Pular para o conteúdo principal

Novo Alegre (TO): Escolinha de Futebol já formou grandes craques, dentre eles um Campeão Brasileiro em 2012

DORGIVAL E NILTON SANTOS A ENCICLOPEDIA DO FUTEBOL

ESCOLINHA CAMPEÃ EM CAMPOS BELOS

Por Jefferson Victor,

Fundada há cerca de 20 anos, a Escolinha de Futebol Craques do Futuro, da cidade de Novo Alegre (TO), é uma referência na região e tem sido a porta de entrada para muitos jovens alcançarem o futebol profissional.

A Escolinha foi fundada pelo professor Dougival Bilio, que é graduado  em Pedagogia pela  Universidade Estadual de Goiás e fez  curso de Educação Física devido a sua grande aptidão para lidar com jovens atletas.

São poucos os recursos para manutenção da escola, porém alguns órgãos a nível municipal e estadual contribuem com a manutenção do projeto.

Para participar das atividades, a escolinha prioriza alunos da rede pública, com idade entre 10 e 18 anos e que enquadrem nas exigências do estatuto da fundação.

O jogador Lionel, da cidade de Campos Belos, passou pela escolinha e tem uma trajetória de sucesso.

Jogou em clubes da primeira divisão do futebol europeu e já foi destaque do programa Esporte Espetacular, quando marcou um golaço,  no Porto de Portugal, praticamente  do meio do campo, quando atuava  pelo time do Acadêmica.

Edson Mardem, prata da casa, já atuava no time principal do Novo Alegre aos 13 anos, ocasião  em que participou  do campeonato regional em  Campos Belos.

O atleta passou pelo Centro de Formação em Brasília, Laranja Mecânica , Araponga Esporte Clube no estado do  Paraná, além do Internacional do Rio Grande do Sul, Icasa do Ceará, Vila Nova  de Goiás e Criciúma de Santa Catarina.

Fernando, de São Domingos, também passou pela escolinha e foi aprovado em uma peneira na cidade de Alto Paraiso.

Ele começou sua trajetória no Vila Nova e hoje é jogador do Fluminense do Rio de Janeiro.

Outra grande revelação que passou pela escolinha do Novo Alegre, foi Higor Leite, primo do Kaká, jogou como juvenil do Internacional gaúcho e em 2012 foi campeão Brasileiro pelo Fluminense.

Higor passou pelo Avaí, Criciuma e retornou ao clube carioca, onde  tem permanecido á disposição do técnico nas últimas partidas do clube no Brasileirão.

Além desses, outros jogadores de renome nacional passaram pelas mãos do Dougival.

Ele tem um olho clínico para selecionar craques, faz tudo isto pelo amor ao esporte, e não visa nenhum retorno financeiro com sua atividade.

Prova disto é que não é empresário de nenhum atleta, ele diz da sua satisfação pessoal em ver jovens realizando sonhos,  e que essa é a sua maior remuneração.

Parabenizamos todos envolvidos neste projeto, e que de forma direta ou indireta têm contribuído para a formação desses jovens.

Sabemos que nem todos que sobressaem nesta modalidade alcançam o sucesso neste disputado mercado da bola, porém o mais importante neste projeto, é que as crianças aprendem desde cedo a valorização do ser humano através do esporte, evitando-se assim os caminhos  tortuosos que levam grande parcela dos jovens ao submundo das drogas.

ESCOLINHA EM LAVANDEIRA-TO

ESCOLINHA EM SÃO DOMINGOS-GO

Peneira com Paulo Isidoro em Aurora-TO 

Torneio Interestadual em Cariri-TO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.