Pular para o conteúdo principal

Agenda Goiás é lançada e região Nordeste do estado fica de fora




Um planejamento para os próximos dez anos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. Essa é a proposta do projeto Agenda Goiás, cuja segunda edição, Participação e Competitividade, foi lançado hoje, às 8 horas, na sede do Grupo Jaime Câmara.

Na quinta-feira, dia 25, Rio Verde vai sediar o primeiro dos dez fóruns que serão promovidos até novembro em cidades-polos regionais, proporcionando um levantamento das características e demandas locais e discussões sobre o potencial socioeconômico do Estado.

 O projeto é uma realização do POPULAR com apoio da Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás (Segplan), do governo de Goiás e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO).

O presidente do Grupo Jaime Câmara, Cristiano Roriz Câmara, avalia que o Agenda Goiás é um projeto de enorme utilidade para o Estado porque visa aumentar a nossa capacidade competitiva e, por consequência, produtiva e econômica. “Ao eleger eixos estruturais, contribui para a busca de benefícios nas áreas econômicas e sociais”, comenta.

Lembrando a primeira edição, em 2005, ele analisa que mudou o contexto. Há dez anos, diz, o País estava em franco crescimento, com ótimas perspectivas em um momento favorável do mercado internacional. “Hoje, temos um enorme desafio com a fase difícil que o Brasil atravessa.” Reavaliar as potencialidades regionais para um novo planejamento, diz ainda o presidente do GJC, contribuirá para que Goiás possa consolidar o que já fez nos últimos anos e avançar em direção a uma maior participação na economia nacional e internacional.

Em cada cidade um tema servirá de eixo, com palestra pela manhã proferida por especialista convidado. Desenvolvimento econômico é o assunto sobre o qual o jornalista George Vidor falará em Rio Verde.

À tarde, o tema entra na pauta de reuniões de trabalho coordenadas pelo POPULAR, com participação de representantes do governo, de prefeituras, entidades de classe, Ministério Público e universidades, numa abordagem interativa com os demais temas escolhidos: proteção social, gestão pública, meio ambiente, parcerias públicas e privadas, segurança, infraestrutura e logística, educação e desenvolvimento urbano.

Após cada fórum será publicado um caderno especial com todo o conteúdo debatido, o que formará, ao final do ano, uma agenda para os próximos dez anos. O resultado de tais estudos e ações deve converter-se em maiores oportunidades e qualidade de vida para a população goiana.

No lançamento do projeto estará presente o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, filósofo, professor e teórico social brasileiro. Também estão confirmadas as presenças o governador Marconi Perillo e do secretário estadual de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto.

“A Agenda Goiás é uma grande contribuição que o Grupo Jaime Câmara e o governo de Goiás, com apoio do Sebrae, oferecem às futuras gerações ao debater os temas mais estratégicos para o futuro do Estado, definindo pilares do planejamento estratégico de hoje e de amanhã”, observa o governador.

O secretário Thiago Peixoto também ressalta a importância de buscar subsídios e traçar metas. “A sociedade espera que o governo sempre dê um passo à frente. Por isso, precisamos de uma nova agenda de desenvolvimento, com um diagnóstico preciso e com metas específicas a serem alcançadas pelo Estado. O Agenda Goiás será como um raio-X de Goiás que permita o planejamento, fundamental para uma boa gestão.”

Fonte: O Popular

Nota do blog: A cidade de Formosa receberá o evento (representando a região nordeste) sendo que esta cidade fica distante do centro da região nordeste. Um evento como esse poderia ser em cidades com Campos Belos, Posse, São Domingos, Divinópolis, Alvorada e etc. Deveria haver uma integração maior dos grandes polos do estado com essa sofrida região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.