Pular para o conteúdo principal

Conheça os lugares mais secretos da Chapada dos Veadeiros



Que cada vez mais as cachoeiras mais populares da região da Chapada dos Veadeiros estão mais disputadas, todo mundo sabe. Mas como quem procura o contato com a natureza também procura um pouco da paz interior e exterior, e muitas vezes o aglomerado de pessoas impede esse processo, selecionamos algumas cachoeiras e quedas d'água pouco concorridas e que te deixarão aproveitar mais o momento.

Para abrir a lista, a dica sem dúvida é um vale ainda pouco conhecido no local. Atualmente, o mais famoso é o Vale da Lua, que possui acesso relativamente fácil e ainda estruturas para lanchonete e banheiros, por exemplo. Poucos sabem, no entanto, que há ainda o Vale de Marte, um dos mais místicos da Chapada. Assim como o da Lua, o Vale de Marte ganhou o nome devido às formações de rochas sedimentares de tons cinza e avermelhadas, fruto da ação dos agentes exógenos ou externos de transformação do relevo, como a água, o vento e outros, durante milhares de anos.

Verdadeiro recanto de paz e tranquilidade, é possível passar um bom tempo apreciando o local sem ruídos. O Vale de Marte se localiza na Fazenda Ouro Fino, no Complexo do Prata a 65km da Cidade de Cavalcante (que fica 322 km de Brasília e a 85 km de Alto Paraíso). Para se chegar até o Complexo do Prata, primeiramente é necessário a contratação de um guia, que pode ser feito no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Cavalcante ou até mesmo no CAT da Comunidade dos Kalungas do Engenho ll (que fica no caminho).

São inúmeras as dicas de lugares pouco disputados. Mas vale lembrar que o roteiro preferido precisa ser cuidadosamente calculado, principalmente na questão de tempo. Muitas trilhas e caminhadas requerem um certo tempo, que acabam inviabilizando o resto do dia para outras visitas. Portanto, a orientação de guias e de pessoas que conhecem o local é sempre o melhor caminho.

"A chapada nos reserva lugares mágicos e inesquecíveis. A gente acaba criando roteiros de acordo com o gosto e o interesse dos visitantes. Temos todos os tipos de possibilidades, para que nosso hóspede encontre o que veio procurar nessa terra tão linda", explica a advogada Gabriela Alcoforado, proprietária da Pousada Inácia, uma das principais hospedagens da região da Chapada e responsável pela criação de passeios exclusivos.

Confira outras sugestões que começam a ser procuradas pelos turistas da região que querem fugir dos grandes grupos. Lembre-se que as distâncias são calculadas com base na região da Pousada Inácia, localizada próxima a Fazenda São Bento, em Alto Paraíso:

Cachoeira do Abismo – O acesso se dá com 23 km de asfalto, 19 km de terra, trilha com grau médio a difícil, caminhada de 4 mil metros. Fica localizada na região da Vila de São Jorge. O ingresso para manutenção do local custa 10 reais.

Cachoeira do Segredo – Também localizada em São Jorge, o caminho da cachoeira leva 23 km de asfalto, 25 km de estrada de terra, com grau relativamente difícil, 7 km de caminhada, e é destinada aos aventureiros de verdade. Também custa 10 reais.

Flor d'Ouro – 12 km de terra, trilha de grau fácil, 400 m de caminhada. Moinho gratuito. Uma queda d'água pouco conhecida e com possibilidade de banhos.

Parque Nacional – Canions - 23 km de asfalto, 14 de terra. Trilha com grau médio a difícil e 5000m de caminhada. Está em São Jorge e a entrada é gratuita.

Águas Termais – Você sabia que existe um poço com águas relativamente quente dentro da Chapada dos Veadeiros. Para se chegar no local, você precisa enfrentar 23 km de asfalto, 27 km de terra de fácil acesso, 150 m de caminhada. Fica próxima de São Jorge. A entrada custa 10 reais.

Cachoeira dos Anões – Com 22 km de asfalto saindo da Inácia e com 1 km de terra, o acesso possui ainda trilha com grau médio de dificuldade e 3 km de caminhada, no sentido Brasília. O valor cobrado é de 15 reais.

Cachoeira do Doutor e Gabi - Localizadas próximas de Alto Paraíso, as duas quedas d'água estão dentro da propriedade da pousada Inácia e são praticamente exclusivas, sem acesso do grande público. São cachoeiras com acesso rápido, a apenas 5 minutos dos chalés do hotel, que ainda oferece um serviço exclusivo de atendimento do restaurante L'Alcofa. O local é aberto tanto para hóspedes quanto para clientes do restaurante contemporâneo.

Cachoeira dos Cristais – É uma cachoeira com mais estrutura. Fica a 5 km de asfalto da Inácia, trilha de fácil acesso, 400m de caminhada. Há inclusive lanchonete e banheiros limpos no local. O custo é de 10 reais.

Objetiva Assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.