Pular para o conteúdo principal

Novo Alegre (TO): Escolinha de Futebol já formou grandes craques, dentre eles um Campeão Brasileiro em 2012

DORGIVAL E NILTON SANTOS A ENCICLOPEDIA DO FUTEBOL

ESCOLINHA CAMPEÃ EM CAMPOS BELOS

Por Jefferson Victor,

Fundada há cerca de 20 anos, a Escolinha de Futebol Craques do Futuro, da cidade de Novo Alegre (TO), é uma referência na região e tem sido a porta de entrada para muitos jovens alcançarem o futebol profissional.

A Escolinha foi fundada pelo professor Dougival Bilio, que é graduado  em Pedagogia pela  Universidade Estadual de Goiás e fez  curso de Educação Física devido a sua grande aptidão para lidar com jovens atletas.

São poucos os recursos para manutenção da escola, porém alguns órgãos a nível municipal e estadual contribuem com a manutenção do projeto.

Para participar das atividades, a escolinha prioriza alunos da rede pública, com idade entre 10 e 18 anos e que enquadrem nas exigências do estatuto da fundação.

O jogador Lionel, da cidade de Campos Belos, passou pela escolinha e tem uma trajetória de sucesso.

Jogou em clubes da primeira divisão do futebol europeu e já foi destaque do programa Esporte Espetacular, quando marcou um golaço,  no Porto de Portugal, praticamente  do meio do campo, quando atuava  pelo time do Acadêmica.

Edson Mardem, prata da casa, já atuava no time principal do Novo Alegre aos 13 anos, ocasião  em que participou  do campeonato regional em  Campos Belos.

O atleta passou pelo Centro de Formação em Brasília, Laranja Mecânica , Araponga Esporte Clube no estado do  Paraná, além do Internacional do Rio Grande do Sul, Icasa do Ceará, Vila Nova  de Goiás e Criciúma de Santa Catarina.

Fernando, de São Domingos, também passou pela escolinha e foi aprovado em uma peneira na cidade de Alto Paraiso.

Ele começou sua trajetória no Vila Nova e hoje é jogador do Fluminense do Rio de Janeiro.

Outra grande revelação que passou pela escolinha do Novo Alegre, foi Higor Leite, primo do Kaká, jogou como juvenil do Internacional gaúcho e em 2012 foi campeão Brasileiro pelo Fluminense.

Higor passou pelo Avaí, Criciuma e retornou ao clube carioca, onde  tem permanecido á disposição do técnico nas últimas partidas do clube no Brasileirão.

Além desses, outros jogadores de renome nacional passaram pelas mãos do Dougival.

Ele tem um olho clínico para selecionar craques, faz tudo isto pelo amor ao esporte, e não visa nenhum retorno financeiro com sua atividade.

Prova disto é que não é empresário de nenhum atleta, ele diz da sua satisfação pessoal em ver jovens realizando sonhos,  e que essa é a sua maior remuneração.

Parabenizamos todos envolvidos neste projeto, e que de forma direta ou indireta têm contribuído para a formação desses jovens.

Sabemos que nem todos que sobressaem nesta modalidade alcançam o sucesso neste disputado mercado da bola, porém o mais importante neste projeto, é que as crianças aprendem desde cedo a valorização do ser humano através do esporte, evitando-se assim os caminhos  tortuosos que levam grande parcela dos jovens ao submundo das drogas.

ESCOLINHA EM LAVANDEIRA-TO

ESCOLINHA EM SÃO DOMINGOS-GO

Peneira com Paulo Isidoro em Aurora-TO 

Torneio Interestadual em Cariri-TO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.