, segurança, infraestrutura e logística, educação e desenvolvimento urbano.

Após cada fórum será publicado um caderno especial com todo o conteúdo debatido, o que formará, ao final do ano, uma agenda para os próximos dez anos. O resultado de tais estudos e ações deve converter-se em maiores oportunidades e qualidade de vida para a população goiana.

No lançamento do projeto estará presente o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, filósofo, professor e teórico social brasileiro. Também estão confirmadas as presenças o governador Marconi Perillo e do secretário estadual de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto.

“A Agenda Goiás é uma grande contribuição que o Grupo Jaime Câmara e o governo de Goiás, com apoio do Sebrae, oferecem às futuras gerações ao debater os temas mais estratégicos para o futuro do Estado, definindo pilares do planejamento estratégico de hoje e de amanhã”, observa o governador.

O secretário Thiago Peixoto também ressalta a importância de buscar subsídios e traçar metas. “A sociedade espera que o governo sempre dê um passo à frente. Por isso, precisamos de uma nova agenda de desenvolvimento, com um diagnóstico preciso e com metas específicas a serem alcançadas pelo Estado. O Agenda Goiás será como um raio-X de Goiás que permita o planejamento, fundamental para uma boa gestão.”

Fonte: O Popular

Nota do blog: A cidade de Formosa receberá o evento (representando a região nordeste) sendo que esta cidade fica distante do centro da região nordeste. Um evento como esse poderia ser em cidades com Campos Belos, Posse, São Domingos, Divinópolis, Alvorada e etc. Deveria haver uma integração maior dos grandes polos do estado com essa sofrida região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.