Pular para o conteúdo principal

Monte Alegre de Goiás registra 15% de umidade



Faltando menos de 20 dias para o fim do Inverno o que se observa é a influência de uma grande massa de ar seco sobre o interior do país.

No Brasil, os eventos mais críticos de baixa umidade do ar ocorrem com maior frequência no fim do inverno e no começo da primavera, depois de um longo período com pouca chuva e com a tendência de aquecimento do ar.

A presença do sol forte e de pouca nebulosidade no céu favorece o aumento dos raios ultravioleta e com o aquecimento no decorrer da tarde, o ar vai secando, perdendo umidade.

Por isso, em geral, os menores índices de umidade ocorrem durante a tarde.

Centro-Oeste muito quente e seco

Essa situação de baixa umidade é comum no Centro-Oeste, neste final de Inverno. Pelo menos até quarta-feira (06), a maioria das áreas da Região continua ensolarada sem condições de chuva.

Poucas e rápidas pancadas de chuva podem acontecer na divisa de Mato Grosso com Rondônia e o Amazonas.

A população começa a ter problemas com a baixa umidade do ar. À tarde desta próxima terça-feira (05) tende a ser muito seca.

Os índices de umidade do ar podem ficar abaixo de 20% em Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Palmas, São Paulo, oeste da Bahia e de Minas Gerais. Por isso, é necessário, aumentar a ingestão de líquidos e evitar exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia.

Umidade fica baixa em Cuiabá

Na tarde desta última segunda-feira, por volta das 14hs, horário de Brasília a cidade de Monte Alegre de Goiás, registrou 15% de umidade , o que caracteriza nível de alerta.

Em Goiânia, a umidade neste mesmo horário era de 18% . Os dados são do Inmet.

Além da temperatura extremamente alta a umidade tem caído muito também em Cuiabá.

Ainda segundo o órgão, às 14hs de hoje (04), horário de Brasília, a capital do Mato Grosso, registrava temperatura de 36,6°C cm umidade de 17%.

No domingo (03), o ar seco atuou forte na capital mato-grossense. Ao meio dia o termômetro marcou 38°C com umidade relativa do ar de apenas 11%, segundo o Inmet.

Porém, na tarde do último sábado (02), por volta de 13h, horário local, a umidade alcançou nível caracterizado de emergência , de acordo com dados do Cepagri/Unicamp.

Os termômetros registraram 40°C no aeroporto Marechal Rondon, onde a umidade relativa do ar era de apenas 10%.

Fonte: Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.