Pular para o conteúdo principal

Bombeiro orienta mãe por telefone e consegue salvar bebê engasgado em Formosa/GO



A dona de casa Ana Bianca Alves Martins, de 19 anos, conseguiu salvar o filho, de 3 meses de vida, após seguir instruções repassadas por telefone por um soldado do Corpo de Bombeiros, em Formosa, cidade goiana no Entorno do Distrito Federal.

A mãe relata que ficou desesperada ao ver o bebê se engasgar com o leite, mas conseguiu salvá-lo.

A jovem disse ainda que amamentou o filho, colocou o bebê para arrotar, mas momentos depois, ele espirrou e se engasgou com o leite. A mãe contou que o filho nasceu prematuro, no sexto mês de gestação. Por isso, ficou ainda mais preocupada, se questionando se ele conseguiria se recuperar.

“Saiu um pouco [de leite] pelo nariz dele e pela boca. Vi que ele não estava respirando e entrei em desespero. Ele foi ficando roxinho e eu liguei imediatamente para os bombeiros para pedir ajuda. Graças a Deus eles conseguiram me acalmar e me instruir para eu desengasgá-lo. Foi maravilhoso o atendimento”, disse a reportagem.

A dona de casa ressalta que já havia salvado uma prima de afogamento, quando ela caiu em um balde, mas que ficou mais assustada agora com o filho.

Auxílio via telefone

O caso aconteceu na tarde de domingo (3). O soldado dos bombeiros Eliardo Vítor de Castro, que deu as instruções por telefone, contou que foi a primeira vez que fez um salvamento orientando outra pessoa de maneira remota. Ele contou que instruiu a mãe a virar o bebê de bruços e dar tapinhas leves nas costas para que ele desengasgasse.

“Ela ligou em pânico contando que o filho estava sem respirar e eu comecei a orientá-la. Enquanto isso, também acionei nossa unidade de salvamento para ir até lá, mas felizmente conseguimos resolver antes mesmo deles chegarem. Ela conseguiu manter a calma e fazer o que eu ia falando. Por eu ter criança também pensei muito no meu filho. Fiquei bastante aliviado por ela ter conseguido”, contou.

A equipe chegou ao local e avaliou o bebê, que já estava respirando normalmente e passando bem. Os bombeiros reforçaram com a mãe a manobra correta para lidar com a situação, caso ocorra novamente.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.