Pular para o conteúdo principal

Conheça os lugares mais secretos da Chapada dos Veadeiros



Que cada vez mais as cachoeiras mais populares da região da Chapada dos Veadeiros estão mais disputadas, todo mundo sabe. Mas como quem procura o contato com a natureza também procura um pouco da paz interior e exterior, e muitas vezes o aglomerado de pessoas impede esse processo, selecionamos algumas cachoeiras e quedas d'água pouco concorridas e que te deixarão aproveitar mais o momento.

Para abrir a lista, a dica sem dúvida é um vale ainda pouco conhecido no local. Atualmente, o mais famoso é o Vale da Lua, que possui acesso relativamente fácil e ainda estruturas para lanchonete e banheiros, por exemplo. Poucos sabem, no entanto, que há ainda o Vale de Marte, um dos mais místicos da Chapada. Assim como o da Lua, o Vale de Marte ganhou o nome devido às formações de rochas sedimentares de tons cinza e avermelhadas, fruto da ação dos agentes exógenos ou externos de transformação do relevo, como a água, o vento e outros, durante milhares de anos.

Verdadeiro recanto de paz e tranquilidade, é possível passar um bom tempo apreciando o local sem ruídos. O Vale de Marte se localiza na Fazenda Ouro Fino, no Complexo do Prata a 65km da Cidade de Cavalcante (que fica 322 km de Brasília e a 85 km de Alto Paraíso). Para se chegar até o Complexo do Prata, primeiramente é necessário a contratação de um guia, que pode ser feito no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Cavalcante ou até mesmo no CAT da Comunidade dos Kalungas do Engenho ll (que fica no caminho).

São inúmeras as dicas de lugares pouco disputados. Mas vale lembrar que o roteiro preferido precisa ser cuidadosamente calculado, principalmente na questão de tempo. Muitas trilhas e caminhadas requerem um certo tempo, que acabam inviabilizando o resto do dia para outras visitas. Portanto, a orientação de guias e de pessoas que conhecem o local é sempre o melhor caminho.

"A chapada nos reserva lugares mágicos e inesquecíveis. A gente acaba criando roteiros de acordo com o gosto e o interesse dos visitantes. Temos todos os tipos de possibilidades, para que nosso hóspede encontre o que veio procurar nessa terra tão linda", explica a advogada Gabriela Alcoforado, proprietária da Pousada Inácia, uma das principais hospedagens da região da Chapada e responsável pela criação de passeios exclusivos.

Confira outras sugestões que começam a ser procuradas pelos turistas da região que querem fugir dos grandes grupos. Lembre-se que as distâncias são calculadas com base na região da Pousada Inácia, localizada próxima a Fazenda São Bento, em Alto Paraíso:

Cachoeira do Abismo – O acesso se dá com 23 km de asfalto, 19 km de terra, trilha com grau médio a difícil, caminhada de 4 mil metros. Fica localizada na região da Vila de São Jorge. O ingresso para manutenção do local custa 10 reais.

Cachoeira do Segredo – Também localizada em São Jorge, o caminho da cachoeira leva 23 km de asfalto, 25 km de estrada de terra, com grau relativamente difícil, 7 km de caminhada, e é destinada aos aventureiros de verdade. Também custa 10 reais.

Flor d'Ouro – 12 km de terra, trilha de grau fácil, 400 m de caminhada. Moinho gratuito. Uma queda d'água pouco conhecida e com possibilidade de banhos.

Parque Nacional – Canions - 23 km de asfalto, 14 de terra. Trilha com grau médio a difícil e 5000m de caminhada. Está em São Jorge e a entrada é gratuita.

Águas Termais – Você sabia que existe um poço com águas relativamente quente dentro da Chapada dos Veadeiros. Para se chegar no local, você precisa enfrentar 23 km de asfalto, 27 km de terra de fácil acesso, 150 m de caminhada. Fica próxima de São Jorge. A entrada custa 10 reais.

Cachoeira dos Anões – Com 22 km de asfalto saindo da Inácia e com 1 km de terra, o acesso possui ainda trilha com grau médio de dificuldade e 3 km de caminhada, no sentido Brasília. O valor cobrado é de 15 reais.

Cachoeira do Doutor e Gabi - Localizadas próximas de Alto Paraíso, as duas quedas d'água estão dentro da propriedade da pousada Inácia e são praticamente exclusivas, sem acesso do grande público. São cachoeiras com acesso rápido, a apenas 5 minutos dos chalés do hotel, que ainda oferece um serviço exclusivo de atendimento do restaurante L'Alcofa. O local é aberto tanto para hóspedes quanto para clientes do restaurante contemporâneo.

Cachoeira dos Cristais – É uma cachoeira com mais estrutura. Fica a 5 km de asfalto da Inácia, trilha de fácil acesso, 400m de caminhada. Há inclusive lanchonete e banheiros limpos no local. O custo é de 10 reais.

Objetiva Assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.